Postagens

Mostrando postagens de 2016

Conversando com um sectário

O diálogo com um irmão, ou irmã, que é sectário, é sempre difícil. Afinal, a sua mente foi, por longos períodos, livros, revistas, pregações, aculturamento pelos corredores da igreja e etc, a pensar que SÓ O SEU GRUPO detém a verdade e que todos os demais, estão equivocados. Estão no engano. A gente provar para eles que, na verdade, são eles que estão no engano, é trabalho pesado, não raramente com muitas rusgas e ofensas (sim, eles são duros e agressivos) e as vezes, são pessoas que utilizam pseudônimos na internet e te agridem, no mais profundo da alma. DÓI. Mas se você é um apologista POR AMOR, então, voce deve pagar o preço, ok?!. Frequentemente me vejo debatendo (e as vezes dou muita corda, para ver aonde vai o amor e conhecimento bíblico do fulano, não pensando nele, mas, nos leitores da igreja dele, que com o debate serão edificados e levados à refletir), com irmãos da CCB. Faço isso, porque amo esta igreja e nasci lá para o evangelho de Cristo. Alcancei clareza de ment

Discussões sobre o verdadeiro batismo

Alguns grupos afirmam que só eles tem o verdadeiro batismo. O fundador de uma grande denominação brasileira, Louis Francescon, teve uma revelação quando ele estava em meio aos presbiterianos: - Que não era batizado corretamente, por ser batizado por aspersão.Então, ele procurou ser logo batizado por imersão, pois, tinha lido na Bíblia: - Colossenses 2:-12   Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. E entendeu que o batismo por imersão é o único que sepulta de fato as pessoas, visto que, "enterra-a" nas águas. Então o irmão Francescon ficou pregando o "verdadeiro batismo" e rebatizando todas as pessoas, católicas e presbiterianas que conhecia. Chegando-se à igreja fundada por ele no Brasil, pessoas que já haviam sido batizadas por imersão, começaram a ser rebatizadas, pois, ali estava o "verdadeiro batismo" e esta prática, errônea, permanece até os dias de hoje, ou seja,

Na minha igreja não existem pastores. Jesus disse que ele era o BOM Pastor. Ninguém mais pode ser!.

Na minha igreja não existem pastores. Jesus disse que ele era o BOM Pastor. Ninguém mais pode ser!. Você já ouviu isso? Eu já ouvi e já falei isso muitas vezes. Até cair sobre mim o entendimento bíblico: - Paulo afirma que Deus separou alguns para Mestres, outros para Pastores.... Ora se Deus separou alguns para apascentar (veja o que ele disse à Pedro: - Apascenta as minhas ovelhas!!!!), então, na função de apascentar, estão os pastores. Mas Jesus não é o BOM Pastor?. Claro que sim. Mas, o próprio Jesus afirma que BOM é só Deus. Então, ao falar sobre este tema, ele está chamando-se de Deus, ou, demonstrando aos ouvintes que ele é Deus!. E a frase de Jesus afirma que, depois dele, não teriamos pastores?. CLARO QUE NÃO!. Bem depois deste discurso, ele pede para Pedro APASCENTAR as suas ovelhas. Mas na minha igreja, não temos pastores. Temos anciãos. Querido, ancião e presbítero é a mesma coisa. E pasme, presbítero e pastor = A MESMA COISA. Foge de gente que fica com

Na nossa igreja não temos dízimos!. Todos que cobram dízimos são ladrões!.

Irmãos, como isso é controverso e pesado. Minha igreja não pratica dízimos. Oramos, conversamos com Deus e dizemos à igreja: - Irmãos, está na hora das ofertas e como Paulo nos orientou, que cada um oferte segundo dispôs em seu coração, não por pressão, não por obrigação, mas, de acordo com o que o Espírito lhe pedir. Esta é uma prática que MUITAS igrejas têm pelo mundo. Os dízimos, estão baseados em doutrinas segundo as quais é possível PROVAR que é para devolver à Deus os 10% e existem muitas outras, que afirmam que não existe esta regra para a igreja de Cristo. E você poderá se perguntar: - Mas se a sua igreja, pastor, não prega os dízimos, porque está falando disso?. A resposta é: - Porque afirmar que quem prega os dízimos é ladrão, é demais!. Porque pessoas santas, pregam e entendem que deve ser pregado e tem muito cuidado com o uso dos recursos da igreja. Não confundamos alguns roubadores, do Reino, com TODOS.

Minha igreja não paga salários, pagar salários para pregadores é errado!.

Frequentemente usam Paulo como referencia: - Paulo disse, OUTRAS IGREJAS DESPOJEI, recebendo delas salários, para pregar-lhes de graça, o que de graça recebi. Irmãos, olha como é cego aquele que NÃO QUER VER. Que outras igrejas existiam na época de Paulo, que não as igrejas cristãs? E se ele despojou, significa que, ele RECEBIA DE OUTRAS IGREJAS, enquanto pregava para os Coríntos, sem receber deles, nada em troca (financeiramente). Com isso estou dizendo que eu recebo salários?. Não. Nunca recebi e acho que findarei minha jornada sem receber. Então porque estou escrevendo sobre isso?. Ora, porque não é porque não pratico algo, que ele torna-se errado. Não pratico, porque pedi à Deus para jamais ser pesado à igreja Dele. Todavia, temos vários irmãos, que escolhem receber salários e ficarem 24horas por dia disponíveis para a igreja. É 24x7 (todos as horas de todos os dias da semana). E não posso critica-los, pois, conforme Paulo disse: - DIGNO É OBREIRO DE SEU SALÁRIO (quando

A letra mata. Mas o Espírito vivifica!.

O que acredita nisso, termina dizendo: - Viu?. É proibido estudar a Bíblia!.    Quem afirma isso, não conhece a Bíblia. Se não conhece-a, não pode emitir opiniões respeitáveis à respeito dela. A Bíblia é cristalina quanto a definir que a LETRA QUE MATA É A LEI (de Moisés) e que o Espírito, derramado por Deus após o sacrifício da cruz, VIVIFICA. Não é tão diferente, quando você lê a Biblia?.    Para alguém que ache que a sabedoria, ou o conhecimento, não devem ser buscados, segue uma pequena lista, espero que ela lhe convença que é bom estudar a Bíblia e conhecer Deus em detalhes: - Príncipe do Egito, treinado em todas as matérias que um príncipe era treinado, inclusive técnicas de guerra, de astronomia, matemática, física e química: - MOISÉS!. Autor do Pentateuco e do Livro de Jó. O grande formador da cultura judaica. - Príncipes de Israel que foram usados por Deus: - Isaías e Daniel, dois dos profetas maiores; - Maior sábio de seu tempo: - Salomão; - Médico, historiador, físico, matem

Só aqui é que Deus manda o Pão Fresquinho direto dos Céus!

Só aqui é que Deus manda o Pão Fresquinho direto dos Céus! (ou seja, só na nossa igreja é que Deus fala). A verdade é outra: - Deus fala aonde ELE quiser e como Ele quiser. - Ele é Soberano!. - Não pode ser enquadrado em uma caixinha denominacional e não há base bíblica para esta inverdade. Quem defende isso, alega que só na igreja dele é que Deus usa o pregador de forma à mandar uma mensagem, sem esboço, e que esta mensagem é o tal pão fresquinho. Quem fala isso, primeiro, desconhece que nas igrejas pentecostais, muitos são os pregadores que utilizam-se desta técnica de improviso e cuidam que o Espírito Santos os guiará, de acordo com a necessidade das igrejas. Mas o pior disso, quem defende esta tese, alega que é PROIBIDO ESTUDAR A BÍBLIA (tema do próximo bloco). Deus sendo Soberano, poderá utilizar o pregador como quiser. Poderá utilizar aquele pregador que sobe sem um esboço e com uma mensagem previamente estudada e poderá usar aquele que subiu com o esboço. Ele é o dono da igreja,

Não é culto se não iniciar-se em O Nome do Senhor Jesus.

O culto precisa ser iniciado assim: “Em O Nome do Senhor Jesus”, senão, não é culto!.    Quando Jesus falou: - Aonde estiverem dois ou três, reunidos em MEU NOME, ali eu também estarei. Ele estava dizendo que aonde dois ou três CRISTÃOS (pequenos cristos, seguidores do Cristo) estivessem, Ele também ali estaria. Ora, qualquer reunião de cristão, é feita em O Nome do Senhor Jesus. Todos os cultos em que frequento a oração inicial é feita em O Nome do Senhor Jesus. Portanto, ELE estará sempre presente.    Existem muitos sofismas, para justificar equívocos e práticas.  Jesus está, aonde estiverem cristãos congregados. Creia nisso e se alguém discutir isso com você, fuja dele!.

Negação de doutrina básica, como a de que iremos para os céus.

Não haverá uma ida para os céus. Viveremos na própria terra.    Os animais conosco. Sentaremos ao lado dos leões, cavalgaremos neles. Coçaremos suas barbas e eles nada farão. Será um Éden novo na terra!. Esta é uma teoria muito combatida e aliás, facilmente contestada pela Bíblia. Mas existem grupos que a defendem.    A Bíblia fala de céu e de que iremos para ele sim. E há enorme controvérsia sobre céus para ou com animais (eu pessoalmente acredito que não terá animal algum lá, pois, o conceito de céu não é o conceito terreno!). Abandone quem lhe pregar outra coisa. Abandone quem usar livros, para apoiar esta ideia e lhe mostrar pontos bíblicos, lastreados no livro. Fuja disso.

Na nossa igreja você lê a Bíblia, mas, temos um livro adicional para você entender ela!.

Aqui você vai ler a Bíblia, nossa teologia é toda baseada na Bíblia, mas, toma aqui um livro adicional, que vai lhe dar apoio para você entender melhor a Bíblia. A Teologia Cristã afirma: - Todos os livros, escritos sobre a Bíblia, não são a Bíblia, são comentários sobre ela. Não devem suplanta-la. Não devem ser usados para substitui-la de forma alguma, do centro da vida cristã.    Fique com a Bíblia. Se tiver dúvida, esclareça-a na Bíblia. Não fique buscando fora dela explicações. Seitas e Heresias se formam baseadas em livros escritos, que, para seguir nelas, você tem que estar lendo-os junto com a Bíblia e contem equívocos doutrinários perigosos!. Existem várias denominações, que nasceram baseadas em "visões" e "profecias", ou "discernimentos espirituais sobre pontos obscuros", chamados especiais para que as pessoas possam olhar novamente para uma área da Bíblia, esquecida (os sábados por exemplo). Mas que no final, comprova-se que a pessoa, embora ju

A nossa denominação é a Graça de Deus!

Alguns grupos afirmam: - A Graça de Deus é a nossa religião. Somos servos da Sã Doutrina que foi dada aos santos (e os santos somos nós, é claro!) . Somos o único povo que pratica a sã doutrina! É mais um grupo exclusivista. Você, para ir aos céus, tem que pertencer ao clube dele!. A Graça de Deus é JESUS CRISTO. A Graça de Deus é a Obra que DEUS realizou na Cruz através da morte redentora de Cristo. Assim sendo, você pode afirmar: - Não é uma igreja. - Não é um grupo. - Não é do controle e poder de ninguém. Tratando-se de Graça é favor imerecido. Sendo favor, é dado gratuitamente por Deus, e é dado, à quem ELE quiser. Falar diferente disso é HERESIA!. Foge disso. Obs.: - Heresia porque é um desvirtuamento da Bíblia. É pegar a Bíblia e torce-la, para atender suas próprias necessidades e pensamentos.

Guardar sábado? Restaurar a Lei Mosaica?

Sábados (sabatistas), ou restauradores de pontos da Lei Mosaica. A Teologia Cristã, em geral, refuta esta linha de pensamento. A Lei não é para a igreja cristã. É para os judeus.    Então não pode guardar o sábado?. Pode. Mas guardar o sábado, em homenagem, como algo simbólico. Agora, guardar como obrigação e lei, não pode. Não perca tempo com quem defende a Lei para você, cristão!. Obs.: - Aqui estamos falando dos grupos mais organizados que existem. Eles possuem livros, programas de rádio e televisão e focam muito suas pregações em cima das profecias bíblicas, ou, de seus fundadores. Alguns destes fundadores, são acusados de fraudes, ou ainda, profetizaram datas e acontecimentos que simplesmente não ocorreram, ou pior ainda, estão em total contradição aos textos bíblicos!. Porém, profecias são interpretadas de jeito muito próprio, com ponderações e observações que a maioria dos historiadores e teólogos discordam. O objetivo deste discurso é exigir de você um posicion

Salvação exclusiva de uma igreja?!

É muito comum ouvir isso: - Só aqui você tem salvação. Se você não for da nossa igreja, você está no inferno! A Bíblia é clara em dizer que a Salvação vem pela Fé em Jesus Cristo!. Igrejas com esta visão, são igrejas fechadas, que coíbem o livre pensamento e a pesquisa. Não convém ficar preso a este tipo de dogma.   Obs.: - Normalmente são pessoas piedosas e respeitáveis. Mas que optaram por não ter um conhecimento bíblico pleno, por isso, erram!. Não tem como viver na igreja de Deus, sem conhecer o DEUS da igreja. Para conhece-Lo, você precisa ler e conhecer profundamente a SUA PALAVRA. Ela é quem testifica sobre Deus. Para você que está buscando a Deus sinceramente, fuja de grupos exclusivistas e fechados.

Pequena série de estudos Apologéticos

A apologética é uma área ingrata. Se você defende pontos, deverá estar pronto para entender que haverá quem os atacará. Uma área da apologética que é realmente mais segura, é quando você fecha com a maioria, ou seja, faz concessões. Vou só alinhar alguns pontos para voce entender minhas perspectivas: - Sou arminianista; - Logo, não sou calvinista, mas, admito que o calvinismo possui base bíblica, apenas discordo de como interpretam alguns pontos doutrinários, dos quais, tenho como mais acertadas as visões arminianas; - Sou pentecostal moderado, mas sou, portanto, creio que os dons manifestam-se atual e livremente, porque Deus é Soberano; - Nasci na CCB, passei anos Comunidade da Graça, pastoreei pelo LifeSign International Ministry, Igrejas Batistas Brasileiras e em igreja Pentecostal, assim criei um jeito conciliador de ver a vida e os ministérios, mas, nem por isso menos combativo, no que tange as verdades essenciais que defendo; - Ainda represento e atuo como membro do LifeSi

Falando da Graça de Deus

Este texto é para um irmão da CCB que me pediu para opinar sobre Graça. Por favor, se o conteúdo o ofende, respeito-o. Peço-lhe o mesmo respeito e carinho que dediquei-me à responde-lo. Se quiser falar comigo e me questionar, por favor, faço-o em amor e terei prazer em dar-lhe todas as respostas de que necessitar. Sobre Graça: - Para um membro da CCB, graça é a CCB; - A denominação CBB é a graça; - Quem está na CCB é que está na graça (portanto quem está fora, não está na Graça); - Quem sai da CCB, cai da graça. Enfim, o entendimento do membro da CCB é que GRAÇA E CCB são sinônimos; Na Bíblia, está bem claro, que a GRAÇA é a obra salvadora realizada por Jesus na cruz: Importante: - Para que eu e voce leiamos a mesma bíblia, vamos usar a João Ferreira de Almeida Corrigida e Fiel, ok?. Vamos ficar com o ponto mais crucial do tema GRAÇA: - TODO O LIVRO DE ROMANOS (sim, para se entender a Graça, temos que conhecer todo o livro de Romanos). O SIGNIFICADO DO TERMO GRAÇA NA BÍ

ANCIÃO DA CCB e um PASTOR preparando-se para pregar...

O cenário é: - No culto do domingo à noite, os DOIS, irão congregar em suas respectivas igrejas; - O ancião é o líder de sua igreja local; - O pastor também é líder de sua igreja local; - Neste dia, não haverá um outro ancião (ou pastor) presentes; - Ambos, muito provavelmente terão que pregar; A preparação com um de um ancião segue mais ou menos estes passos: - Tem o seu domingo normal, como qualquer outro, acorda, faz visitas, come, bebe, descansa e vai para o culto. Ele está convicto de que... NA HORA... o Espírito Santo revelará o que deverá ser falado; Obs.: - Aqui não digo que o Espírito Santo não o faça, é bem provável que em 99% das vezes, o faça mesmo, questiono apenas o método, totalmente sem base bíblica; - Com muitas boas chances, a pregação circundará exclusivamente sobre os temas: - Vitória, Promessas, Enquadramentos (doutrinários) e Bençãos (curas, libertações e etc.), que o tema comum, aliás, em outras igrejas;  E o pastor?. Qual é a preparação dele, para es

Visão sobre igreja orgânica (novo movimento)

Do Texto: "Alguns irmãos que tem iniciado e liderado igrejas orgânicas creem que toda a igreja do Senhor (todos os verdadeiros crentes em Cristo) irá um dia retornar às origens neotestamentárias da igreja (na época da grande tribulação); que todas as igrejas e denominações cristãs bíblicas que hoje são institucionalizadas um dia deixarão de existir como instituições, e se tornarão orgânicas, simples, nos lares.  Alguns deles baseiam seu entendimento nas sete cartas às igrejas do livro Apocalipse, interpretando que cada igreja ali significa uma das fases da igreja na história, e que a igreja de Filadélfia representa a penúltima etapa da igreja antes de Cristo retornar ao mundo, e que esta corresponde às igrejas nos lares" Trago minha reflexão: - Criamos conceitos, depois, saímos à procura de textos para embasa-los; - Tolice intelectualóide humana.  A igreja orgânica nasceu, sobretudo, de grupos que sentem-se desalentados da vida eclesial vigente no mundo.  Não são a resposta

A experiência do quarto de guerra

É uma doce experiência. Falar com o Criador. Saber que está sendo ouvido então, é impagável!!!. Mas as vezes, simplesmente me esqueço de passar por lá. Quando lembro, me martirizo. Do trabalho, não me esqueço. De comer, beber, dormir, assistir TV, tomar café, conversar com a minha esposa e filho, também não. Mas quantas vezes, tenho negligenciado o papo téte-a-téte com o meu Criador!. Lamentável o meu comportamento. Preciso mudar isso. Me ajude Espírito Santo!. Obs.: - Quando falo do quarto de guerra, falo de um cantinho na minha casa, usado por nós, para momentos de reflexão e comunhão especial com o Senhor. É óbvio que não estou falando de religiosidade, pois, oro e adoro o Senhor em todo o tempo. Mas, separar tempo e dedicar-me à exclusividade da oração e comunhão com Deus, é maravilhoso!.

Maravilha de ouvir, mais que falar.

Quando você fala, você está repetindo algo que já ouviu ou sabe. Mas quando OUVE, você está abrindo-se para a oportunidade de ouvir algo REALMENTE NOVO!. Frase atribuída ao Dalai Lama Mas podemos aprender ainda mais, ouvindo alguém muito importante para nós cristãos: E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Marcos 4:9 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 2:29 Vamos ouvir mais?

É mesmo necessário ter uma opinião sobre tudo?

Ah!, como eu era chato em minha juventude. Eu sabia tudo. Tinha opinião sobre tudo. Achava que TINHA que dizer sempre algo!. Tinha ânsia por parecer sábio aos meus próprios olhos e dos que me cercavam. Incrível, como, envelhecendo, amadurecendo, minha opinião importa menos. Como o ouvir, tornou-se mais importante. Aquela resposta imediata, seca, as vezes ríspida, impensada e que fazia mais estragos que curas, já não precisa mais sair. Agora, oro, por um, dois, ou mais dias e só então, me pronuncio. Não tem mais importância a minha opinião. A Bíblia, o Senhor, o Espírito Santo e quando em outros temas, os sábios daqueles temas, é que importam. E como é gostoso, não precisar ter opinião!. Basta seguir, as dos maiores sábios que já existiram e sofrer menos!.

Porque pensamos que sabemos?

Impressiona, o quanto nós somos ignorantes das verdades da vida, ou ainda, mas principalmente, das verdades bíblicas. Mas queremos afirmar nossas posições. Frequentemente ouço coisas do tipo: - Olha, não sei o que você vai dizer, mas, sobre vida eterna eu acredito assim... (e me fala algo totalmente incoerente com o cristianismo). Deveríamos saber, que independente do que pensemos, a Bíblia estabelece inegociáveis. A nossa relação com Deus, por intermédio de Cristo e com o suporte do Espírito Santo, segue preceitos. Tenho duas oportunidades aí: - Obedecer, ou Desobedecer. Não há outro caminho. Então, concluo, pois, pretendo deixar pensamento rápido sobre o tema: - Não importa o que eu pense. Pode até ser uma linda reflexão. Mas se não é o que a Bíblia diz à respeito. Não tem relevância, o meu lindo pensamento!. Obs.: - Este texto é para cristãos!.