Visão sobre igreja orgânica (novo movimento)

Do Texto: "Alguns irmãos que tem iniciado e liderado igrejas orgânicas creem que toda a igreja do Senhor (todos os verdadeiros crentes em Cristo) irá um dia retornar às origens neotestamentárias da igreja (na época da grande tribulação); que todas as igrejas e denominações cristãs bíblicas que hoje são institucionalizadas um dia deixarão de existir como instituições, e se tornarão orgânicas, simples, nos lares. 

Alguns deles baseiam seu entendimento nas sete cartas às igrejas do livro Apocalipse, interpretando que cada igreja ali significa uma das fases da igreja na história, e que a igreja de Filadélfia representa a penúltima etapa da igreja antes de Cristo retornar ao mundo, e que esta corresponde às igrejas nos lares" Trago minha reflexão: - Criamos conceitos, depois, saímos à procura de textos para embasa-los; - Tolice intelectualóide humana. 

A igreja orgânica nasceu, sobretudo, de grupos que sentem-se desalentados da vida eclesial vigente no mundo. 

Não são a resposta de Deus, mas uma estratégia humana, tal e qual, são os templos. Ambos os modelos, teem suas imperfeições (trabalho com isso há mais de 20 anos, nas casas e há 45 na elesiologia tradicional). 

Deus está neste negócio?... estará sempre que reunirem-se em O Nome de Jesus.

Mas também estará ali o homem, este sim, figurinha difícil, ególatra e hipócrita e quanto mais religioso, mais repreensível nos tornamos. 

Que ELE tenha misericórdia de todos nós, para que, estejamos fazendo a SUA vontade e não a nossa, seja nas casas, seja em um templo.

Do templo, carrego comigo alguns valores:
- Deus relutou, não quis, pediu para não ser feito, mas, pela insistencia nossa, permitiu a sua construção, uma vez tendo recebido-o como oferta dos homens, habitou nele (velho testamento); 
- A igreja neotestamentária era nas casas?. Com certeza absoluta. Mas sempre que podia, Paulo ia às sinagogas local, muitas sinagogas cristãs surgiram, e uma administração tornou-se necessária, assim foi colocado Tiago como o primeiro Bispo de Jerusalém.... 

Concluo:
- Tanto um grupo, quanto o outro, são necessários para o cristianismo. 
- Vejo a igreja orgânica, como uma preparação de guerrilha para as épocas de perseguição. 
- Que não existe aqui ainda, mas, existirá em tempos escatológicos.
- Todavia não precisamos combater as igrejas organizadas, porque entendemos a relevância da nascente igreja orgânica. 
- Ambas, cumprem seu papel na história. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão