O Vinho Novo do Reino de Deus

 

Leitura: João Capítulo 02 - 01 a 11

1.  A necessidade do vinho novo (v. 1-3)

2. A provisão do vinho novo (v. 4-8)

3. A qualidade do vinho novo (v. 9-11)


Após a leitura, ir para a seguinte aplicação:

1. A necessidade do vinho novo (v. 1-3)

• Explicar o contexto histórico e cultural da festa de casamento, que era uma ocasião de grande alegria e celebração para os judeus, e que durava cerca de uma semana;
•  O vinho era um elemento essencial nas festas, pois simbolizava a bênção, a abundância e a alegria de Deus para o seu povo.
•  O fato do vinho ter acabado na festa era um sinal de vergonha, escassez e tristeza para os noivos e seus convidados, e que isso refletia a situação espiritual de Israel naquela época, que estava sob o domínio romano e sob a religião legalista dos fariseus.
• Aplicando essa situação para a nossa realidade atual, mostrando que todos nós temos sede de algo que nos satisfaça plenamente, mas que muitas vezes buscamos essa satisfação nas coisas deste mundo, que são passageiras e insuficientes.
•  Afirmo que somente Jesus pode nos dar o vinho novo, que é a sua graça, o seu amor e a sua salvação, que nos enchem de verdadeira alegria e paz.


2. A provisão do vinho novo (v. 4-8)

•  Analisando a resposta de Jesus à sua mãe, quando ela lhe informa que o vinho acabou.
•  Esclareço que Jesus não estava sendo rude ou desrespeitoso com Maria, mas que ele estava mostrando que ele tinha uma missão divina a cumprir, e que ele agia conforme a vontade do Pai, e não conforme as expectativas humanas.
•  Enfatizo que Jesus não negou o pedido de sua mãe, mas que ele atendeu no tempo certo e do modo certo, demonstrando o seu poder e a sua soberania sobre todas as coisas.
•  Observo que Jesus usou seis talhas de pedra, que eram usadas para as purificações cerimoniais dos judeus, para transformar água em vinho.
• Explico que isso significava que Jesus estava inaugurando um novo tempo, um novo pacto, uma nova aliança entre Deus e os homens, baseada não nas obras da lei, mas na fé no Filho de Deus.
•  Aplico essa verdade para a nossa vida cristã, mostrando que Jesus é o único capaz de transformar a nossa natureza pecaminosa em uma nova criatura, cheia do Espírito Santo e da Palavra de Deus.


3. A qualidade do vinho novo (v. 9-11)

•  Nesta parte, descrevo a reação do mestre-sala ao provar o vinho feito por Jesus.
•  Ressalto que ele ficou surpreso e admirado com a qualidade do vinho, pois era muito melhor do que o vinho servido anteriormente.
•  Indico que isso revelava a superioridade do ministério de Jesus em relação ao ministério de Moisés e dos profetas, pois ele veio para cumprir a lei e os profetas, e para trazer uma revelação maior e mais completa da vontade de Deus.
•  Menciono que esse foi o primeiro sinal que Jesus realizou, e que ele manifestou a sua glória, ou seja, o seu caráter divino e santo.
•  Destaco que os discípulos creram nele, ou seja, eles reconheceram nele o Messias prometido, o Filho de Deus, o Salvador do mundo.
•  Aplico essa lição para a nossa fé cristã, mostrando que Jesus é o autor e consumador da nossa fé, e que ele nos convida a participar do seu reino, que é um reino de justiça, paz e alegria no Espírito Santo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão