Você pode mudar sua história e de suas gerações.

Joamar 09Out23

TEXTO - Livro de Rute

A história de Rute, a bisavó de David.


INTRODUÇÃO
O rei dos moabitas, havia pedido para Balaão profetizar conta Israel.
Deus interveio e orientou Balaão para que não profetizasse mal contra Israel e foi assim que ele o fez.
Todavia, Balaão era também um profeta vendido, ou seja, era daqueles que entregavam profecias, por preço fixo, por pagamento.

Diante do impedimento de Deus, mas, na ganancia por receber algo, em troca de suas profecias e conselhos, Balaão, ciente de que Deus era o elo protetor de Israel, montou um estratagema:
- Se Moab quisesse vencer Israel, deveria fazer com que Isral andasse longe da proteção de Deus;
- Para isso, ele deu duas orientações:
a) - Que os moabitas incentivassem que prostitutas deles, se infiltrassem entre os israelitas, também, que casamentos fossem feitos, entre filhas de moab e homens israelitas, e;
b) - Que essas mulheres, levassem os homens ao pecado da idolatria, seja pelo encontro sexual com prostitutas religiosas (cultos conhecidos depois como afrodite, por exemplo, existiam bem antes), ou ainda, essas mulheres, por adorarem outros deuses, introduziriam estes homens em cultos falsos, que levariam Israel a pecar, afastando-o dos caminhos de Deus.

Bom isso aconteceu. Se acompanharmos os livros de juízes, veremos que não só moabitas usaram esta artimanha, como também, os filisteus, no caso de Sansão.

É ponto inquestionável para qualquer rabino judeu, de que, o que sempre levou Israel a ser julgado, por Deus, esteja vinculado a idolatria.

Em todas as situações, havia sempre um pecado relacionado a idolatria.

Por isso, analisar Rute, moabita, que vem para Israel, após esta profecia (alguma centena de anos aliás), se torna importante.

De uma mulher moabita, se poderia esperar:
- Conduta sexual, irresponsável, irrefreada e imoral;
- Prostituição religiosa;
- Desrespeito ao Deus hebreu ou idolatria a outros deuses, especialmente, deuses ligados a sensualidade, fertilidade, etc.;

Rute, no entanto, começa a aparecer como personagem, posicionando-se com uma ética totalmente diferente:

Rute 1

15 "Olhe, sua cunhada voltou para o povo e para os deuses dela", disse Noemi a Rute. "Você deveria fazer o mesmo!"

16 Rute respondeu: "Não insista comigo para deixá-la e voltar. Aonde você for, irei; onde você viver, lá viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus, o meu Deus.

17 Onde você morrer, ali morrerei e serei sepultada. Que o Senhor me castigue severamente se eu permitir que qualquer coisa, a não ser a morte, nos separe!".   

No versículo 17, já se vê que ela ADOTOU O SENHOR, como seu DEUS. Ela escolheu seu lado.

E quando chegam à terra de Israel, sua fama, já ecoou:

Rute 2:11
"Eu sei", respondeu Boaz. "Mas também sei de tudo que você fez por sua sogra desde a morte de seu marido. Ouvi falar de como você deixou seu pai, sua mãe e sua própria terra para viver aqui no meio de desconhecidos.  

Logo em seguida, como reconhecimento por seu comportamento, Boaz lhe faz uma profecia:

Rute 2:12
"Que o Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio se refugiar, a recompense ricamente pelo que você fez." 

Mas, antes, e de novo, ele reconhece as virtudes de Rute:

Rute 3:11

"Não se preocupe com nada, minha filha. Farei o que me pediu, pois toda a cidade sabe que você é uma mulher virtuosa."

Como complemento da história de Rute, que voce deve ter ficado curioso(a), aliás, recomendo que leia todo o livro, especialmente mulheres, ele é um livro curto e de apenas 4 capítulos mas traz dentro de sí, preciosos ensinos.

Mas, indo ao complemento:

- Boaz, tinha por obrigação pela lei das famílias, de fazer o resgate de Noemi, por ser família de seu esposo;

- Resgate implicava que ele teria que comprar as terras de Noemi, por preço justo e mante-lo dentro da família e protege-la até sua morte;

- Sendo Noemi já idosa e não podendo mais ter filhos, e, seus filhos já morrido, mas, havendo ali uma viúva jovem e ainda em condições de procriar, a lei era de que ele deveria não só comprar as terras, como também....

- Deveria casar-se com a nora, Rute, bem como, ter filhos com ela e, o seu primeiro filho, deveria ser nominado como herdeiro daquelas terras recém adquiridas, para que, o nome de seus pais nem sua herança, morressem em Israel;

- Boaz aceitou a incumbência, mesmo sendo já mais idoso que Rute, viu honradez nela, em procura-lo seguindo as leis judaicas, podendo ter escolhido qualquer outro homem, inclusive mais jovem;

- E, tendo tomado-a como esposa, teve com ela um filho, chamado Obede, que é o pai de Jessé, pai do grande Rei Davi.  


PROPOSIÇÃO

Você pode mudar sua história e de suas gerações. 

É tudo posicional. Preciso lhe convencer a se posicionar corretamente.


Sentença Interrogativa

Como podemos ver, Rute tinha tudo a seu desfavor:

- Era moabita, um povo meio-irmão dos judeus, porém, que vivia em guerra com eles e estava de mudança para Israel, o povo inimigo;

- Era viúva em uma época na qual, os valores da sociedade sobre esta condição, era de abandono e violência;

- Era a cuidadora de uma idosa, sem amparo financeiro algum (Rute começa em Israel catando restos de colheitas para poder ter o que comer);


Sentença de Transição

Porém, ela era uma mulher firme em sua dignidade, honradez e propósitos.

Estava disposta a morrer, com sua sogra, indo para terra estranha, abandonando pais, irmãos, parentes, seu povo, seus deuses, sua nação, para mudar-se a uma terra estranha, aonde, não era bem-vinda.

E isso, fez toda a diferença na vida dela, e de suas gerações.

Vamos aos 3 pontos que podemos aprender com ela.


I. POSICIONE-SE CORRETAMENTE (saiba posicionar-se)

Rute sabia se vestir, sentar-se, postar-se à mesa (aliás o texto relata uma situação dessas), entendia o seu lugar na sociedade, etc.

Frequentemente, nos vemos diante de tomadas de decisão, nas quais, nossas crenças e valores, são convidados a manifestarem-se;

E é da apresentação, de nossos princípios e valores, que estão ali, permeados em nossa vida, que afloram em momentos chave, que seremos percebidos, notados, como cristãos, ou não cristãos.

Daremos, ou não, testemunho correto, se os valores de Cristo aparecerem, mais que os de nossas tradições familiares, ou até, crenças anteriores.

Temos que estar dispostos a olharmos para os exemplos bons, da bíblia, e, nos deixarmos moldar por eles. 

Mulheres como Rute, Rebeca, Lia, Débora, Maria, Salomé, Abgail, Jael, e tantas outras, citadas nas escrituras, podem nos ensinar, como portar-se de forma a agradar a Deus.

Os exemplos masculinos, também servem para este efeito, mas, hoje como a personagem de nosso estudo é uma mulher, darei apenas referências femininas, para que saibam que elas existem e são muitas!


Sentença de Transição

Como você tem se posicionado?

Se alguém lhe visse e fosse fazer uma fotografia de você, hoje, diria que é uma cristã? Diria que é um cristão?

Suas vestimentas, falam de você como cristã ou mundana?

O cantor Fernandinho, fez esta pergunta em uma pregação recente que está rodando a internet: 

- Alguém vê, por acaso, alguma moça do funk, usando roupas de assembleianas? Não? Então, porque voces, cristãs, estão usando roupas delas?

OU seja, até mesmo nossas vestimentas, podem depor contra nossa fé;

Isso vale para homens também.

Termos boa postura, nos vestirmos adequadamente.

Nos posicionarmos com sobriedade, dará bom testemunho à nosso respeito e isso, é, evidencia do cristianismo atuando em você.

Tem muita coisa que é o Espírito Santo alterando. Mas muitas delas, são posicionais. É você quem controla suas decisões.


II.APRENDA A OUVIR BONS CONSELHOS

Rute não só ouviu e seguiu religiosamente os conselhos de sua sogra Noemi, que sabia quais eram as tradições e leis, indicando por quais caminhos ela deveria seguir na sociedade israelita, como também, ela seguiu as orientações de Boaz;

Frequentemente, ouvimos conselhos. Podem vir de uma pregação, de nossos pais, dos avós, as vezes, vem de pessoas inesperadas, usadas por Deus para nos instruir;

Mas, o que fazemos com estes conselhos?

Rute, os seguiu.

Ela foi atenta aos detalhes e se preocupou em seguir exatamente como lhe foi orientado.

E você, vai ouvir conselhos, ou rebelar-se contra eles?

Na igreja sempre ouvimos conselhos.

Temos 2 processos da igreja, em que estes conselhos serão ainda mais presentes = O PG (pequeno grupo) e o DISCIPULADO. Em ambos, nos reuniremos, estudaremos a palavra e daremos ou receberemos orientações.

O que faremos com isso?

Qual é o nosso compromisso com bons conselhos? Ouvir, até achar bons, mas não praticar?

Deixe-me fazer um teste: - Houve uma pregação aqui, aconselhando-o a tirar um tempo para curtir com sua família, um descanso do seu trabalho? Quem colocou em prática? Alguém foi num McDonald's ao menos com a família? Não tinha dinheiro para o Mc. OK. Fritou uns ovos e colocou todo mundo em volta da mesa para conversar? Saiu para ir pescar? Tomou um guaraná? Ou não fez nada?

Você fez algo, com o conselho de diminuir seu tempo no Instagram, Facebook, Pinterest, Kawai, Jogos, etc... para dar um refresco à sua mente? Observou o tempo que seus filhos fazem isso?

Não?

OK. Ainda dá tempo para você ouvir bons conselhos, e pratica-los. Comece por uma coisa, que eu sei que o Espírito Santo está lhe apontando agora. Comprometa-se com isso.

Se o Espírito Santo lhe tocou que suas vestimentas precisam mudar. Mude.

Se Ele mostrou que sua postura, nos atos da vida, precisam mudar. Mude.

Se Ele mostrou que você não tem ouvido os conselhos de seus pais, avós, marido, chefe... Mude.

Se Ele mostrou que você anda muito autônomo, senhor (ou senhora) de sí e achando que é autossuficiente... olha... é hora de mudança!


Sentença de Transição

Sábios, são aqueles que, uma vez compelidos pelo Espírito Santo a mudar algo, o fazem!
Saia só do campo do pensamento e das idéias. Vá, agora, para os atos práticos!


III.POSICIONA-SE. OBEDEÇA A DEUS, DE TODO O SEU CORAÇÃO E MUDE A HISTÓRIA DAS SUAS PRÓXIMAS GERAÇÕES

Rute 1

16 Rute respondeu: "Não insista comigo para deixá-la e voltar. Aonde você for, irei; onde você viver, lá viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus, o meu Deus.

17 Onde você morrer, ali morrerei e serei sepultada. Que o Senhor me castigue severamente se eu permitir que qualquer coisa, a não ser a morte, nos separe!".   

O seu povo, será o meu povo. O seu Deus, será o meu Deus. Aonde você morrer, ali morrerei e serei sepultada. E que o Senhor me castigue, se eu... me separar de voce, a não ser pela morte!

Caberia facilmente, em um voto de casamento.
Mas ali, era uma nora, falando com uma sogra.
Sogra, com a qual, ela nem tinha mais compromissos, pois, seu marido morrera e a sogra estava indo embora de seu país.
Porém, a posição de Rute em seguir sua sogra e ser fiel aos valores que aprendera nos 10 anos em que convivera com aquela família, falaram mais alto.
Ela soube posicionar-se. Ela foi tão veemente nisso, que Noemi só pode concordar.

Ambas, ali, neste diálogo, tomaram atitudes, que mudaram suas histórias.
Eram duas viúvas desterradas, e ali, naquele momento, entraram para a história de Davi e de Israel.

A nação moabita, que era maldita, trouxe à existência o maior Rei de Israel.

Uma mulher maldita, pelas tradições, mudou seu rumo e quebrou todos os laços com o passado, ao posicionar-se.

Eu creio, e hoje profetizo, que se você responder corretamente ao desafio de posicionar-se corretamente diante de Deus, você não só mudará sua vida. Mudará a vida de gerações que virão através de você no futuro.

Gente que não te conheceu, será abençoada, pelas decisões que você tomou em vida.

Sim, falo muito em pulos geracionais e de resultados anos no futuro, de decisões do presente. Porque vivi, vivo e creio que viverei ainda muito mais;

Deus te chamou para o ministério da palavra? Posicione-se;

Deus te chamou para o ministério de ensino? Posicione-se;

Deus te chamou para ser musicista? Posicione-se;

Canto? Posicione-se;

Dar aulas para crianças? (aliás, estamos precisando). Posicione-se;

Evangelismo? Posicione-se;

Mestrado? Gosta de ensinar, dar aulas? Posicione-se;

Sonoplastia? (cuidar do som e audiovisual). Posicione-se;

Acha que nossa decoração é ruim? Posicione-se;

Manutenção da igreja? Posicione-se;

Visitas? Posicione-se;

Qual é o desafio, que está no seu coração? Posicione-se.

Se não é nada disso, mas, é ser um bom pai, um bom marido, uma boa mãe, esposa, uma boa filha ou filho, ou ainda, ser um melhor profissional... Posicione-se.

Em palavras como estas, O Espírito Santo grita em nossos ouvidos, os assuntos que ELE entende que precisamos nos posicionar-se. OUÇA-O AGORA.

Sentença de Transição

Jeremias 6:10 A quem falarei e avisarei, para que ouçam? eis que os seus ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor lhes será um opróbrio; eles não têm prazer nisso.

Que você não seja um(a) desses(as) que ouvem a palavra mas, seus ouvidos estão tão "tapados" que não possa ouvir.

Que você tenha PRAZER nas palavras que o Senhor lhe fala e mude de vida.


CONCLUSÃO

I. POSICIONE-SE CORRETAMENTE

II.APRENDA A OUVIR BONS CONSELHOS

III.POSICIONA-SE. OBEDEÇA A DEUS, DE TODO O SEU CORAÇÃO E MUDE A HISTÓRIA DAS SUAS PRÓXIMAS GERAÇÕES 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão