Introdução à Igreja Metodista Wesleyana - A herança da nossa herança

 Admitimos que nossa herança, é, por sua vez, herdeira de outras heranças.

Por exemplo:

- De Adão, a sentença de morte, pela maldição do pecado;

- De Jesus, a sentença de vida, pela salvação das consequências do pecado adâmico;

- Do metodismo histórico, herdamos nossa organização eclesiástica (nosso sistema de governo);

- Do pentecostalismo histórico, herdamos a crença que os dons são para os nossos dias e os vimos em atividade, em nosso meio, tendo vivido, como denominação algumas ondas de avivamento, sendo o principal o de sua fundação;


Mas temos heranças que merecem registros:

- Deus, Bíblia e a tradição;

- John Wesley tinha uma frase famosa: - Eu sou o homem, de um só livro (a bíblia);

- Sabemos que, nenhuma doutrina, nenhuma teologia, é livre de alguma influencia das heranças de um grupo. Nós, por exemplo, somos pentecostais, mas as influencias do modo de fé e interpretação bíblicas de John Wesley estão sempre presentes; E Ok, quanto a isso. Se suas influências, suas heranças, provém de homens que gozam da admiração e boa vontade de grandes outros teólogos e sobre os quais, não se tem conhecimento de heresias, então, sua herança é boa, orgulhe-se dela, embora, o conselho de Wesley permaneça válido = Sejamos todos, homens e mulheres, de apenas um livro! Repito = A Bíblia.

Tradição, é boa. O tradicionalismo não. Então, no pensamento wesleyano, sempre respeitaremos nossas tradições. Dando valor e respeitando aqueles que nos antecederam. Respeitamos, horamos a tradição, valorizamos a razão e percebemos a importância da experiencia, entretanto a autoridade primária será sempre a bíblia. A tradição, os credos, a confissão possuem normatividade, porém, derivada, mas a bíblia possui normatividade originária. Se o credo, a confissão, os costumes, de uma sociedade, antagonizarem com a bíblia, então, o que diz a bíblia sobre aquele assunto deve sempre prevalecer.

A herança de nossa herança.

Uma vez estabelecidos os pontos anteriores, cabe analisar, quais são nossas heranças. Nossa história não pode ser menosprezada. Até porque, o povo que não conhece sua história, tende a repetir os erros de seu passado.

Mesmo Wesley, no qual, nos espelhamos, recebeu herança e legado de crenças e costumes que o antecederam. Haviam alguns movimentos em movimento quando ele vivia, que influenciaram sua teologia, vamos ver alguns deles:

A Herança Arminiana:

- Conceitos como o livre-arbítrio (a capacidade de responder à Graça e Deus, aceitando-a, ou, recusando-a, sendo assim um ser responsável; A expiação ILIMITADA, ou seja, Cristo morreu por todos e não apenas por um grupo de eleitos; a Graça preveniente que Deus dá a todos e os capacita a aceitarem a graça salvadora se assim decidirem; a graça resistível, ou seja, a possibilidade de cair da graça, que é a apostaria (ou sequer aceita-la, após ouvi-la), vieram do arminianismo.

A Herança Anglicana:

- O metodismo teve origem como um movimento de renovação liderado pelo Reverendo Anglicano John Wesley. Ou seja, Wesley, que era notável por sua disciplina pessoal e métodos. O metodismo cresce com pessoas que não seguiam o anglicanismo (especialmente nos EUA, visto que a igreja anglicana é embaixo do império inglês), o que, aliás obrigou Wesley a adaptar os artigos aqueles que eram restritos ao vínculo com o império inglês. E quando se formou a Igreja Metodista Episcopal Americana, da qual somos descendentes, foram escolhidos 25 dos 39 artigos de fé, do anglicanismo, os quais, são usados pelos metodistas até hoje.

Só vou lista-los rapidamente, pois, não dá para falarmos exaustivamente de nenhum hoje:

1 - Da fé na Trindade;

2 - Do Verbo, ou Filho de Deus que se fez homem/carne;

3 - Da ressurreição de Cristo;

4 - Do Espírito Santo;

5 - Da suficiência das Santas Escrituras para a salvação;

6 - Do Antigo Testamento;

7 - Do Pecado Original;

8 - Do livre-arbítrio;

9 - Da justificação do homem;

10 - Das boas obras;

11 - Das obras de superrogação (contrária a doutrina de que, alguém tendo morrido em vida pecaminosa, eu, vivo possa fazer algo em benefício dele, em um purgatório ou na vida póstuma);

12 - Do pecado depois da justificação;

13 - Da igreja;

14 - Do purgatório (contrária assim como o ponto da superrogação);

15 - Do falar em língua estranha (latim) quando se dirigindo ao povo, no culto (contrários);

16 - Dos sacramentos: Confirmação (similar a crisma), Penitência (sempre alerta aos pecados e buscando perdão e livramento deles), Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos enfermos.

17 - Do batismo;

18 - Da Ceia do Senhor; Não a chamamos de Santa Ceia, pois, não cremos na Transubstanciação (mudança do pão e do vinho, assim que oramos, para CORPO e SANGUE), mas, cremos que é Consubstanciação (em memória, como se fosse) e o que recebemos ali, naquele dia, pelo ato, é em Espírito e Fé;

19 - De ambas as espécies (leigos e não leigos poderem participar da Ceia);

20 - Da oblação única de Cristo sobre a Cruz (oferta única e suficiente);

21 - Do casamento dos ministros;

22 - Dos ritos e cerimonias da Igreja;

23 - Dos deveres civis dos cristãos;

24 - Dos bens dos cristãos;

25 - Do juramento dos cristãos;


Mas, temos mais heranças:


Herança pietista:

1 Pequenos grupos

2 Sacerdócio universal 

3 Experimentar o cristianismo como ato de fé

4 Resolver controvérsias em amor

5 Formação teológica 

6 Púlpito servir de inspiração e ñ de discussão teológica 


Herança moraviana 

Crentes de fé e que possuíam um coração abrasado. Total e radicalmente dedicados ao evangelho e ao seu modo de vida, que impactou Wesley. Este conceito do coração abrasado, permeou todo o ministério final de Wesley e está espelhado em nosso logotipo. O coração abrasado é a marca principal dos Wesleyanos.

Herança puritana

Um herança bem específica destes grupos, foram os pequenos grupos, os quais, Wesley usou e adaptou por todo o seu ministério. Sendo que, Wesley é reconhecido por ser um dos pais do movimento dos pequenos grupos, que ressurgiu no século XX, mas, já era praticado por ele em 1.747;

Herança reformada

Não caberá neste pequeno artigo um tratado sobre a reforma.

Mas, os pontos: - Sola Scriptura; Sola Fide, Sola Grátia, Solus Christus; e Soli Deo Glória;

Só as escrituras. Só a fé. Só pela graça. Só por Cristo e só à Deus toda a Glória. 

São os pilares das igrejas reformadas e também, da metodista wesleyana.

Conclusão:
- Somos metodistas, wesleyanos (no contexto de que seguimos o conjunto doutrinário que este fundador também cria), e de experiência pentecostal. Experiência esta que ele também teve;

- Entendemos que devemos, assim como Wesley, e queremos, assim como experimentaram os fundadores da IMW, experimentar e sermos sedentos por novos avivamentos; Nosso coração estará sempre abrasados e esperançosos de que Deus fará um mover especial com esta geração;

- Recebemos a herança do avivamento que John Wesley viveu, entendo que o avivamento regata o devido valor e lugar do Espírito Santo na igreja e ele atua, hoje, como atuava em Atos, atuou na vida de Wesley e atuará também em nossas vidas;

- Do pietismo, queremos expor e propor ao mundo uma vida de santidade e demonstrar que é possível viver em santidade, em meio ao caos da sociedade e em qualquer época;

- Deste mesmo pietismo, somos sempre lembrados que não devemos idolatrar homem algum, portanto, mesmo Wesley a quem admiramos, é apenas um homem, com erros e acertos e indigno de qualquer veneração ou adoração;

- E cremos em um Deus presente, não um que criou e formou a bíblia e depois, silenciou-se. Ao contrário, Ele age, atua vivamente, intervindo e comunicando-se com o Seu povo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão