Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

joamar 15set24

Sermão Expositivo: "Ele Veio Libertar os Cativos"
Texto Base: Isaías 61:1-3 e Lucas 4:18-19

Isaías 61:1-3

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.

Lucas 4:18-19

18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,

19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.



Introdução:
A Bíblia nos revela que Jesus veio ao mundo com uma missão clara e poderosa:
- Ele veio libertar os cativos.

Essa verdade é central no ministério de Cristo e é anunciada tanto pelo profeta Isaías quanto pelo próprio Jesus em Lucas.


Hoje, vamos explorar essa afirmação de três maneiras:
- Quem são os cativos?;
- Como Ele nos liberta?, e;
- Qual é o propósito dessa libertação?.

Aqui cabe uma poderosa ressalva:
- Se você, mesmo crente, redimido, com sua vida já entregue ao Senhor, não se sente totalmente liberto, há que se repensar a sua conversão, os passos que tem dado desde ela e que pretende dar após ela.
- Pois, se Cristo nos liberta, precisamos não só crer nele, como também, vivenciar esta libertação e viver em liberdade.
- Como? Reinando sobre o pecado.
- Ou seja, não sendo dominado por ele, mas, tendo poder (capacitado pelo Espírito Santo) para não governar (no sentido de que não está submisso), sobre o pecado.

- Governar, neste caso, é simplesmente isso: - O pecado não me domina. Eu, por meio de Jesus e com a ajuda do Espírito Santo, já não vivo mais em pecado!

Quero lhe ajudar a compreender estas verdades e assenhorar-se delas.



1. Quem São os Cativos?

Texto: Romanos 6:16-18

16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

Os cativos mencionados na Escritura não são apenas aqueles que estão fisicamente aprisionados, mas todos que estão presos espiritualmente. A prisão pode assumir muitas formas. Pensemos em ao menos 03 delas:

  • Prisão do Pecado: Romanos 6:16 fala que somos servos daquilo a que nos entregamos. Aqueles que estão entregues ao pecado estão cativos da culpa, da vergonha e da separação de Deus.
    Romanos 6:16 diz: "Vocês não sabem que se tornam escravos daquilo a que escolhem obedecer? Podem ser escravos do pecado, que conduz à morte, ou podem escolher obedecer a Deus, que conduz à vida de justiça"

  • Prisão do Medo e da Ansiedade: Hebreus 2:14-15 nos lembra que muitos vivem com medo da morte e do desconhecido, presos pela incerteza do futuro.
    Hebreus 2:14-15 diz que Jesus se tornou igual aos homens, participando da natureza humana, para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo e libertar aqueles que estavam escravizados pelo medo da morte.

  • Prisão da Opressão Espiritual: Efésios 6:12 descreve que nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra as forças espirituais malignas. Muitos estão sob opressão, sem perceber a batalha espiritual que acontece ao seu redor.
    Efésios 6:12 diz: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste mundo, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais".

Todos nós, de alguma forma, estávamos cativos (ênfase no pretérito - passado - perfeito).

Mas a boa notícia é que Jesus veio para libertar.



2. Como Ele Nos Liberta?

Texto: João 8:36
36Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.

Jesus nos liberta de várias formas:

  • Libertação pelo Perdão: Em Mateus 26:28, Jesus explica que Seu sangue seria derramado para o perdão dos pecados. O pecado nos mantinha cativos, mas o sacrifício de Cristo nos liberta da culpa e da condenação.
    Mateus 26:28 diz: "porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo"

  • Libertação pela Verdade: João 8:32 nos diz que conheceremos a verdade, e a verdade nos libertará. Quando somos confrontados com a verdade de Deus, nossas mentiras e ilusões caem por terra, e somos libertos para viver a verdadeira liberdade em Cristo.
    João 8:32 diz: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".

  • Libertação pelo Espírito Santo: 2 Coríntios 3:17 declara que onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. Quando somos habitados pelo Espírito Santo, experimentamos a verdadeira libertação do poder do pecado e da escravidão espiritual.
    2 Coríntios 3:17 diz: "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade".


3. Qual é o propósito dessa libertação?

Texto: Gálatas 5:1
Gálatas 5:1 diz: "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão".

A libertação que Jesus nos concede não é apenas para nossa própria liberdade, mas para nos dar um propósito maior:

  • Liberdade para Servir: Em 1 Pedro 2:16, somos exortados a usar nossa liberdade para servir uns aos outros. Fomos libertos do egoísmo e chamados a amar e servir como Cristo.
    1 Pedro 2:16 diz: "Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus".

  • Liberdade para Adorar: João 4:23-24 fala sobre os adoradores que Deus procura, aqueles que O adoram em espírito e em verdade. A verdadeira adoração só é possível quando somos libertos da escravidão espiritual.
    João 4:23-24 diz:

    23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

    24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

  • Liberdade para Testemunhar: Em Atos 1:8, vemos que, após a vinda do Espírito Santo, os discípulos foram capacitados a serem testemunhas de Cristo. Nossa liberdade nos capacita a proclamar a mensagem de libertação a outros que ainda estão cativos.
    Atos 1:8 diz: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra".


Conclusão:

Jesus veio ao mundo com uma missão clara: libertar os cativos. A prisão do pecado, do medo e da opressão espiritual já não precisa mais definir nossa vida. Em Cristo, encontramos verdadeira liberdade. Que possamos viver essa liberdade plenamente, entendendo que fomos libertos com um propósito: para servir, adorar e testemunhar o poder transformador do nosso Salvador.


Apelo:

Se você ainda sente que há áreas de sua vida onde está preso, hoje é o dia de entregar tudo a Jesus.
Ele é Aquele que veio para libertar os cativos.
Deixe Ele quebrar suas correntes e te dar uma nova vida em liberdade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão