Uma vida com metas (Marcos 2 - Os quatro amigos do aleijado)

Refletindo sobre o que é MISSÃO (fator importante para entendimento da reflexão proposta):

missão
1. Acto.Ato.Ato de enviar ou de ser enviado.
2. Encargo, incumbência, desempenho de um dever.

 

Marcos 2

1 E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.
Observação: - Talvez poucos de nós tenhamos conhecimento de uma provável residência de Cristo, em Cafarnaum. Mas, o texto claramente afirma que ele tinha uma casa e que ela era em Cafarnaum.

2 E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.
Como deveria ser uma casa nesta época?
- Era uma casa de um cômodo apenas (não estamos falando de casas de ricos);
- Não havia banheiro;
- Cozinhava-se no chão batido;
- Havia uma cisterna (para guardar água), muito provavelmente um pote (como ainda é usado até os dias de hoje no Norte e Nordeste brasileiros);
- Os bancos eram de madeira muito rústica, quando haviam, pois era comum sentar-se no chão, em pequenas banquetas, mas, se tinham bancos, eles normalmente eram troncos rústicos de madeira.
- As camas eram esteiras de palha, dispostas diretamente no chão, e ao fim da noite, enroladas;
- Para dormir, a família inteira era colocada à partir da porta. O Pai, ficava ao fundo, mas, com um corredor para que pudesse rapidamente ir a frente;

O TELHADO (especialmente para esta reflexão, convém saber como era):
- Normalmente, na época de Cristo, os telhados hebreus eram feitos de barro e palha, com madeiras;
-  Ou seja, era algo parecido com o que chamamos de estuque;
- Esta laje permitia acesso a parte de cima do telhado, bem como, era forte o suficiente para resistir às chuvas;
- Algumas casas usavam palha também em cima para evitar a umidade em dias chuva, mas, basicamente, todas tinham a mesma estrutura;
- Janelas, são um eufemismo que as vezes podemos utilizar em pregações, mas, o mais provável é que as casas sequer as tinham. Pois eram ambientes muito pequenos e nos centros urbanos, uma casa do lado da outra, inibia janelas.

3 E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
Aqui está o início de nossa mensagem:
Eram quatro pessoas.
Havia uma missão: - Levar o paralítico até Jesus.
Haviam obstáculos:
01 – A multidão;
02 – Não havia como chegar a porta;
03 – Se existisse janela, era uma só, que dava para a banda da rua e estava lotada;
04 – Restava-nos:
a) Desistir;
b) Culpar uns aos outros;
c) Um só desistir;
d) Encorajar-se mutuamente e seguir;

E foi o que fizeram aqueles homens.
O que nós faremos? (reflita como se fosse você) - Deus lhe deu uma missão. Deus lhe confiou uma tarefa. Voce, mesmo à revelia da vontade de Deus, já se propôs a esta tarefa. Agora, você a tem em mãos. O que fará?. Qual será seu comportamento?.

 Irmãos: - Diante de crises, como nos comportamos?. Se estamos em uma situação crítica, como um problema no trabalho, no transito, na família, o que fazemos?. O que é correto ser feito?.

Para aquele que não tem compromissos com Deus, é fácil agir como o descrente de outrora. Frases como:

- Eu sou assim mesmo, vão ter que me engolir;
- Se quiser viver comigo, vai ter que me aceitar assim;
- Eu mando, quem tiver juízo, me obedeça!;
- Ah!, eu não consigo, quando vejo, já explodi!;


Enfim, todas estas “reações”, são puramente humanas. São do homem, desprovido de Deus e que embora assim o proclamem, não são DE FATO (ou de verdade), morada do Espirito Santo.

 Veja aqui o que diz o dicionário sobre submissão:

submissão
1. Acto.Ato.Ato ou efeito de submeter ou de se submeter. = SUBMETIMENTO
2. Obediência.
3. Sujeição.
4. Humildade.

submetimento
Ato ou efeito de submeter ou de se submeter. = SUBMISSÃO

submeter
|ê|
1. Pôr debaixo de.
2. Tornar dependente.
3. Sujeitar; obrigar; subjugar(se);
4. Fazer submissão.
5. Humilhar-se.

Agora, vejamos como se comportaram estes homens: 

4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
Veja que eles mantiveram o FOCO.
O alvo era: Levar o paralítico até Jesus.
O teto era de barro seco, compacto.
Eles tiveram que retirar antes a palha.
Em seguida, fazer um buraco.
Com certeza não tinham as ferramentas adequadas. Ninguém saiu de casa, com o aleijado, pensando em fazer buracos em tetos, concordemos!.
Mas, o obstáculo tinha que ser ultrapassado.

 Irmãos.
Estando você em naquele teto (imagine-se em cima da casa e embaixo, está Jesus). Você agora tem que fazer um buraco.
O que você tem que fazer, primeiro fisicamente?. AJOELHAR-SE, não é?. Jesus está lá embaixo. O alvo é chegar até ele. A única maneira que se apresentou, qual foi?. Ajoelhar-se e cavar.

Dobre o seu coração, meu irmão. Submeta-o a humilhação. Submeta seu ego a ação do Espírito Santo. Deixa Deus indicar os caminhos. Deixa que DEUS cuidará dos seus. Pare de controlar. Pare de tentar com as suas ferramentas. Pare de tentar resolver com o seu ego, com a sua eloqüência, com o seu conhecimento!. No máximo, o que você fará será cometer mais e novos erros.

Lhe digo, em Cristo, hoje!. Agora!.
Confie que Jesus cuidará dos seus.
Confie que Jesus irá enviar anjos.
Confie que se, mesmo que aparentemente você tenha fracassado, DEUS IRÁ LHE MOSTRAR O CONTRÁRIO, como presente, como dádiva, como reciprocidade por UMA VIDA ENTREGADA AO ALTAR!.

 É de joelhos que virão suas vitórias.
É de joelho que Deus irá lhe atender.
É de joelhos, com humildade e submissão a sua missão, que você encontrará Jesus!.


É de JOELHOS que você mudará sua família.
É de joelhos que as dificuldades sumirão.
É de joelhos que você será exaltado.
É de joelhos que você irá chamar a atenção de Jesus!!!!.

Temos que falar, dos religiosos.

Infelizmente, não estavam ali para ouvir a Jesus de verdade. Não estavam ali para submeterem-se. Estavam ali, meus queridos, para JULGAR. Para analisar. Para impor sua própria visão. Em sua perspectiva, aqueles malucos que estavam causando transtornos:

a)      – Subir no teto, chamou a atenção dos ouvintes é claro;

b)      – Afastar as palhas, gerou ruídos;

c)      – Bater em cima de um telhado de barro seco, com certeza derrubou farelos e poeira na cabeça deles e do próprio Jesus.

Qual o comportamento religioso?:
- Criticar, murmurar, resmungar.

Imagino que algum deles tenha dito:
- Estes são loucos e irresponsáveis. Veja a casa de Jesus, está destruída!. Quanta poeira?. E isso tudo, só pra trazer um aleijado?. Não poderiam esperar?. Não dava para deixar para outra vez?. E minhas roupas. Agora estão sujas!!!!.

Agora, imaginemos Jesus, embaixo daquilo tudo, sentado, rodeado por pessoas, em um calor desértico e consciente de que aquelas pessoas não estavam poupando esforços, não estavam pensando no quanto custou a eles ou aos demais ali presentes o que estavam fazendo. Sabia Jesus que eles estavam de olhos fixos na missão.

A missão era?: - Levar o paralítico a Jesus.
Qual era mesmo a missão?: - LEVAR O PARALÍTICO ATÉ JESUS!!!.

5 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.

Olhe os resultados meus irmãos!. Vejam que Jesus não viu ali a fé do paralítico. O texto fala da fé dos 4. E ele PERDOA os pecados. O primeiro alvo deles, era a cura. Mas Jesus, como sempre está um passo adiante, de nós, deu-lhe o perdão dos pecados.

Irmão: - JESUS não está a seu serviço. Jesus, não está aqui para atender as suas vontades. Ele tem conhecimento mais amplo, irrestrito e atemporal, do que irá lhe acontecer.

Por vezes você pede PÃO e recebe TRABALHO. E acha que Deus errou ou não está lhe ouvindo. Mas, lhe afirmo, está ouvindo e está reagindo a sua fé (a fé move a mão de Deus), porém, em sua diminuta inteligência (como aliás também o é a minha), você está entendendo que o lhe veio a mão para fazer não é a resposta de suas orações.

Mas DEUS, hoje, te confirma isso: ASSIM O É!. Esta é a vontade de Deus. Faça aquilo que lhe foi colocado a mão, com diligência e você encontrará TODAS as respostas que pensava não estarem sendo atendidas. Mas, o caminho para chegar até elas, creia, é HOJE, executar aquilo que lhe foi determinado fazer!.


Jesus, não fez nada, pela fé do paralítico. Salvou-o, mas, pela fé dos 4. Nós podemos então, concluir que, se cumprirmos com a NOSSA MISSÃO, iremos levar muitos a salvação, à cura. Mas sobretudo, seremos respondidos em nossas ações de fé! (Glórias a Deus). Então, façamos. Agora, rapidamente, de imediato, aquilo que Deus nos confiou!.

6 E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:

7 Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?
Primeiro os religiosos, impunham sua maneira de pensar aos operários da Obra do Senhor. Agora, estavam a questionar o próprio Deus. Deus, ou no caso o Cristo, não poderia agir assim, teria que agir de outra forma. Era necessário um padrão. Existia um código a ser seguido. Afinal, a lei estava escrita. Os profetas e Moisés (o maior deles) havia determinado um padrão. Quem é este louvo para achar que pode perdoar pecados?.

8 E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?

9 Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?

10 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),

11 A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.

12 E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.

Glórias ao Altíssimo Deus de Israel. Glórias, ao seu filho, Jesus Cristo, o qual, pelo Espírito Santo, hoje nos revela e reforça que ELE tem poder para PERDOAR PECADOS, mas, também, para CURAR, PERDOAR, LIBERTAR e DAR FORÇAS PARA ALGUÉM, ANTES MORIMBUNDO... um imprestável para a sociedade.... CARREGAR SEU PRÓPRIO LEITO (ou seja, sustentar-se, por si e não mais depender dos outros para locomover-se, alimentar-se e sobretudo SERVIR A DEUS).

Quanto aos 04?. Entraram para a história, apenas como os 4... sem nomes, sem rostos, sem outros registros de origem ou destino. Mas uma coisa é certa: - NÓS OS VEREMOS NOS CÉUS. Foi por causa da fé deles, que tudo aconteceu. A missão foi cumprida. O objetivo estava realizado. As recompensas?: - Viram o paralítico andar. Viram Jesus pessoalmente. Houve reconhecimento DELE, quanto a sua fé. E cremos, profeticamente, que estarão nos céus, pois a Salvação vem pela FÉ!. Que eles tinham ao ponto de submeterem-se a MISSÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão