Não se turbe o vosso coração!

 Irmãos

No capítulo 14 de João, Jesus faz um preambulo dizendo: (no versículo 01) - Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, crede também em mim.

Por vezes palavras estranhas ao nosso vocabulário cotidiano não nos permitem ter uma idéia correta da mensagem. Portanto, vamos ao dicionário:
A palavra TURBE, bem do verbo TURBAR, que quer dizer:

v. tr.

1. Tornar turvo (obscurecer).

2. Escurecer.

3. Agitar, perturbar, desassossegar.

4. Embriagar.

v. intr. e pron.

v. intr. e pron.
5. Tornar-se turvo; atrapalhar-se; titubear.

A PALAVRA do Senhor hoje, tem a ver com isso:
- Estamos nós (eu e você) titubeando?;
- Tornou-se nossa visão, turva ou obscurecida?;
- Ainda lembramo-nos de nossa missão?;
- Ou, os cuidados do dia-a-dia e o desassossego de nossas almas, nos levaram a nos atrapalharmos em nossas decisões e ações?;
- Estamos agindo nós, como servos de Deus, guiados pelo Espírito Santo?. Ou, nosso coração (enganoso como o é:
Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? )

Romanos 5
01 - Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
02 - Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
03 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
04 - E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
05 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

João 14 (de 15 a 29)
15 - Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 - O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 - Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 - Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 - Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 - Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
24 - Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
25 - Tenho-vos dito isto, estando convosco.
26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28 - Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
29 - Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

Podemos concluir, pela simples leitura destes dois textos: - Romanos 5 e João 14, que o que nos distinguirá dos demais seres humanos, é sermos o receptáculo, uma habitação do Espírito Santo de Deus.
A tradição afirma que este Espírito Santo é um ser que nos guia, porém, não há manifestação metafísica (ou sobrenatural) de nenhum modo.
Dou-lhes um exemplo (contar a história da Tia Preta e das assombrações).
Entretanto, nós, somos pentecostais e como tais, entendemos que estando o Espírito Santo habitando em nós, se O deixarmos livre, ELE nos comandará. Nossas decisões já não mais serão pelo EGO. Nossos traumas, nossas inseguranças, nossas incertezas, nem a luta, nem o sofrimento, decidirão por nós. Nossas decisões são pautadas pelo Espírito Santo.

Te convido então, hoje, a fazer comigo duas orações dentro deste aspecto:
01 – Pedindo perdão ao Espírito Santo de Deus, por lhe tolher as ações, reconhecendo que somos homens, criados para a ação, mas que, abrimos mão de nosso ego, abrimos mão desta altivez;
02 – Dando ao Espírito Santo total autoridade sobre nossas vidas.

Irmãos, dentro desta nova visão, agora, com o Espírito Santo dirigindo-nos em tudo. Recomendo-lhes que OREM durante toda esta semana, a respeito de nossa igreja, pelos necessitados desta região, por estratégias para atingirmos estas pessoas, para que o Senhor nos envie aqueles que Ele deseja que cuidemos. Incluamos, nesta oração, nossos pedidos de oração expostos na entrada da igreja, igualmente, que inauguremos o outro lado da igreja antes do Pastor Marco voltar com sua família (em dezembro) e que possamos receber as pessoas com ainda mais conforto.

Irmãos, em especial, eu oro, para que nenhum de nós desista do trabalho, diante das circunstâncias. Lutas virão. Trabalho, tem muito. Desafios, aos montes. Erros, serão cometidos. Acertos também. Mas que tenhamos visão de REINO em tudo. Se o Espírito Santo nos guiar, saberemos o que fazer e quando virmos alguém no erro, saberemos chegar neste irmão com carinho e respeito, orientando-o sobre o melhor caminho a seguir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão