Mudar de denominação!

Para alguém que tenha sido "mono-denominacional" (me explico abaixo), a mudança de uma igreja para outra, de outro bairro, cidade, estado, já é algo traumático, pois, voce está saindo de um grupo conhecido, em rumo ao novo. 

Mas, quem muda de DENOMINAÇÃO... a situação já é mais difícil.

Falei acima do mono-denominacional e me explico. Denominamos esta pessoa como alguém que nunca foi de uma denominação diferente daquela em que ele se converteu. Alguns julgam isso correto à ser feito. Mas, quem já transicionou entre uma denominação e outra, como eu, ganha uma liberdade de raciocínio, que vale a pena.

Insisto no tema mono-denominacional, pois, se voce fica na mesma denominação em que foi chamado, porque acredita que SÓ ELA É A CERTA e que SÓ SE VOCÊ FOR DESTA IGREJA, é que será salvo(a). Então voce tem problemas e PRECISA URGENTEMENTE SE CONVERTER À CRISTO!

Peraí, se converter à Cristo? Como assim?

- Pois é, se voce acha que é denominação que salva ou que leva voce aos céus. Você ainda não se converteu à Cristo, mas, à uma denominação.

Igreja nenhuma, nem mesmo a Católica Apostólica Romana, que se auto denomina a única igreja verdadeira, tem o poder de salvar ninguém. Quem salva-nos é CRISTO!

Portanto, se sua denominação prega isso. Que ela é quem salva e só nela voce verá à Deus. Já é motivo suficiente para voce sair correndo dela!.

Mas, às vezes, a motivação para sairmos de uma denominação é variada. 
Nasci em uma igreja chamada Congregação Cristã no Brasil. Aos 20 anos conheci minha esposa e ela era da Batista. Mas a conheci embaixo de uma Palavra que tenho convicção foi de Deus. Dada ao irmão ancião Martins (do Engenheiro Goulart em São Paulo). Então, eu não tinha dúvidas de que ela seria minha esposa.

Todavia, minha esposa, tinha traumas na relação com pessoas da CCB e me propôs eu ir para a Igreja Batista com ela. E assim o fiz por um tempo. Congregávamos 1 culto na CCB e outro na Batista da Penha (SP). Claro que isso não daria certo e então começamos a orar juntos e ela me disse: - Olha eu vou com você para outra igreja. Assim, você abre mão da CCB e eu da Batista. Que tal Assembléia de Deus?

Como eu nasci na CCB, sair de lá (um local que pregava que lá era a Graça e que sair de lá, era pecado e portanto não iria mais para os céus) era algo impensável.

Deus tinha outros planos. Um dia, congregando na Penha, o irmão Luis Sanches (ancião e na época presidente da CCB), salvo erro de melhor memória o ano era 1993 (outubro), ele fez uma pregação maravilhosa e eu saindo do culto, ouvi do Espírito Santo: - Volta lá e fala com ele.

Voltei e expus para o irmão Luis Sanches o que minha esposa tinha proposta e que estávamos pensando em ir para as Assembléias de Deus. Ele sorriu, todo amoroso. Disse que eu poderia ir tranquilamente e que estaria salvo e etc. Aquilo para mim, foi libertador e ouvindo do presidente da CCB então, me deu coragem. Naquele mesmo dia, ele me apresentou ao Sebastião (da Penha), Toninho (da Salete) e ao Américo (do Brás), todos presentes, como um ASSEMBLEIANO e pediu que me saudassem. E foi o que fizeram.

Saí dali convicto de que iria para a Assembleia de Deus e congreguei lá por 4 meses. Mas um membro de lá, me levou a conhecer a Comunidade da Graça, aonde ficamos por 19 anos (séde do Carrão e depois na Zona Norte no Tremembé, que hoje já nem existe mais porque se juntou à igreja da zona norte).

Esta foi minha primeira transição.

Após 19 anos na CG, Deus claramente me orientou a sair. E fui para a Comunidade Cristã Adonai Sabaô. Antes porém, em 2009 tive uma experiência estranha, com um irmão pastor da Assembleia de Deus, que me visitou e me disse que Deus havia me separado para o ministério pastoral. Eu sabia disso, pois, desde os 9 anos de idade isso havia sido profetizado para mim. Ele me mandou ajoelhar, me ungiu (só eu e ele) e me disse: - Esta unção terá 3 fases. Deus e você (fizemos agora). Outra fase será um povo que vai lhe escolher e reconhecer. Na última, outros pastores verão em voce o ministério e lhe ungirão publicamente. Creia, ore e guarde isso consigo.

Fui para a Adonai Sabaô em fevereiro de 2010. Quando conheci o pastor Joel Amorim, ele me disse: - Deus te trouxe aqui apenas para que eu o ungisse. Em breve você receberá convites ou oportunidades para sair de nossa igreja. Se o receber, por favor, vá e saiba que não estará me traindo. Pois minha missão é só te ungir. Falou isso em agosto e em setembro 2010, me ungiu!

Em janeiro de 2011 recebi convite para pastorear uma igreja batista chamada Sinal de Vida, vinculada a um ministério nos EUA. Aceitei e em fevereiro comecei. Pastoreamos até 2014, quando esta igreja se fundiu à Igreja Batista GetSêmani, da qual ainda fizemos parte até 2016.

No ano de 2016 fiz uma escolha por não estar mais entre os batistas, pois, amava a teologia e defesa do evangelho deles, mas, o sistema de governo (no qual os pastores são muito limitados em suas decisões), me causavam estranhezas, já que eu vinha de um sistema episcopal e eles são congregacionais.

Decidi tirar um ano sabático, para cuidar da saúde e etc. Visitando uma igreja, um irmão me disse: - Deus vai te colocar em uma igreja aonde você será respeitadíssimo e honrado como nunca foi. Seu ministério será reconhecido e voce terá satisfação no Reino, como ministro do evangelho. Foi quando conheci a Comunidade Cristã Genuína (Pastor Sezar Cavalcante é o fundador) e por lá ficamos de agosto de 2016 até fevereiro de 2021, quando estamos dando nosso próximo passo.

Veja:
- Nasci na CCB - Igreja muito conhecida;
- Depois 20 de Comunidade da Graça - Fortíssima em família e células;
- 1 ano de Comunidade Cristã Adonai Sabaô - Igreja única, que não abre filhas e também é nas casas;
- 6 anos de Igrejas Batistas - As duas que frequentei eram em células;
- 5 anos de Comunidade Cristã Genuína - Igreja fortíssima em apologética e defesa da fé, que moldou muito minha teologia;

E agora?

Nosso filho, Gabriel, se formou em teologia pela Universidade Metodista e escolheu servir à Deus na Metodista Wesleyana. Como embora ele seja maduro e já formado, mas, ainda não era casado, fizemos a dura escolha (eu e minha esposa) de sairmos de nossa zona de conforto (Genuína) para segui-lo, ministerialmente. Claro que fizemos orando. Mas, agora.... o que virá?

Só sei que as mudanças de ministério, me fizeram perder muito "na carreira ministerial", porque, aonde você chega, terá um novo período probatório. Porém, nunca tive medo de mudanças e gosto muito de desafios. Espero estar à altura deste!

E à Deus, toda a Glória, sempre! (amém)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão