Moisés e as fases de um chamado

Joamar 06jan24

Getsêmani 30jan24

Itaim 16jun24


Atos 7:20-28 

²⁰ Nesse tempo nasceu Moisés, e era mui formoso, e foi criado três meses em casa de seu pai.
²¹ E, sendo enjeitado, tomou-o a filha de Faraó, e o criou como seu filho.
²² E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras.
²³ E, quando completou a idade de quarenta anos, veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel.
²⁴ E, vendo maltratado um deles, o defendeu, e vingou o ofendido, matando o egípcio.
²⁵ E ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia de dar a liberdade pela sua mão; mas eles não entenderam.
²⁶ E no dia seguinte, pelejando eles, foi por eles visto, e quis levá-los à paz, dizendo: Homens, sois irmãos; por que vos agravais um ao outro?
²⁷ E o que ofendia o seu próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz sobre nós?
²⁸ Queres tu matar-me, como ontem mataste o egípcio? 

Podemos definir a vida de Moisés em 3 grandes arcos, ou ciclos de 40 anos.

1 - Do nascimento até sua fuga;
2 - Da fuga até a sarça ardente, quando é convidado por Deus a retornar ao Egito e libertar o povo, e;
3 - Do Egito ao fim de sua vida, liderando no deserto.

Estamos acostumados a ver esta história lá no livro do êxodo. Mas, aqui, vemos alguns detalhes, no excelente discurso de Estevão. Pegamos apenas um pequeno fragmento. 

Estevão lança mão de informações que constavam da cultura e ensino judaicos. Ele perpassa por Moisés, para apontar para Cristo. Seu objetivo, ao listar Moisés, é indicar que haveria um profeta, previsto por Moisés, que, seria o NOVO LEGISLADOR. À Ele, ouvis, disse Moisés. O problema, claramente, é que, o povo que não quis ouvir a Jesus, igualmente, não quis ouvir a Estevão e o apedrejou.

Não iremos falar de Estevão. Mas, fiz esta anotação para estimular-lhe a LER o discurso de Estevão. Ele não é só poderoso em palavras, mas, também, aponta vários contextos históricos relevantes para um pleno conhecimento bíblico.

Falemos, então, das 3 fases de Moisés:

1- Sabemos que nasceu em casa hebraica e não poderia sobreviver, mas, foi protegido por sua mãe até a idade de 3 meses, quando então, sua mãe o coloca em um cesto betumado (para boiar) e o coloca nas águas do Nilo. A consequência, planejada ou não (porque há quem defenda que sua mãe sabia exatamente aonde estava colocando-o, bem como sua irmã, Miriã ao segui-lo), Moisés é achado pela filha do faraó, tendo sido criado por ela, recebido todas as instruções como príncipe (alguém assistiu o filme Príncipe do Egito?). E chega aos 40 anos de idade (pleno para sua época). Quando tem a compreensão de sua origem hebraica, resolve ajudar a um hebreu, matando um egípcio, depois, tenta ajudar dois hebreus e é denunciado por um deles. Aquilo o assusta, o coloca em alerta e, por medo de ser morto, resolve fugir do Egito para a terra de Midiã.

2 - Na terra de Midiã, ele então deixa de ser príncipe, se torna um simples pastor. Casa-se com uma mulher midianita (Zípora) com quem tem filhos e é genro do sacerdote local. Há uma controvérsia sobre a qual Deus este sacerdote serve. Mas, há entre rabinos a convicção de que este, embora midianita, servia ao Deus único, ou seja, o mesmo Deus que Moisés cria. Há indícios nisso, em função de um segundo nome utilizado por ele (Reuel = que quer dizer amigo de Deus). O ponto que desejo enfatizar, é que: - Moisés teve que atravessar o deserto. Teve que ir para as terras de Midiã, para fugir do Egito, lá, aprendeu a viver no deserto, ser pastor no deserto, tirar comida aonde não existia, viver com pouca água, criar filhos em tendas, morar nelas, cultuar ao Deus Único, e etc.... Ele chega aos 80 anos, nesta situação e, não podemos nos esquecer que ele era antes, o Príncipe do Egito. Agora, não mais é identificado por este título. Ele se tornou, simplesmente, um pastor do deserto.

3 - Há então o chamado de Deus para que retorne e seja o salvador de Israel. Ele reluta, argumenta, tem medo, sabe o que o espera e o que pode dar errado. Negocia, pleiteia por outras decisões, mas, ao fim, Deus manda, ele obedece e recebe apenas a ajuda de seu irmão Aarão. Temos completado o terceiro arco da história de Moisés, quando ele finalmente contempla toda a terra que será conquistada pelo hebreus, e é recolhido por Deus, tendo sido sepultado em local que nenhum de nós o sabe.


Com este pano de fundo, quero te levar a 3 pontos de reflexão nesta data:

1 - EXISTE MATURAÇÃO PARA O CHAMADO
- Moisés, aos 40, sente que pode ser o libertador
- Ele é príncipe do Egito, tem poder, tem habilidades, tem tudo o que acredita ser necessário;
- Mas ao tentar fazer por sua própria força = FRACASSA.
- Você precisa entender que o tempo é com Deus e não com você;
- Se tentou fazer algo para o Senhor, no passado e não foi compreendido(a), não concordaram com você, não recebeu o apoio que esperava, a coisa toda, não fluiu apesar de toda a sua capacidade e esforço... ainda não era o tempo de Deus, era o seu.
- Você deu o seu melhor, se expôs, colocou-se à frente, como dizemos, deu a cara à tapa... e ainda assim, recebeu escárnio, dúvida, repreensão?... ainda não era o tempo de Deus, era o seu.
- Por mais bem intencionados que formos, ao realizarmos alguma tarefa para o Senhor, se não estivermos no tempo dele.... fracassaremos!

2 - ÀS VEZES O CHAMADO ERA PARA VOCE, MAS, NÃO ERA A HORA!
- De fato, era Moisés o verdadeiro líder que levaria o povo a atravessar o deserto, mas, isso ocorreria só 40 anos depois!
- Moisés só tinha treinamento de Príncipe. Ele não tinha andado pelo deserto. Não sabia ainda o que tinha do outro lado, não sabia sobreviver nele, nem por quais caminhos andar e quais não andar. Não sabia o que extrair do deserto para comer, aonde tinha água, etc.... os 40 anos como pastor, na terra de Midiã, o capacitaram não apenas como um príncipe, mas, também como um sobrevivente, em meio a escassez.
- A vida na corte, nada tinha a ver com aqueles 40 anos!
- A vida de pastor, nada tinha a ver com a vida no Egito.
- Mas o sofrimento destes 40 anos, talharam em Moisés, o líder que ele precisaria ser;
- Assim como David, que foi ungido rei ainda menino, mas só pode ser rei depois de muitos anos, quando já tinha matado leões, ursos, gigantes, passado por traições, vencido guerras e perdido amigos mortos em batalhas, liderado pequenos e grandes grupos.... o treinamento para a liderança de David começou na sua separação para ser o próximo Rei. Mas, assim que ungido, ele ainda não estava pronto.

- Deu tudo errado antes? Era você, mas, ainda não era sua hora!
- Queria que funcionasse, fez tudo certo, com amor. Mas não funcionou? Era você, mas, ainda não era a sua hora!
- Dedicou-se, deu tudo de você naquela empreitada, mas, no fim, não ganhou o que esperava? Era para você, mas, ainda não era a sua hora!
- Você tinha que ter algumas experiências, boas e ruins, ser traído(a), errar, acertar, ser rejeitado(a), ser envergonhado, até mesmo perseguido.... pois ainda não era a sua hora.

- Mas, embora não fosse a hora de liderar, ali ainda era a hora do seu treinamento!

3 - A HORA CERTA, É QUANDO DEUS TE CHAMA!
- Quando Deus chama Moisés para salvar o povo do Egito, já não falava mais com um jovem arrogante, um príncipe da corte do Faraó. Ele falava com um humilde pastor nas montanhas, desesperado atrás de ovelhas fujonas, das quais, ele dependia para o seu sustento!
- Quando Deus chama Moisés, ele havia passado 40 anos na corte e outros 40 anos, nas terras de Midiã. Conhecia a prosperidade e fartura, mas, agora, conhecia a escassez;
- Não sabia, mas, os primeiros 40 anos, o treinara para governar um povo, os outros 40, como sobreviver com este povo. Nos primeiros 40, se saísse ao deserto com o povo, morreriam todos. Agora, passados mais 40 anos, ele sabia como sobreviver em meio a escassez!

- Agora, que Deus lhe chama para exercer seu ministério. Ele sabe que você, está pronto.
- Agora, que Deus lhe chama para entregar uma tarefa. Ele sabe que você, está pronto.
- Agora, que Deus lhe autorizou a fazer aquele projeto que você tanto tentou e nunca deu certo. Ele sabe que você, está pronto.
- Agora, que Deus lhe fala ao coração = Pode seguir, estou contigo. Faça a mudança que pretende, estou contigo. Ele sabe que você está pronto para ouvi-Lo!
- Agora, que Deus lhe disse o que e como fazer = Faça, porque Ele é contigo!
- Agora, que Deus lhe desafiou para um novo trabalho = Faça, porque Ele sabe que você, está pronto!

A hora certa, é aquela em que seu vontade é ficar no banco. Descansar. Acha que o tempo é para outros, agora, não é mais sua vez. Já estou velho. Já não tenho mais ambições. Não tenho mais pretensões ministeriais, nem vontade de ter cargos... AGORA ELE ESTÁ LHE CHAMANDO, porque, agora, Ele sabe que você está pronto.

Como Moisés relutou e tentou negociar, por vezes, negociamos para ficarmos fora dos planos de Deus para nós, por acharmos que já não é mais para nós, ou ainda, que não somos capacitados. Mas, Ei... ELE SABE QUE AGORA, VOCÊ ESTÁ PRONTO.

Aceite o convite.

Desenvolva a tarefa.

Entregue-se ao ministério.

Desenvolva seu chamado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão