O Legado de Davi: Arrependimento, Adoração, Quebrantamento

Joamar 31jan24

Tema: O Legado de Davi: Arrependimento, Adoração, Quebrantamento
Textos: 1 Crônicas 29:10-20; Salmos 51; Atos 13:22

Atos 13:22 - E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. 


Introdução:

•  Davi foi um dos maiores reis de Israel, escolhido por Deus para governar o seu povo com justiça e misericórdia.
•  Davi também foi um homem segundo o coração de Deus, que o amou e o serviu com sinceridade e fidelidade.
•  Davi, porém, não foi perfeito, mas cometeu erros graves, como o adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias.
•  Davi, contudo, reconheceu os seus pecados, se arrependeu, adorou e se quebrantou diante de Deus, buscando o seu perdão e a sua restauração.
•  Davi deixou um legado de arrependimento, adoração e quebrantamento para as próximas gerações, mostrando que Deus é gracioso e compassivo com os que se humilham e se voltam para ele.

Desenvolvimento:


1) Davi foi um homem de arrependimento que confessou os seus pecados (Sl 51)
•  Davi foi confrontado pelo profeta Natã, que lhe revelou o seu pecado e a sua consequência: a morte do seu filho com Bate-Seba.
•  Davi não tentou se justificar, nem se esconder, mas admitiu o seu erro e clamou a Deus por misericórdia.
•  Davi escreveu o salmo 51, expressando o seu arrependimento e o seu desejo de ser purificado e renovado pelo Espírito Santo.
•  Davi nos ensina que devemos reconhecer os nossos pecados, confessá-los a Deus e pedir o seu perdão, crendo que ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1:9).


2) Davi foi um homem de adoração que louvou a Deus por sua bondade (1 Cr 29:10-20)
•  Davi preparou com generosidade os materiais para a construção do templo, que seria feita por seu filho Salomão.
•  Davi louvou a Deus por sua grandeza, poder, glória, majestade e eternidade, reconhecendo que tudo vem dele, por ele e para ele.
•  Davi agradeceu a Deus por sua graça, que lhe permitiu contribuir para a sua obra, e orou para que Deus abençoasse o seu povo e o seu filho.
•  Davi nos ensina que devemos adorar a Deus por sua bondade, reconhecendo que ele é o dono de tudo, e que devemos ofertar com alegria e gratidão, e orar pelos nossos líderes e irmãos.


3) Davi foi um homem de quebrantamento que se humilhou diante de Deus (At 13:22)
•  Davi enfrentou muitas lutas, perseguições e aflições, tanto de seus inimigos, como de seus próprios filhos, que tentaram usurpar o seu trono.
•  Davi não confiou na sua própria força, nem se exaltou, mas se humilhou diante de Deus, buscando o seu socorro e a sua direção.
•  Davi foi chamado por Deus de um homem segundo o seu coração, que cumpriu toda a sua vontade, pois ele se submeteu ao seu governo e obedeceu aos seus mandamentos.
• Veja que: - Para Deus, um homem, segundo o coração de Deus, é aquele que não fica assentado no pecado. Antes, se arrepende, se lava, muda de direção. Por isso Davi ganhou esta marca = SER SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.
•  Davi nos ensina que devemos nos quebrantar diante de Deus, reconhecendo a nossa dependência e a nossa necessidade dele, e que devemos seguir o seu coração, fazendo a sua vontade em nossas vidas.


Conclusão:
•  Davi foi um rei segundo o coração de Deus e  deixou um legado de arrependimento, adoração e quebrantamento para as próximas gerações.
•  Davi, nos arquétipos da Graça, percebidos no velho testamento, pode ser identificado como uma tipologia de Cristo, que veio ao mundo para salvar o seu povo dos seus pecados, e que se humilhou até a morte, e morte de cruz, para nos reconciliar com Deus (Fp 2:5-11). Nos mostrando, que, é a humilhação e morte do ego, que agradam à Deus e nos aproximam Dele;
•  Davi nos convida a seguir o seu exemplo, de confessar os nossos pecados, louvar a Deus por sua bondade e nos humilhar diante de Deus, buscando o seu perdão e a sua graça em Cristo Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão