O Legado de Moisés: Liderança, Libertação e Obediência (um segundo olhar)

Joamar - 21jan24

Tema: O Legado de Moisés: Liderança, Libertação e Obediência
Texto: Hebreus 11:24-28

Introdução:
•  Moisés foi um dos maiores líderes da história bíblica, usado por Deus para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito e conduzi-lo à Terra Prometida.
•  Moisés também foi um exemplo de fé, obediência e fidelidade a Deus, mesmo diante das
dificuldades, tentações e oposições que enfrentou.
•  Moisés deixou um legado que inspira e desafia os cristãos de todas as épocas a seguirem a vontade de Deus e a cumprirem o seu propósito.


Desenvolvimento:

1) Moisés foi um líder que recusou os prazeres do pecado (v. 24-25)
•  Moisés poderia ter vivido como um príncipe no Egito, desfrutando de todos os privilégios e riquezas que o mundo oferecia.
•  Mas ele escolheu identificar-se com o seu povo, sofrendo as mesmas aflições e perseguições que eles.
•  Moisés preferiu ser fiel a Deus do que se conformar com o sistema corrupto e idólatra do Egito.
•  Moisés nos ensina que devemos renunciar ao pecado e ao mundo, e buscar as coisas que são de cima, onde Cristo está (Cl 3:1-2).


2) Moisés foi um líder que resistiu à ira do rei (v. 27)
•  Moisés não teve medo de enfrentar o faraó, o maior governante da época, que se opunha ao plano de Deus para o seu povo.
•  Moisés confiou no poder de Deus, que lhe deu autoridade e sinais para confrontar o tirano e exigir a libertação dos israelitas.
•  Moisés obedeceu à ordem de Deus, mesmo sabendo que isso poderia custar a sua vida.
•  Moisés nos ensina que devemos ser corajosos e ousados para defender a causa de Deus, mesmo que isso signifique ir contra as autoridades humanas (At 5:29).

3) Moisés foi um líder que realizou a libertação do povo (v. 28-29)
•  Moisés celebrou a Páscoa com o povo de Israel, aspergindo o sangue do cordeiro nos umbrais das portas, para que o anjo da morte não os ferisse.
•  Moisés conduziu o povo pelo mar Vermelho, que se abriu milagrosamente, enquanto os egípcios que os perseguiam se afogavam nas águas.
•  Moisés cumpriu a missão que Deus lhe confiou, de libertar o seu povo da opressão e levá-lo à terra que mana leite e mel.
•  Moisés nos ensina que devemos confiar na provisão e na proteção de Deus, que nos liberta do pecado e da morte, e nos conduz à vida eterna em Cristo (Jo 10:10).

Conclusão:
•  Moisés foi um grande líder, que deixou um legado de fé, obediência e fidelidade a Deus.
•  Moisés foi um tipo de Cristo, que veio ao mundo para libertar o seu povo da escravidão do pecado e da lei, e conduzi-lo à glória de Deus (Gl 4:4-7).
•  Moisés nos convida a seguir o seu exemplo, de renunciar ao mundo, resistir ao diabo e realizar a vontade de Deus em nossas vidas (Tg 4:7-8).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão