O Legado de Ana: Fé e Esperança

Joamar 24jan24

Tema: O Legado de Ana: Fé e Esperança
Texto: 1 Samuel 2:18-20; 1 Pedro 5:7

Introdução:
•  Ana viveu uma situação de angústia e humilhação por ser estéril e ter uma rival, Penina, que a provocava constantemente.
•  Ana, porém, não desistiu de clamar a Deus por um filho, e fez um voto de consagrá-lo ao Senhor.
•  Ana recebeu a resposta de sua oração e deu à luz a Samuel, um dos maiores profetas e juízes de Israel.
•  Ana deixou um legado de fé e esperança para as próximas gerações, mostrando que Deus é fiel e atende aos que o buscam com sinceridade.

Desenvolvimento:

1) Ana confiou em Deus (1 Sm 1:9-18)
•  Ana não se conformou com a sua situação, mas buscou a Deus com fervor e perseverança, derramando a sua alma diante dele.
•  Ana não se deixou abater pelas palavras de Eli, que a julgou mal, mas explicou que estava orando de todo o coração.
•  Ana creu na palavra de Eli, que lhe disse que Deus atenderia ao seu pedido, e saiu com o rosto alegre e o coração tranquilo.
•  Ana nos ensina que devemos ter fé em Deus, que é capaz de fazer o impossível, e que devemos orar sem cessar, confiando na sua bondade e soberania.

2) Ana cumpriu o seu voto (1 Sm 1:19-28)
•  Ana concebeu e deu à luz a Samuel, o filho que tanto esperava, e louvou a Deus por sua graça e misericórdia.
•  Ana não se esqueceu do seu voto, mas cumpriu o que prometeu, levando Samuel ao Tabernáculo para servir ao Senhor.
•  Ana não se entristeceu por deixar o seu filho, mas se alegrou por dedicá-lo a Deus, sabendo que ele era um presente do Senhor.
•  Ana nos ensina que devemos ter esperança em Deus, que é fiel e cumpre as suas promessas, e que devemos honrar os nossos votos, entregando a ele o que é dele. Seja porque votamos, ou, porque Ele nos pediu.

Citar voto do cabelo como exemplo.

3) Ana, pela fé e obediência, abençoou as gerações (1 Sm 2:18-20; 1 Pe 5:7)
•  Ana viu o seu filho crescer diante do Senhor, e se tornar um grande líder e profeta de Israel, que julgou e restaurou o povo de Deus.
•  Ana recebeu a bênção de Eli, que orou para que Deus lhe desse mais filhos, e teve mais três filhos e duas filhas, além de Samuel.
•  Ana deixou um exemplo de fé e esperança para as gerações futuras, que puderam ver o poder e a bondade de Deus na sua vida e na de seu filho.
•  Ana nos ensina que devemos lançar sobre Deus as nossas ansiedades, porque ele cuida de nós, e que devemos deixar um legado de louvor e gratidão a Deus, que faz maravilhas por nós.

Conclusão:
•  Ana enfrentou uma situação difícil, mas não desanimou, nem se revoltou, mas buscou a Deus com fé e esperança.
•  Ana recebeu a resposta de sua oração, e não se apegou ao seu milagre, nem se orgulhou dele, mas consagrou a Deus o seu filho e a sua vida.
•  Ana deixou um legado de fé e esperança para as próximas gerações, mostrando que Deus é fiel e atende aos que o buscam com sinceridade.

------------------------------

Frequentemente, você poderá pensar: = OK. Esta pregação foi boa. O exemplo de Ana, é espetacular. Mas, quais atos práticos, posso desenvolver para ser como ela? 

Dou-lhe alguns passos práticos, para ativar a fé e a esperança, na vida diária:

•  Creia que Deus está no controle de todas as coisas e que ele tem um plano para a sua vida (Rm 8:28)

•  Cultive a paz no seu coração, evitando a ansiedade, a raiva e o ressentimento, e buscando a reconciliação com Deus e com o próximo (Fp 4:6-7)

•  Ponha sua fé em prática, obedecendo aos mandamentos de Deus e servindo ao próximo com amor e compaixão (Tg 2:14-17)

•  Conheça as promessas de Deus, lendo e meditando na sua Palavra, e crendo que ele é fiel e cumpre o que diz (Sl 119:105)

•  Aprenda a controlar suas preocupações, entregando a Deus as suas necessidades e confiando que ele cuida de você (1 Pe 5:7)

•  Contemple a natureza, admirando a beleza e a grandeza da criação de Deus, e louvando-o por sua sabedoria e poder (Sl 19:1-4)

•  Assista filmes religiosos, que possam inspirar e edificar a sua fé, e que mostrem exemplos de pessoas que venceram desafios com a ajuda de Deus (Hb 11:1-40).

•  Tenha humildade no coração, reconhecendo que você depende de Deus para tudo, e que ele resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4:6).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão