Somos PEDRAS VIVAS

Joamar 11fev24
 
1 Pedro 2:

1 DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, 

2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 

3 Se é que já provastes que o Senhor é benigno; 

4 E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 

5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 

6 Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. 

7 E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, 

8 E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 

9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

Uma palavra cai aos nossos olhos imediatamente: PEDRA.

Nas palavras de Pedro, PEDRAS VIVAS.... O apóstolo, acertadamente, procura dar clareza neste tópico, talvez porque em sua época já existisse a sensação ou a lenda de que ele fosse a PEDRA sobre a qual a igreja seria fundada, ou ainda, porque, ele próprio não tinha, ainda em vida, expectativa nenhuma de que isso fosse absolutamente verdade. Posto que, nos seus textos, evidenciamos que a PEDRA aqui, é CRISTO. 

- Ele faz algo ainda mais poderoso, ele afirma que todos somos, enquanto ovelhas de cristo, PEDRAS VIVAS. Ou seja, a Pedra nas alegorias de Pedro, já não é apenas CRISTO, ou PEDRO. Mas  aqueles que seguem a CRISTO.

E é em torno desta PEDRA (no contexto da fala de Jesus = VERDADE), que vamos refletir neste dia.

Pedro nos deixa cartas verdadeiramente pastorais.
Seus textos não possuem a mesma eloquência dos de Paulo, nem talvez a mesma profundidade da teologia geral daquele, porém, Pedro toca em assuntos de maneira contundente e, por vezes, dura.

Como pastor, ler Pedro, me parece obrigatório.
Como ovelhas, recomendo que nós todos, leiamos as cartas de Pedro.

São maravilhosas e, por serem menos rebuscadas, mais diretas, que as de Paulo, facilmente entenderemos seus textos.

Ele nos pede para deixar toda falsidade.

Nos questiona, se de fato, já deixamos de ser meninos.
Ou, se ainda, precisamos do leitinho dado aos fracos e imberbes (bebês) mas, nos desafia ao mesmo tempo, que desejemos este leite, direto de Deus, não falsificado.

Identifica CRISTO como a PEDRA VIVA, rejeitada pelos homens, mas, eleito como pedra preciosa por Deus.

Nos identifica como pedras vivas, santificadas pelo sacrifício de Cristo e, por isso, autorizados a prestar o sacrifício vivo, aceitável por Deus.

Reforça que Cristo é a pedra angular, deixada de testemunho, para que crêssemos nele.

E que, ele também é a pedra de testemunho, ou, pedra testamentária, contra aqueles que não creriam nele.

E nos chama ao reconhecimento de quem somos, em Cristo:
- SACERDÓCIO REAL.


Com isso, podemos aprender:


01 - A verdadeira PEDRA é Cristo, não Pedro.
E quem declara isso, é o próprio Pedro.

Não é uma igreja presa no tempo, ou, de tempos atrás, antiga, ou contemporânea.
Não é a pessoa de Pedro.
Não é um conjunto doutrinário.
Não é um sistema administrativo.
Não é uma denominação.
A PEDRA das escrituras, não é outra pessoa, que não Cristo.

Entretanto:
- Isso nos leva a um dilema. Como então, compreender o diálogo de Jesus com Pedro?

- E precisamos esclarecer isso.

Em Mateus 16:13-18
- Tem um contexto de diálogo que iniciou-se logo após Jesus instruir os discípulos a tomarem cuidado, com DOUTRINAS (fermentos) dos fariseus. Se você não ler o texto, entendendo seu contexto, tomará decisões ou conclusões equivocadas.

- Vamos ao texto:

¹³ E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

¹⁴ E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. 

¹⁵ Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

¹⁶ E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

¹⁷ E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas (filho de Jonas), porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

¹⁸ Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 

Qual é a PEDRA que Jesus identifica?
Uma análise, mais detalhada, indicará que a pedra é a afirmação de Pedro!
O próprio Pedro esclareceu isso.
O entendimento de que a PEDRA, é Pedro, na verdade foi um erro de interpretação que vem sendo utilizado, mas, já há muito, o próprio PEDRO explicou.


Ele não só avisa-nos que a PEDRA é CRISTO, como também, além de eximir-se de ser a pedra, ele afirma que NÓS TODOS, SOMOS PEDRAS VIVAS. 

Esteja pronto para assumir esta identidade. Você, em Jesus, é PEDRA, mais que isso, PEDRA VIVA. Assim como Pedro, somos todos, em Cristo, PEDRAS VIVAS.A

02 - Pedro nos iguala a ele, como pedras vivas, portanto, iguais a ele, coherdeiros em Cristo.

Aqui quero te levar a uma revelação fantástica que você precisa aprender e levar para a vida toda: - Na GRAÇA, somos todos iguais. Pedro, Paulo, João, eu, você, estamos todos fincados na PEDRA VIVA e, por consequência, tornamo-nos pedras vivas.  

Aprenda esta verdade. No Reino da Graça. No Reino de Deus. No Caminho... Ninguém é maior, ou menor. Não existem preferidos e preteridos. Somos todos = FILHOS do Deus todo poderoso.

E na Graça, o mesmo acesso que Paulo tinha, o mesmo que Pedro tinha, você tem. O que eles eram, voce é!

Quando os apóstolos foram escolher um substituto de Judas Iscariotes.
Tomaram algumas decisões: - Olha, ele tem que ter conhecido Jesus desde seu batismo público. Tinha que ter sido um dos que estava entre os 70 iniciais. Tinha que ter acompanhando-o finalmente até a crucificação e ressurreição. Só assim, ele poderia ser considerado ser um apóstolo.
Então, chegam a apenas 2 nomes: - Matias e Barnabé (cognominado o Justo). Então, oraram, mas, ao mesmo tempo lançaram sortes (ou seja, criaram as regras e depois, vão tirar nos dados, para saber quem seria)... ENTRETANTO, temos uma jogada da Graça = Ela simplesmente ignora as regras e escolhe Paulo.

Paulo, não andou com Jesus. Não viu seu batismo. Não participou da crucificação, não era nazareno, não era pescador, sequer havia sido criado e educado em Israel, mas, ele é reconhecido como APÓSTOLO. A escolha feita pelo Espírito Santo, pelo próprio Cristo, é um chute na religiosidade que, logo ali, estava por se formar. 

Vejam que, Jesus havia advertido eles, para evitarem o FERMENTO do fariseus, que era justamente este = RELIGIOSIDADE.

Pedro que havia errado, quando da eleição do sucessor de Judas, passados os anos, nos dias em que escrevia a epístola que lemos, já era um mestre mais experimentado. Por isso ele já está mais ciente das verdades da graça. Uma delas é: - SOMOS TODOS, PEDRAS VIVAS! Somos todos iguais à ele, e, por conseguinte irmanados em Cristo Jesus!

03 - O sacerdócio é de todos nós. Para Pedro, o sacerdócio é de todos os crentes.

9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

- A geração eleita, é, aquela viva naquele momento, mas, são também as próximas gerações, incluindo a nossa;
- Neste sentido, Pedro está nos informando que fomos eleitos (pela Graça) para sermos herdeiros, em Cristo, da salvação que foi provida na cruz;
- Somos também o sacerdócio real (sacerdócio real, quem unifica o sacerdócio e reino, é Cristo);
- E ele nos coloca, como a nação santa, adquirida por Jesus, para anunciarmos as virtudes de Jesus, aquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Vejam quão poderosa é esta declaração:
- Você é geração eleita, é sacerdote real, é nação santa, é povo adquirido! Assuma esta condição. Não por arrogância, não por mérito. Você nada é, nada pode, mas, em Cristo, você tudo é, tudo pode! É sempre pela Graça. É por misericórdia.
- Mas a obra feita por Jesus, não tem só o objetivo de lhe curar, de libertar, lhe dar nova identidade, ela tem outro objetivo, que é tornar você PEDRA VIVA. A pedra viva, que exala as marcas de Cristo, que propaga o evangelho, que age, pro-ativamente, em função do Reino.
- Não é uma pedra morta. Não é uma pedra estática. Parada num buraco ou barranco.

Venha assumir seu estado, de acordo com a Palavra de Deus. Sejamos todos, Pedras Vivas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão