Deus nos manda fazer planos em meio a desesperança

Joamar - 17dez23

Jeremias compra um campo

Jeremias 32:7-14

07 -  "Seu primo Hanameel, filho de Salum, virá e lhe dirá: ‘Compre meu campo em Anatote. Pela lei, você tem direito de comprá-lo antes que eu o ofereça a outro’".

08 - Exatamente como o Senhor tinha dito, meu primo Hanameel veio me visitar na prisão e disse: "Compre meu campo em Anatote, na terra de Benjamim. Pela lei, você tem direito de comprá-lo" antes que eu o ofereça a outro. Portanto, compre-o para si". Então entendi que a mensagem que eu tinha ouvido era do Senhor.

09 -  Assim, comprei o campo em Anatote e paguei a Hanameel dezessete peças de prata.

10 -  Assinei e selei a escritura diante de testemunhas, pesei a prata e lhe paguei.

11 - Em seguida, peguei a escritura selada e uma cópia não selada com os termos e as condições da compra

12 - e as entreguei a Baruque, filho de Nerias, neto de Maaseias. Fiz tudo isso na presença de meu primo Hanameel, das testemunhas que assinaram a escritura e dos homens de Judá que estavam no pátio da guarda.

13 - Então, na presença deles, disse a Baruque:

14 - "Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: ‘Pegue a escritura selada e a cópia não selada e coloque-as num vaso de barro, a fim de conservá-las por muito tempo’.


INTRODUÇÃO

Este capítulo é divido em blocos. Lemos, apenas o primeiro, entretanto, devemos ter em mente todos os blocos:

- A compra do terreno, por ordem de Deus;
- A oração feita por Jeremias, após a compra, que para ele não faz sentido algum, mesmo ele tendo obedecido;
- A profecia sobre Jerusalém e Judá, que vem como consequência da obediência e da oração.


PRIMEIRA PARTE - A base textual

- O pano de fundo que está acontecendo aqui é:
a) - Jeremias era o profeta que profetizava coisas que não eram "saborosas aos ouvidos do rei de Judá";

b) - Por isso, Zedequias o coloca preso;

c) - Jerusalém já está cercada. Naquela época, cidades como ela, possuiam muros altos para se protegerem em casos de guerras. O exército inimigo já havia construído as rampas de ataque. O ataque, era iminente. O cerco, já existia. Neste cerco, esperava-se que a fome, o desespero, o ânimo das pessoas, trabalhasse contra o rei e, a conquista da cidade, facilitada, pois o povo estava em desespero;

d) - Neste pano de fundo, aonde não há mais esperança de vida, aonde o valor das coisas é nenhum, ninguém está pensando em fazer negócios, investir em casas, comprar campos, absolutamente nada, neste sentido, é pensado. Apenas na sobrevivência. Um parente espertinho, egoísta, se aproveitará de uma lei (Hanameel), utilizando-se de um argumento de remissão previsto na lei da terra, no qual, o tio era OBRIGADO a comprar a terra, iria se apresentar. E Deus diz a Jeremias = COMPRE.

e) - Pelo que lemos, podemos ver que Jeremias o faz, prontamente;

f) - Há um aprendizado tanto com Jeremias, assim como Ezequiel e Oséias, pois, são profetas que Deus pede à eles um ato estranho, mas de fé, para então, em cima deste ato simbólico, apresentar-lhe a mensagem. Jeremias, já está preso. Sua vida já está no último ciclo. Ele está preso. Todas as desgraças que ele profetizara, estão acontecendo. As chances dele próprio estar morto em breves dias, são enormes, no entanto... CONTRA A DESESPERANÇA, ele resolve obedecer e faz o negócio.

g) -  Como de costume, só depois de negociado o terreno. Deus lança sua mensagem. O capítulo segue com Jeremias levantando um clamor à Deus, e Deus, em resposta ao profeta, se compromete com a restauração de Israel e sua manutenção. Lembre-se sempre = Qualquer promessa de Deus, está diretamente vinculada à fidelidade. Se você se torna infiel, como Israel o foi muitas vezes, Deus continua fiel, mas, agora à sua santidade. Ele não se mistura à sujeira do pecado. O julgamento ao pecador vem imediatamente! E, Jerusalém, que foi restaurada 70 anos depois, por volta de 400 a 500 anos depois, foi novamente destruída por Roma, pois, novamente PECOU, matando ao MESSIAS.

É neste pano de fundo, que ocorre nossa história. Mas já fique com a primeira reflexão: - Obediência, traz benção. Desobediência, sempre trará maldição e guerra à sua porta.


SEGUNDA PARTE - Aplicação à vida cotidiana.

a) - Quantas vezes, em nossa vida, vivemos ciclos de prosperidade e fé; seguidos de outros, de queda e aparente ausência de Deus?

b) - Reforço que Deus é justiça e sua mão, jamais se afastará daqueles que se mantiverem embaixo dela. Nós é que, como o filho pródigo, ou o Israel da história, nos afastamos da sua proteção. É nossa a decisão de pecar e de nos afastarmos;

c) - Julgamentos, condenações, ações de Deus, ocorrerão toda as vezes em que pecarmos. Existe uma máxima teológica que posso compartilhar com voces: - Deus sempre nos livrará do pecado, se nos arrependermos. Mas, de alguns pecados, não tem como nos livrarmos das consequencias. Se voce ofendeu alguém, lançar uma fofoca, poderá pedir perdão à pessoa e até a Deus. Mas os danos do seu ato, não serão mais controlados. O homem que decide ter uma amante, ou a mulher, casados, que resolvem se envolver com alguém, poderá até receber o perdão de Deus, ou da esposa (esposo), entretanto, a consequencia de seu ato, ficará na alma de todos os envolvidos, não raramente, com um filho ou filha, oriundo dessa relação erronea, poderá ser o atestado para o resto de nossas vidas, de nosso pecado. Então, há pecados, que mesmo perdoados, nos lembrarão dele, para o restante de nossas vidas. 

d) - Israel, hoje em dia, peca e feio, diante do Senhor. A maior passseata gay do mundo. Israelitas que são ateus, ou, seguem outros deuses. Governo corrupto, em que Deus não é a prioridade de suas vidas. Outros deuses são adorados, na terra santa. Julgamentos, virão ainda sobre este povo. Porém, em que pese seus pecados do passado e do presente, Deus tem um plano e o seguirá. Claramente, este plano, passava pela restauração desta nação didática do Senhor, como cumprimento de várias profecias bíblicas, dentre elas, esta que lemos hoje. BENJAMIN da promessa do Senhor, é aonde fica Jerusalém. Deus disse que ali haveriam campos e israelitas ali viveriam e que ali se compraria e venderia terras, e isso se cumpriu na época de Jesus e volta a se cumprir hoje, pois, DEUS DISSE QUE FARIA, ELE, O FEZ!


PROPOSIÇÃO 

Quero lhe levar para uma reflexão sobre os dias em que estamos vivendo e, sendo hoje um período complexo de nossas vidas, se podemos ter alguma esperança!

Sentença Interrogativa:

Hoje se Deus pedisse para você: - Faça um plano. Faça um projeto. Compre uma casa. Compre um terreno. Sonhe com algo novo. Faça uma faculdade. Faça um curso novo. Assuma um ministério. Dê aulas. Faça visitas. Receba um PG na sua casa. Escreve aí, que sua família vai adorar à Deus e confie. Qual seria a sua decisão?

Sentença de Transição: 

Diante dessa crise toda. Tanto nacional, quanto pessoal em que você está. Vamos planejar o futuro?  Pensa comigo um pouco...


01 - QUANTO VALE UM TERRENO EM MEIO A UMA GUERRA?

- Imagine que voce hoje é morador de Gaza (estamos em dez-23 a guerra em pleno andamento). Ou que você é morador de uma área qualquer, destruída pela guerra na Síria, ou, na Ukrânia. Quanto vale um pedaço de terra num lugar como estes?

- Se alguém com dinheiro, como Jeremias comprovadamente o tinha, essa pessoa seguramente não iria investir em um terreno. O mais natural seria guardar o recurso para as adversidades;

- Entretanto, é esta estranha proposta que Deus faz à ele;

- Aqui temos uma importante decisão: - Crer na instrução divina, ou, duvidar. Se duvidar, não descerá sobre ele a profecia, tão pouco, a benção sobre Israel. Entretanto, se crer, implicará em investir em algo aparentemente sem futuro algum.

Com isso lhe pergunto: - Estamos prontos para investir aonde o Senhor deseja, quando e como Ele deseja? Ou ficamos assuntando com o nosso intelecto, com a nossa razão, em busca de lógicas para fazermos os investimentos? Lógicas, nossas, podem estar distantes das de Deus.

- Ele manda investir em uma amizade, aparentemente sem futuro.

- Ele manda investir em cursos, aparentemente sem renda futura alguma (como a teologia por exemplo);

- Ele nos desafia a fazermos visitas, por pessoas que, aparentemente, não tem mérito algum naquele momento, para recebe-la;

- Ele nos pede que invistamos em dízimos e ofertas em dias nos quais, há enorme dificuldade financeira em nossa casa;

- Ele nos pede para levantar de madrugada para orar, quando, o mais confortável é ficar na cama;

- Ele nos pede para orar por alguém, que, se não fosse por orientação dele, jamais oraríamos;

- Ele nos pede para amarmos pessoas, que, sinceramente, não são a nossa primeira opção;


Pois é, Deus investe na gente, que não temos valor algum. E nos pede que façamos a mesma coisa.

Um terreno destruído, é o que éramos, mas, Ele investiu em nós. E continua investindo. À cada desafio citado acima, Ele está investindo em nós. Mesmo quando pensamos que o investimento é em outros;


Sentença de Transição

Você está pronto para investir aonde Deus quer?

Você teria investido tanto em você mesmo?


02 - OBEDIÊNCIA NOS CREDENCIA DIANTE DE DEUS

O INVESTIMENTO AONDE DEUS QUER, LHE DARÁ DIREITO A CLAMAR POR RESPOSTAS 

- Dos versículos 16 ao 25 vemos um Jeremias atribulado, clamando por Deus;

- Mesmo sem entender completamente o que Deus planejara, ele não comete erros;

- Ele obedece, comprando o terreno. Não blasfema de forma alguma e, quando inicia o diálogo com Deus, em sua oração ele é respeitoso e honra a divindade de seu interlocutor;

- Deixa-nos, portanto, este importante exemplo: - Mesmo quando você tem todas as razões possíveis para se apresentar diante de Deus indignado, você não deve fazê-lo; 

- Vemos que nos versículos inaugurais deste texto, Jeremias, está olhando para crise, mas, jamais perde de referência, quem é Deus e quem ele, diante de Deus, nada é. Não há nele, nenhuma arrogância;

- Jeremias, está atônito, então, conclui sua oração com perguntas ao Senhor:

24 "Vê como foram construídas rampas junto aos muros da cidade! Por meio de guerra, fome e doença, a cidade será entregue aos babilônios, que a conquistarão. Tudo aconteceu exatamente como anunciaste.

25 E, no entanto, ó Soberano Senhor, ordenaste que eu comprasse o campo e pagasse um bom preço por ele diante destas testemunhas, embora a cidade esteja prestes a ser entregue aos babilônios". 


Quero refletir com você.
- Entendo que Jeremias tinha alguma autoridade para falar com o Senhor. Primeiro por causa da sua vida exemplar. Mas ainda, ele acabara de obedecer à Deus, em algo, que humanamente não fazia o menor sentido. Deus lhe havia pedido para fazer algo que não tinha o menor sentido. Aliás, mesmo sabendo ser o futuro imediato de Judá o da destruição e domínio pelos babilônios, ainda assim, ele o fez. 

- E é aqui que Jeremias nos dá outra valiosa lição: - Obediência nos credencia a clamar por respostas diante de Deus.

- Jeremias obedeceu. Agora, está diante de Deus, não de forma arrogante, mas, como alguém credenciado a pedir explicações;

- Claramente, Deus tem pronta resposta e não as nega para Jeremias.

Então, podemos concluir sobre isso e argumentar sobre as condições nas quais, estamos nos apresentando diante de Deus.

- Desobedecemos e ainda exigimos atenção?

- Pecamos, mas, mesmo assim somos arrogantes?

- Fazemos pela metade o que nos foi confiado, ainda assim achamos que podemos pleitear bençãos?

- Nos afastamos da verdade, carregando conosco o fardo da mentira e, ainda assim, queremos atenção?

- Criamos distância de Deus, afastando-nos da oração e da comunhão com Ele, e, ainda assim, queremos ter razões?


Sentença de Transição

- Tenhamos mente, que é pelo caminho da humildade, do reconhecimento do erro, da consciência de quem somos diante de Deus e pela obediência, que teremos condições de termos diálogos com Deus. Diálogo, implica que voce fala e ELE, prontamente responda. Senão, voce só falará, sozinho, como quem grita aos ventos e não é ouvido. A barreira do pecado, te fará audível como um mudo, diante de Deus. Liberte-se das barreiras que o afastam da presença de Deus! Para que o diálogo se estabeleça.


03 - DEUS SEMPRE ESTÁ PRONTO A RESPONDER, ÀS SUAS ORAÇÕES!

- Dos versículos 26 ao 35 temos Deus respondendo a Jeremias, aonde ele reforça sua autoridade em uma das frases que a cristandade tem repetido muito, ao longo das eras: 

- No verso 27 "Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Acaso alguma coisa é difícil demais para mim?  

- Deus constrói todo um cenário para explicar a Jeremias o que acontecerá nos próximos dias, demonstrando que Ele é o autor e senhor da história. O reino de judá está passando por julgamento;


- Por vezes, nos vemos em julgamento diante de Deus. As crises pelas quais passamos, tem a ver com consequências de nosso passado, de erros. 

- Convido você a refletir agora, sobre as promessas de Deus sobre a sua vida.

- Se você, como eu, tem por hábito fazer anotações delas, traga-as à memória agora.


04 - DEUS SEMPRE RESPONDE COM MAIS DO QUE ESPERAMOS:

- Dos versículos 36 a0 44, vemos que Deus responde à oração de Jeremias. Mas, ele faz mais que isso, ele faz uma promessa de restauração:

44 Sim, campos voltarão a ser comprados e vendidos e escrituras serão assinadas na terra de Benjamim, aqui em Jerusalém, nas cidades de Judá, na região montanhosa, nas colinas de Judá e no Neguebe. Pois, um dia, eu os restaurarei à sua terra. Eu, o Senhor, falei!" 


Por isso meu desafio de hoje é que você ouça a voz de Deus, lhe chamando para investir, em um futuro, que hoje parece incerto, mas, que para ELE, não é impossível.


Creia, planeje, execute, tenha fé e conquiste.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão