O Reino de Deus também é formado por anônimos

Joamar - 20dez23

2 Reis 5:1-3 

01 -  O rei da Síria tinha grande respeito por Naamã, comandante do seu exército, pois, por meio dele, o Senhor tinha dado grandes vitórias à Síria. Mas, embora Naamã fosse um guerreiro valente, sofria de lepra.

02 -  Naquela época, saqueadores sírios tinham invadido o território de Israel, e entre os cativos havia uma menina que se tornou serva da esposa de Naamã.

03 -  Certo dia, a menina disse à sua senhora: "Como seria bom se meu senhor fosse ver o profeta em Samaria! Ele o curaria da lepra!".


Antes de tudo, fazer uma reflexão sobre minha pregação sobre planejamento e meio as crises. Deus pede que invistamos em meio as crises.


 O padrão quanto analisamos este texto, é nos enfocarmos em alguns pontos:
- Naamã e sua posição social;

- Naamã e sua doença;

- O papel do rei de Israel (que uma vez tendo sido solicitado que atendesse Naamã, no objetivo de sua cura da lepra, fica indignado);

- Eliseu e sua proposta dos 7 mergulhos;

- Os servos (ANÔNIMOS) de Naamã, os quais, o aconselham a fazer o solicitado;

- Naamã, obedecendo e sendo curado;

- Geazi, pecando, ao mentir por cobiça e ficando leproso.


Mas raramente, nos enfocamos na menina, que, mesmo tendo sido raptada de sua casa e tornado-se escrava, ainda assim, compadecia-se de seu "senhor", o general Naamã, com sua lepra.

Há uma heroína, oculta, nesta história. Há uma missionária, em terra estrangeira, que não tem medo de falar do Deus de seus pais. Há alguém, com coragem de falar, mesmo quando não perguntada, sobre os milagres que acontecem em seu país de origem. Sim, podemos chama-la de MISSIONÁRIA ANÔNIMA. Afinal, nem sabemos o seu nome.

Nas histórias bíblicas, temos muitos anônimos, que tiveram papéis importantíssimos. Podemos falar desta menina, ou dos próprios servos de Naamã, que o aconselharam a obedecer ao ordenado por Eliseu. Mas, se fizermos um passeio pela bíblia, encontraremos vários outros. Alguns, me encantam pelo seu papel, que parece secundário, mas, que teve repercussão eterna. Sim, eterna, porque falamos deles até hoje.

- A menina que aconselha Naamã e seus servos, que fizeram o mesmo;

- A viúva de Sarepta que alimentou a Elias;

- A sunamita que apóia Eliseu e depois tem seu filho ressuscitado;

- Os quatro homens, anônimos, que fizeram de tudo para que um amigo, com dificuldade de locomoção passasse por um buraco num telhado, para ser levado a Jesus, para ser curado;

- Boa parte dos 70 discípulos, que nos são desconhecidos, mas, são a primeira igreja cristã. Deles conhecemos alguns, por nomes, como E;

- Estevão, Felipe... e Barnabé. Mas quem eram os outros?

- O eunuco, para quem Felipe pregou, e que, evangelizou a Etiópia;

- A Samaritana, através da qual, toda Samaria é evangelizada, mas, não sabemos seu nome;

- A mulher Siro-Fenícia, que é curada e Jesus que não viu em Israel tamanha fé;


Não tenho por objetivo fazer uma exposição muito longa, até porque, esta palavra tem por objetivo ser mesmo curta.

Então, façamos algumas reflexões, em cima desta breve exposição introdutória.


01 - DEUS TAMBÉM TRABALHA POR INTERMÉDIO DE ANÔNIMOS;

- Quando somos desafiados ao trabalho no evangelho de Cristo, nos achamos fracos, pequenos, insuficientemente preparados, sem condição alguma de realizar tarefas;

- E isso é até normal e comum, afinal, a humildade é melhor que o orgulho;

- Entretanto, a verdade, que grandes obras, são realizadas com a junção de muitos anônimos;

- Veja o caso da construção de IMW Tucuruvi, os números preliminares, são de que foram investidos aproximadamente 7.000.000,00 naquela construção (até dez-23). Quais são os nomes daqueles contribuintes? Quem são eles? 

- Nossa igreja tem 28 anos. Quantas pessoas anônimas, algumas até sabemos os nomes, outras, sequer saberemos e/ou teremos condições de agradecer-lhes. Mas, se não fosse por eles, não estaríamos aqui.

- Um pregador anônimo, evangelizou um rapaz, também anônimo (ao menos para nós), que, evangelizou Billy Graham, e, porque o primeiro evangelizou o segundo, que evangelizou o terceiro, Deus pode alcançar milhões e apresentar à eles seu plano de salvação;

- Portanto, hoje, parece que você é insignificante, que o que faz na igreja e para a Obra do Senhor, é pequeno, entretanto, no plano Eterno do Criador, você e eu, cumprimos um papel no qual somos imprescindíveis;


02 - VALORIZE AS PEQUENAS TAREFAS NO REINO DE DEUS

- Tendo o que expus até agora, em mente, peço que foque-se nas pequenas tarefas que lhe são confiadas, no Reino;

- Cuidar da porta?

- Dar aulas para crianças?

- Tocar bateria, ou instrumento? Cantar?

- Fazer a abertura de um culto? Falar de dízimos e ofertas?

- Visitar alguém?

- Falar de Jesus em um ponto de ônibus?

- Abraçar um visitante aflito?

- Orar por alguém que lhe pediu apoio?

- Dar um conselho que foi, ou não, lhe solicitado?

- Ser só o mantenedor financeiro? OU, na falta de recursos, orar pela liderança?

- Qual é o seu papel? Você não está inerte, parado, no Reino, está? Se estiver, não deveria. Todos temos um papel para cumprir.

NÃO SE PREOCUPE com o tamanho da tarefa, pois, Deus, está ciente de tudo. No livro de sua história, tudo está sendo anotado. Ele sabe. Ele que tudo vê, está ciente de cada ação sua, em prol do Reino. Ele NÃO ESTÁ DISTRAÍDO. 

- Sinceramente, espero que você tenha ciência de que, na verdade, Deus tem a expectativa de que você cumpra o papel no qual você está encaixado, neste momento.


03 - NÃO EXISTEM ANÔNIMOS NO REINO DE DEUS

- Contar testemunho com o Asaph Borba;

- Querido, se Deus tem um plano e conta com você para executa-lo, LOGO, Ele tem plena consciência não só da sua existência, mas, de tudo o que lhe pediu e espera que você faça. Portanto, podemos concluir que Ele está ao seu lado SEMPRE e, sendo assim, está CIENTE de tudo o que se passa com voce, até mesmo, quando deixa de fazer algo, que Ele espera;

- Nós não sabemos o nome da jovem escrava de Naamã, da sunamita, da viúva de sarepta, dos 4 homens que subiram o amigo pelo telhado, nem da siro-fenícia, ou ainda da samaritana. PARA DEUS, ELES SÃO ÍNTIMOS! Eles conhecem Ele e Ele os chama pelo nome!

- Nós não sabemos quem nos precedeu aqui (no todo), sabemos apenas em parte, mas ELE, conhece cada um e anda com eles.

- Nenhuma ação sua, é, portanto, desconhecida do Senhor e, TODAS AS SUAS NECESSIDADES lhe são conhecidas.

CONCLUO - Reforçando que você deve se empenhar em executar a tarefa que ELE lhe confiou. Declaro também, que VOCÊ É CONHECIDO DE DEUS. Pois, posso afirmar, que NO REINO DE DEUS, NINGUÉM É DESCONHECIDO.

TOME POSSE HOJE, DA SUA VERDADEIRA IDENTIDADE: - SOU AMIGO DE DEUS! SOU CONHECIDO DELE E ELE FALA COMIGO, SABE AONDE ESTOU, SABE AONDE VOU, SABE QUEM SOU, MINHAS NECESSIDADES, MINHAS LUTAS E ME APOIA EM TUDO, POIS, FAÇO PARTE DO PLANO ETERNO DELE, DE IMPLANTAÇÃO DE SEU REINO NA TERRA!


Glórias a Deus!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão