Graça - Quando os custos não fazem sentido

Joamar - 03dez23


Temos nos acostumado a ouvir, ler, pregar, mensagens extremamente positivistas. Esta palavra, embora pareça ser positivista, tem por objetivo lhe dar um alerta de quem você realmente é, e, do olhar de Deus para com você. Não tenho o objetivo portanto, de lhe animar, mas, de advertir-lhe. Talvez, disso, resulte algum ânimo, mas, meu propósito sempre será de pregar a palavra que Deus colocou no meu coração. Nunca, de mero entretenimento.

Com esta advertência, em mente, leiamos o texto de hoje:

Lucas 15:10 - Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Você como eu, deve ter ouvido muitas e muitas vezes, que há uma festa nos céus, e talvez em sua cena mental montada, você deveria imaginar uma cena de um monte de anjos pulando, gritando, dançando, como crianças em torno do trono de Deus e ele, feliz, olhando para aquela cena com um sorriso de satisfação no rosto. 

Mas, tenho sido estimulado, e me esforçado, a respirar na leitura de um texto, buscando, o que está nas entrelinhas, quais são as verdades ocultas ou por vezes gritantes de um texto, que porventura não esteja visualizando.

Não raramente, sou surpreendido com estas "pequenas descobertas". 

Voltemos ao texto então e perceberemos que: - Nos céus, temos os anjos (sim com todas as suas castas, divisões, tarefas, etc., mas, por ora, denominaremos simplesmente anjos, como o texto nos diz). Então os anjos estão, nesta minha cena imaginária, mas agora baseada no texto = PARADOS = Eles estão sorrindo, porque quem está fazendo festa, é? = DEUS!!!!!

A festa não ocorre em torno do trono = ELA OCORRE NO TRONO. Deus é quem está fazendo a festa DIANTE dos anjos.

É importante, em qualquer estudo de texto, observar quem está dizendo, e, neste caso, é Jesus. Ele estava nos céus. Ele é Deus. Estava com Deus. Era a voz e poder manifesto de Deus. E, com certeza, durante os milênios que precederam à sua encarnação entre nós, ele viu/fez esta mesma festa.

Olha que susto tomamos, quando percebemos, que há um envolvimento de Deus com nossa conversão, tão tamanho, que Ele não só nos oportuniza a possibilidade do milagre, da conversão (através da cruz e do ministério de Jesus), como também, Ele nos ajuda, nos ministrando através do Espírito Santo (nos convencendo ao ouvirmos a pregação da Palavra), como também, apesar de toda Sua ajuda, aos nos convertermos de nosso mau caminho, ELE, se alegra.

O Pai de tudo e de todos, está envolvido com a sua conversão. Quer você no caminho certo, colabora para isso, e se alegra quando você finalmente toma a decisão certa!

Jesus, é a exata expressão do amor de Deus. Nos resgata, nos dá vida eterna, e, se alegra com isso!


E com isso, te levo a algumas reflexões:


01 - A GRAÇA É MUITO MAIOR DO QUE TE CONTARAM:

- Sempre nos disseram que a festa era dos anjos, mas, a festa é diante deles;

- Sim, você pode continuar pregando, falando, e até acreditando que há uma festa dos anjos, pois, eu também entendo que se alguém olhar para Deus festejando, igualmente irá se alegrar!

- Se Deus se alegra, os anjos, também, se alegrariam. 

- Mas, há uma verdade muitíssimo importante em saber que esta festa é de Deus, não de outros, pois, isso, como já disse antes, revela o comprometimento, o envolvimento,  daquele que não apenas faz os projetos, mas, se compromete com eles.

- Deus, não é o autor da história que fica fora dela, Ele anda dentro dela, passeia por ela, caminha contigo, de noite e de dia, Ele trabalha para quem nele confia! (assim diz a canção).

- No entanto, há uma, coisa que você não deve perder de vista...


02 -  A LOGÍSTICA DO RESGATE, EXCEDE O VALOR DO RESGATADO!

- Não há valor em você, ou em mim, que justifique seu resgate;

- Você e eu, não temos qualidades e valores, que justificassem este resgate;

- O que celebramos na ceia é a comunhão e o resgate, como sinais de que um milagre se fez em nossas vidas, apesar de nós!

- A DRACMA resgatada, não valia a festa que a mulher fez;

- As 99 ovelhas, valiam mais que aquela que foi achada;

- O filho que voltou, não valia mais do que aquele que ficou em casa;

- Quando o pai, pega o bezerro cevado e o mata para um churrasco, as vestimentas novas e as dá, além de um anel, para colocar em sua mão... Ele não era merecedor de nada daquilo. O valor dos bens dados à ele, eram maiores do que o valor dele!


03 - HOJE, VOCE ESTÁ PARTICIPANDO DE UMA FESTA, FEITA PARA VOCÊ. MAS ELA VALE MAIS DO QUE VOCÊ!!!!!

- CONTUDO... AINDA ASSIM, como o pai que recebeu o filho de braços abertos, e não fazendo caso de quem ele era e do quanto ele não valia,  ainda assim, tomou todas as decisões de redenção, Deus se alegra da sua presença, hoje, aqui, neste local, para participar desta festa!

- Faço-lhe um alerta, aquele filho que foi embora da casa do pai, que lambuzou-se no pecado e na dissolução, saiu da casa do pai, de um jeito, mas, o filho que saiu, não é o filho que voltou. 

- O que saiu, era apaixonado pelo pecado, o que retorna, está em busca da redenção. Aquele que saiu, não é o que retornou.

- Quem ouve a palavra de Deus, é transformado e vivificado por ela. 

- Acerque-se hoje, desta mesa, não com as convicções de quando estava no mundo, mas, com a humildade de quem está ciente de sua condição individual, afinal, ESTA FESTA VALE MAIS DO QUE NÓS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão