Fome de Deus - Cap 1

 Joamar 31Mar24

Rute 1:1-2
1 - E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; 

2 - E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegou aos campos de Moabe, e ficou ali.


Belém, em hebraico - Bethlehem - Significa literalmente Casa do Pão!

Podemos imaginar uma situação, em que você passe em frente a uma PADARIA, resolva entrar nela para comprar pão. E, então, para sua surpresa - não tem pão, na casa do pão?

Bom é exatamente isso, que está sendo relatado - Belém, a casa do pão, no livro de Rute... não tem pão.

A ausência de pão, gera situações absurdas.

Na época em que Senaqueribe invadiu judá, o cerco foi tão grande, que temos até o caso de duas mães que fizeram um pacto sinistro.

2 Reis 6:28-29 NLT

Mas então o rei perguntou: “Qual é o problema?” Ela respondeu: “Esta mulher me disse: 'Hoje comeremos o seu filho e amanhã comeremos o meu'. Então cozinhamos meu filho e o comemos. No dia seguinte eu disse a ela: ‘Mate seu filho para que possamos comê-lo’, mas ela o escondeu.”

Existe uma outra situação, ocorrida nos tempos de Jeremias, em que o cerco durou tanto, que o pão faltou. Não havia o que comer!

A fome é um estado tão doloroso, que causa traumas. Um grupo de crianças que foi salvo dos nazistas ao fim da guerra, estava tão raquítico, tão faminto, tão dolorosamente com fome, que, ao serem levados para um dormitório, em que serviram comida para eles... não conseguiam dormir! Um psicólogo deduziu que aquelas crianças, depois de comer, não conseguiam dormir com medo de, ao acordar, não ter mais o que comer! Ele então toma a decisão de dar à elas um pão. Um pão para cada uma dormir abraçada. Então, se fez o milagre, pois, com a certeza de que acordariam com o que comer, dormiram finalmente!

É natural, que nos movamos instintivamente, rumo a uma fonte de pão. O simples fato de estarmos com fome, nos move rumo ao pão. É natural - se sabemos que há comida em um determinado local e, estamos com fome, vamos ao local nos saciarmos imediatamente. A fome, te leva ao pão.


QUANDO FALTA PÃO NA CASA DO PÃO, AS PESSOAS SE DESESPERAM!

Beith - casa
Lehem - pão

Como vimos no livro de Rute, o pão faltou na casa do pão. Isso levou um pai, a tomar a terrível decisão de largar tudo o que tinha, inclusive suas terras, para ir para uma terra de um povo que era amaldiçoado, por Deus (os moabitas), pois, soube que lá havia o tão necessário pão.

Se falta pão, na casa do pão, as pessoas vão em busca de boatos, se envolvem com coisas que não deveriam, buscam, comida, em lugares em que Deus não recomenda. Mesmo que o lugar aonde vão buscar pão, seja, amaldiçoado!

Elimeleque, cometeu este erro. Morreu no lugar amaldiçoado. Assim como seus dois filhos, com ele.

Fome chegou? Chega também a inquietação. Chega também a ansiedade. Chega também o pecado. Chega também o egoísmo. Na ausência da saciedade, vem a insaciedade, vem a angústia da alma, vem o desejo de suprir, a qualquer custo, de preencher o vazio da alma, com qualquer coisa que esteja disponível. 

Sim, todos temos um buraco na alma, do tamanho de Jesus! Todos temos um buraco na alma, que só Deus pode preencher. Todos temos esta fome desesperada de Deus, que SÓ DEUS, pode preencher!


BELÉM É UM RETRATO DA IGREJA

Amós 8:11 - Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não a fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

A Igreja tem por papel, ser o lugar aonde se deve achar o pão. Jesus, o pão da vida, deveria ser encontrado nas igrejas.

Mas, temos cometido o erro de colocar o homem, como centro de nossas reuniões e culto. Mesmo nas pregações, mesmo que bem intencionadas, focam em agradar ao homem, de satisfazer suas necessidades. Louvores, que emocionam, mas não são para Deus, são para o homem. 

Quando fazemos estas coisas, estamos dando o que o povo quer ouvir, mas, não o que o povo precisa ouvir. E é aí, que, começamos dar com falta de pão, na casa do pão.

Se persistimos nestes erros, somos igual a padaria do exemplo inicial, pois, apresentamos uma falsa propaganda. Venha, à casa do pão.... que não tem pão para oferecer!!!!

Pessoas famintas, veem à igreja, esperam alimento, são engodadas, com ilusões, que apenas os fará retornar, novamente famintos, para que, como em mesas de negócios, suas expectativas e sonhos, sejam manipuladas, negociadas, por pregadores sem escrúpulos, ou, verdadeira vocação e chamado da parte do Senhor, os usem, para benefício próprio. 

Você, pode mudar isso. Nós podemos mudar isso. E é simples: - Se temos verdadeira fome de Deus, então, preenchamos nosso vazio existencial COM DEUS!

Digamos não às falsas doutrinas, ao falso evangelho, às pregações vazias, a ausência de Deus nos cultos. Se Ele não estava no culto, então, Ele não recebeu nosso culto. Ele se recusou a aceitar nossa adoração. Isso deveria nos deixar constrangidos, jamais satisfeitos! Portanto, o primeiro grande passo é - VAMOS COLOCAR DEUS NO VAZIO DE NOSSA EXISTÊNCIA.


QUANDO FALTA PÃO NA CASA DO PÃO, AS PESSOAS DEIXAM A CASA DO PÃO

Elimeleque, abandonou suas terras. Abandonou sua terra natal. Abandonou a promessa. Descreu que haveria uma providencia. Deixou de acreditar que na casa do pão, voltaria a haver pão!

A ausência do pão, como já dito anteriormente, é o motivo de muitos abandonarem a casa do pão. 

Muitos, por causa da falta de pão, se entregam a heresias. Falsas profecias. Falsos dons. Falsos ministérios. 

Em 1.966 Erlo Stegen, foi desafiado a orar por uma moça endemoniada. Orou, nada aconteceu. Questionou seu ministério. Quis desistir. O Espírito Santo o convenceu que o problema era que ele não tinha santidade suficiente. Então, ele começou a jejuar e orar fervorosamente. Convocou seu líderes e todos os meses, por 3 dias, eles ficavam em jejum e oração, em busca de um batismo sobrenatural. Liam Atos 2 e 3 diariamente. E pediam para que Deus lhes revestisse. De repente, sem que nada de espantoso fosse feito, ou tivesse acontecido, as pessoas começaram a chegar para orar, aumentando o volume a cada dia, com pessoas aparecendo cada vez mais, orando, clamando por perdão de seus pecados, entre elas, certo dia.... a moça endemoniada apareceu, curada, com sua família, sua aldeia... seu testemunho foi sendo contado, milagres acontecendo, pessoas sendo curadas, libertas... hoje, a missão Kwa Sizabanto possui um templo para 15 mil pessoas, que se reunem todos os dias, para orar e proclamar os milagres que ali acontecem... diariamente.

O convite para você hoje, é que, ao invés de abandonar a casa de pão, na ausencia dele, você o busque, através da santificação de seus dias. Sejamos famintos de Deus, então, preenchamos nossas vidas com ELE.


QUANDO VOLTA A TER PÃO NA CASA DO PÃO - AS PESSOAS CORREM PARA A CASA DO PÃO

É simples. Se tem pão. A notícia se espalha.

Noemi, a sogra de Rute, ouve um rumor: - Agora, há pão, em Belém (a casa do pão). Ela então, decide voltar para lá. Tenta livrar-se das noras, mas, Rute a acompanha. De fato, há pão, há trigo, tanto que ainda dá para deixar a parte dos pobres para comerem e não morrerem de fome.

A presença do pão, trouxe até mesmo a justiça e as boas práticas religiosas para a Casa do Pão.

A história dos avivamentos, nos mostram, como no caso da África que citei, ocorrida em zulus, mas, podemos falar da Rua Azuza, e de tantos outros...enfim, nos avivamentos, uma coisa que voa rápido, é a boa notícia: - LÁ TEM PÃO. Vá naquele lugar, que existe pão fresco vindo dos céus!

Desde que iniciei minhas pregações aqui, tenho dito à voces: - Vamos entronizar à Deus. Vamos colocar Jesus como o centro de nosso culto. Vamos buscar ter comunhão entre nós e com Deus. Deixemos o Espírito Santo passear e ter liberdade entre nós, que o restante, DEUS FARÁ.

Creio fortemente que o sinal espiritual de nossa genuína adoração, subirá como um cheiro suave para as narinas de Deus. Que, assim como passamos na porta da padaria e sentimos aquele cheiro gosto de pão fresco, as pessoas também sentirão. O boca-a-boca vai acontecer. Em terras longínquas saberão que aqui HÁ PÃO. Há pão na casa do pão!

Você tem nosso compromisso, de aqui, sempre haverá pão fresquinho, descendo dos céus, para alimentar sua alma, não com falsa alegria, nem com motivação meramente emocional, NÃO, com o pão da vida = JESUS.

Ele traz plenitude. Ele traz satisfação. Ele traz gozo. Ele traz contentamento. Ele traz realizações. Ele traz testemunho e vida. Ele traz o cumprimento de promessas. 

Cultos em que ELE está presente e seu Espírito Santo se manifesta = nos dá plenitude = PORQUE HÁ PÃO, NA CASA DO PÃO.

Este sermão está sendo pregado no dia da páscoa. O dia em que devemos nos lembrar da morte e ressurreição do Cristo. Lembramos do papel que ele cumpriu, 2.000 anos atrás.... e, agora, neste domingo, o primeiro dia da semana - ele já resssuscitou, aonde havia morte, há vida, aonde havia motivo de choro, agora é de alegria... ELE ESTÁ VIVO.

O pão vivo, que desceu dos céus, está presente na casa do pão e é esta pão, o pão da vida, que lhe apresento hoje, para que voce preencha o vazio do coração com ELE e haja em ti CONTENTAMENTO.

Volte mais vezes. Venha banquetear-se na casa do pão, pois, aqui, TEM PÃO. Não há falsa propaganda. Sinta a presença e o poder do pão da vida, tomai, comei, satisfazei o vosso coração e sacie-se na presença do PAI.

GLÓRIAS À DEUS

Tenho convicção disso:
- Quando a notícia do pão se espalha, a gente não vem sozinho na casa do pão. Nomi, voltou com Rute;
- Até os pródigos voltam, acompanhados. Mesmo aqueles que abandonaram a casa do pão, ao saberem que voltou a ter pão, voltarão felizes com a notícia e trarão outros com ele.

O melhor evangelismo, possível, é a sua CONSAGRAÇÃO PARA QUE A CASA TENHA SEMPRE PÃO.

Façamos este pacto hoje: - Nos consagrarmos para que haja sempre pão, na casa do pão!


João 6:35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profetizando um 2025 Melhor - Sermão temático, textual e expositivo de 03 pontos

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Sermão Expositivo: A Videira Verdadeira (da série Frutifique)