Pontos para ponderarmos sobre texto e pensamento externo usando ancoragem biblica.



Um problema que temos, com o sectarismo, pode ser relacionado com a necessidade de provarmos os pontos de equívocos doutrinários.
Esta tarefa fica quase impossível, visto que, o sectário foi forjado, por anos, a afirmar sempre, sob quaisquer circunstancias, que o grupo dele detêm a verdade, mas, que os demais, coitados, ainda estão em fabulas humanas, ou coisas do tipo.
Como entender isso?
Alguns exemplos:
- Um irmão, bem intencionado, um dia, lendo a bíblia, entendeu que deveríamos guardar o sábado e que deveríamos sim, praticar varias das coisas que eram do culto e ordenanças judaicas (o guardar de comidas, por exemplo). Este irmão, crente, lendo a Bíblia, concluiu isso. Então, ele teve uma TEORIA e usou vários pontos bíblicos para apoia-la. 

A isso, podemos definir como CONCEITO EXTERNO (algo que eu acho e penso), usando apenas textos internos, como pretextos (ancoragens) para os meus pensamentos.

Logo, se eu consigo prova-los, biblicamente. Concluo que se são comprovados biblicamente, então, são a verdade absoluta (mesmo que eu esteja usando os textos fora de seus contextos originais).

Esse irmao logo pensa que, se ele está certo, ancorado na biblia e, se todos discordam, LOGO, apenas seu grupo tem a verdade e todos os demais grupos, por conseguinte, estão na mentira. 
São COITADOS!. Acéfalos.  Descrentes. Infiéis. Indignos da comunhão! 

Mas vejamos o perigo do texto ou pensamento externo, ancorar-se em um texto interno:

- Pensando assim, os defensores da causa homossexual,
defendem que Davi e Jonatas tinham um caso e que a Bíblia, por relatar isso, apoiaria o homossexualismo.

Motivo: - Davi amava Jonatas com amor maior do que o de muitas mulheres. 

Veja bem, para qualquer estudioso bíblico, que não seja um lutador da causa em pauta, entenderá que o escritor apenas quis demonstrar o quanto Davi amava Jonatas. Que era seu cunhado e tinha livrado ele da morte por Saul!. Nada mais que isso. Mas o texto externo, apoiado no texto interno, gera um pretexto!. Chamamos isso de texto, sem contexto, que vira pretexto.

- Outro exemplo, poderíamos indicar, seria o do, suposto, retorno de Samuel para falar com a pitonisa. Um espirita, ou defensor desta doutrina, sempre será contundente neste tópico, afirmando sem sombra de dúvidas que a Bíblia relata a possibilidade de alguém retornar da morte e que portanto, a Bíblia contém o apoio a essa doutrina. Mas, se você analisa todo o contexto bíblico, perceberá que Deus abomina o ato ali praticado e havia determinado a extinção destas pessoas entre Israel, portanto, não há apoio bíblico algum. Some-se ao fato de que, sob esta ótica, podemos então reavaliar o texto e contexto e entender que Samuel, de fato, não aparece ali. Podendo ter aparecido, ou não, dependendo do seu enfoque, alguém. Pois, neste texto, ao que parece só uma pessoa vê algo e vem a ser a pitonisa, justo a que podia manipular o ambiente e conteúdo da suposta visão.

- Ultimo exemplo. São os mórmons. A Bíblia, por Paulo, deixa claro que se um anjo vindo dos céus, nos trouxer outra palavra, diferente desta, que seja anátema. Ou seja, abominação. Por isso devemos rejeitar. E o anjo Moroni faz o que?. Traz OUTRA revelação. Para um cristão, isso basta. Mas para um mórmon, sempre haverá uma ótima explicação para isso e convencem muitas pessoas desta sua “verdade”.

Podemos dizer o mesmo das TJ? Os entendimentos deles são totalmente equivocados e mudam com o decorrer dos anos. Mas, o que vale não são os textos bíblicos,  e sim, as revelações do conselho governante sobre eles. 

É o mesmo que ocorre com a IASD, com os escritos de Ellen White.  Ataque os pensamentos dela e você descobrirá que são capazes de se ofender mais com uma ofensa à ela, que a Cristo!

Conclusão deste rápido texto:
- Alguém poderá dizer, em um grupo, que a salvação só acontece na igreja dele. E então, ele ficará cavando textos bíblicos para ancorar esta “verdade”. Ou poderá ter sido treinado a dizer que somente sua igreja obedece a doutrina apostólica (que aliás, em nenhum lugar da Bíblia está dizendo para nos seguirmos esta doutrina, ou que, quem a seguir está correto e quem não a seguir eerrado) e que todas as demais igrejas, portanto, não seguem e que por isso, somente as pessoas deste grupo irão aos céus. Os demais, coitados deles, não poderão ir aos céus infelizmente, pois, não fazem parte do nosso grupo. 

SIM. Infelizmente ainda existem grupos que assim pensam em nossos dias. Precisamos investir tempo e paciência, na vida destas pessoas (daqueles que quiserem ouvir claro), para que entendam que, embora lindo o seu argumento, ele está totalmente fora do contexto bíblico. E mais grave ainda, longe dos propósitos divinos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão