3 lições de vida que aprendemos com Elias

Joamar 12mai24

Proposição: Falar da história de Elias. Tesbita, de uma cidadezinha sem outro histórico que não o dele, apareceu na côrte, teve acesso ao rei Acabe e sua esposa Jezabel. Não foi indicado por alguém. Não tinha arranjos familiares. Foi, só,entre pela fé, alcançando espaço, para ser ouvido e respeitado. No entanto, quando fez seu maior milagre, que foi o de restaurar a fé em Deus enfrentando 400 profetas de Baal e a rainha, se viu perseguido, teve que ir pra um deserto, num rio que secou, enfrentou a escassez, entrou em depressão, pediu a morte, foi sustentado por corvos, falou com Deus, quase que fisicamente o viu, tendo sobrevivido a isso, se viu com autoridade e fé pra determinar tempos de seca, e, coma mesma fé, fez chover. No auge de sua depressão. Recebeu de Deus a incumbência de ungir os reis que seriam os julgadores de Judá e Israel, depois, definir antes seu sucessor, Eliseu, tendo alcançado a graça de não ver a morte. Subindo aos céus vivo.

Elias foi um grande profeta de Deus, que fez vários milagres. 

Mas ele não era o super-homem. 

Elias era uma pessoa como você e eu. 

Ele confiou em Deus e fez Sua vontade e Deus o usou para fazer grandes coisas! 

Nós também podemos ser usados por Deus, como Elias.

Podemos aprender várias lições importantes com a vida de Elias:


 3 lições de vida que aprendemos com Elias

1. Oração tem poder

Tiago 5:17-18 mostra que Elias era uma pessoa normal mas ele sabia que a oração tem poder. Ele orou fervorosamente e com fé e Deus atendeu sua oração! A Bíblia diz que quando oramos com fé e de acordo com a vontade de Deus, Ele atende nossos pedidos.

A oração traz intimidade com Deus. Elias orava muito, por isso ficou muito próximo de Deus. Deus respondia às orações de Elias e Ele também responde às nossas orações. Se você quer ver o poder de Deus em sua vida, ore!


2. Depressão tem solução

A vida de Elias nem sempre foi fácil. Depois da grande vitória sobre os sacerdotes de Baal, Elias teve de fugir da ira de Jezabel, que o queria matar. Elias ficou tão deprimido que até quis morrer! (1 Reis 19:3-4) Mas depois de um encontro com Deus, ele recuperou o ânimo de viver.

Depressão não é o fim. Assim como Deus ajudou Elias a recuperar, Deus também pode restaurar a vida de quem tem depressão. Depois de sua depressão, o ministério de Elias continuou com força. Confie em Deus, a tristeza não durará para sempre!


3. Deus sustenta

Elias aprendeu a confiar totalmente em Deus. Enquanto esteve escondido de Acabe, Deus o sustentou milagrosamente com a ajuda de corvos (1 Reis 17:5-6). Deus também sustentou uma viúva muito pobre que ajudou Elias, fazendo sua farinha e seu azeite se multiplicarem (1 Reis 17:15-16).

Todo sustento vem de Deus. Nos momentos mais difíceis, quando não sabemos onde vamos encontrar sustento, podemos confiar em Deus. Ele não abandona quem O ama. Quando nos dedicamos à vontade de Deus, Ele nos dá aquilo que precisamos, mesmo quando a situação parece impossível.

A vida de Elias pode parecer muito diferente da sua, mas, essas três lições de vida valem para todos. O mesmo Deus que agiu na vida de Elias também pode agir na sua!

Créditos da mensagem original.

https://www.respostas.com.br/3-licoes-de-vida-que-aprendemos-com-elias/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profetizando um 2025 Melhor - Sermão temático, textual e expositivo de 03 pontos

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Sermão Expositivo: A Videira Verdadeira (da série Frutifique)