Naamã - Cura, conversão, mudança de trajetória com 1 só encontro com Deus

Certo dia, a menina disse à sua senhora: “Como seria bom se meu senhor fosse ver o profeta em Samaria! Ele o curaria da lepra!”.

2 Reis 5:3 

Naamã (em hebraico: נַעֲמָן, "agradabilidade") era um comandante dos exércitos de Benadade II, no tempo de Jorãorei de Israel. Ele é mencionado em 2 Reis 5 

Narrativa

De acordo com a narrativa, ele sofria de tzaraat.[1] 
Quando a escrava hebreia que espera a sua esposa diz a ela de um profeta em Samaria que poderia curar seu mestre, ele logo obteve uma carta de Benadade para Jorão, em que o primeiro pede a Jorão que providencie a cura de seu súdito Naamã, que logo a envia para Jorão.
O rei de Israel suspeita que neste pedido impossível - para ele - seria um pretexto da Síria para depois começar uma guerra contra ele, e rasga suas vestes.
Quando o profeta Eliseu ouviu sobre isso, ele pede que o rei deixe Naamã vir até ele.
Mas ao invés de pessoalmente receber Naamã, quando este chega a casa de Eliseu, Eliseu simplesmente manda um mensageiro para a porta que diz a Naamã para curar sua lepra se imergindo sete vezes no rio Jordão.
Naamã, que esperavam que o próprio profeta viesse falar com ele e fazer algum tipo de ritual mágico impressionante, com raiva se recusa e se prepara para ir para casa.
Somente após os escravos de Naamã sugerir ao seu mestre que ele não tinha nada a perder, pelo menos fazendo uma tentativa, ele faz o que Eliseu disse e logo ficou curado.
Naamã volta à Eliseu com presentes caros, e Eliseu se recusa a aceitar.
Naamã também renuncia ao seu ex-deus Rimom depois de ser curado por Eliseu e aceita o Deus de Israel.[2]

Naamã também é mencionado em Lucas 4:27 do Novo Testamento como um exemplo da vontade de Deus para salvar as pessoas que são consideradas pelos homens como menos piedosas e indignas da salvação.

Como a Septuaginta, o Antigo Testamento em grego, usa a palavra baptizein para a imersão que cura o pagão Naamã, o que também ocorre no Rio Jordão onde Jesus Cristo foi batizado muitos séculos depois, os cristãos muitas vezes interpretam a história Naamã como uma prefiguração do batismo cristão das nações pagãs. Alguns disseminaram a falsa idéia doutrina de que, por isso, o batismo também traria cura, se alguém de fato fosse convertido. Não é exatamente isso que podemos aprender deste texto e contexto. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profetizando um 2025 Melhor - Sermão temático, textual e expositivo de 03 pontos

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Sermão Expositivo: A Videira Verdadeira (da série Frutifique)