Promesssa, Presença, Palavra e Poder

Promessa, Presença, Palavra e Poder

Inspirado em pregação Pr Hernandes Dias Lopes
Preguei no Horto em 24nov23 
Em Joamar em 26nov23


TEXTO

Marcos 4:34-41

Jesus apazigua a tempestade 

35 E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para a outra margem.

36 E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos.

37 E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia de água.

38 E ele estava na popa dormindo sobre uma almofada; e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos?

39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.

40 E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?

41 E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: Mas quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? 


INTRODUÇÃO

1. Jesus acaba de dar uma série a beira mar, nela, estão várias das suas mais conhecidas parábolas, como a do semeador, da semente pequena da mostarda, que dá uma árvore frondosa, a parábola da candeia (qual é o melhor local para se colocar uma lâmpada, se embaixo da cama ou no alto), a da semente que, uma vez tendo se desabrochado, como em forma de fruto, mostra que é a hora da sua colheita... 

2. Em Matheus, capitulo 8 vemos uma sucessão de curas e milagres, bem como, diálogos com religiosos, que antecedem ao que ocorre neste capítulo de Marcos. Ele cura um leproso e a sogra de Pedro. Cura à distancia o servo do Centurião de Cafarnaum. Tem um diálogo com pessoas, como devem segui-lo. E neste diálogo, ocorrido em Matheus, ele deixa transparecer seu cansaço.

Pregadores sabem o quanto uma pregação nos deixa exaustos. Há estudos, nos quais, são retirados sangues para exames clínicos de um pregador, antes deles subirem ao púlpito e, depois, quando descem e ali são feitas as medições, e, se constaram que perdemos muitas proteínas, entre outros produtos importantes para a manutenção de nosso corpo. Pesquisadores cristãos, concluíram que, no ato de pregar está envolvida uma das maiores batalhas físico espirituais, e, nestas batalhas, o pregador se oferece como receptáculo para ação do Espirito Santo, todavia, é também atacado por todas as hostes espirituais, para que, não consiga se efetivo no entregar da mensagem. 

Ou seja, enquanto pregamos, estamos numa batalha feroz, entre nossa mente, corpo, com o Espírito Santos e com os espíritos que nos cercam.

Concordo com estas análises, pois, frequentemente, depois que prego fico exausto. Tenho tremedeiras pelo corpo. Tenho cãibras. E é notório, que pastores, após pregar saem do culto com fome de leão. Talvez venha daí, o apetite e barrigão de alguns (rsss).

Imagino as dimensões do cansaço de Jesus, após uma série de sermões, curas, conselhos íntimos... é por isso que, penso eu, que ele faz um comentário: 

Mateus 8:20 - E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. 

É neste espírito, ou seja, é com esse estado físico, beirando a exaustão, que Ele dá a ordem... Entremos no barco e atravessemos ao outro lado.


PROPOSIÇÃO 

Nossa proposta é aprender com o que ocorreu nesta travessia e trazer um olhar panorâmico, da cena, para compreender as lições que o Mestre nos deixa, numa simples travessia de um grande lago.

Sentença Interrogativa: 

O que acontece quando Jesus nos dá uma ordem explícita: - Entremos no barco e atravessemos o mar!

Sentença de Transição:

A primeira coisa que podemos aprender é que, se Ele deu a ordem, devemos cumprir!


I. PRIMEIRO SUBTÍTULO - PROMESSA

- Jesus, deu uma instrução muito específica: - Entremos no barco e atravessemos o mar!     

- Entrar no barco e atravessar, era o processo sugerido por Jesus, isso nos faz refletir sobre nossos próprios desafios:

a) - o caminho da salvação, é uma promessa de que Ele estaria conosco;

b) - o casamento, em que Ele diz que prometeu que estaria;

c) - um emprego....

d) - um ministério....

e) - uma igreja....

- A situação em que você se encontra, na qual, a promessa é tudo o que você tem para se apegar e se segurar agora.

- A promessa, é algo que sentimos, como a convicção de que Jesus quer que estejamos ali, e, que Ele PROMETEU estar ali conosco, passando pelo mar, passando por aquela situação.


Sentença de Transição:

A convicção de que estamos DEBAIXO DE UMA PROMESSA, nos dará sempre a segurança para nos mantermos no alvo. 

Jesus prometeu que atravessaríamos? Então sigamos rumo ao alvo da promessa.


II.SEGUNDO SUBTÍTULO - PRESENÇA

- Jesus entra no barco;

- Sim, Ele está dormindo, foi lá para a polpa descansar;

- Lembra que falei do seu cansaço, da sua exaustão? Este homem-Deus, está em um momento de cansaço, de exaustão, então, resolve descansar e deitar;

- Exausto, Ele dorme;

- Mas havia uma batalha espiritual, lembrem-se. Ele havia mexido com um mundo espiritual, curado, libertado, orientado, e o mundo ao seu redor, iria retaliar;

- Contudo, este mundo ao derredor, não pode mexer com Jesus. Não pode mexer com o seu poder;

- Mas irá mexer com você. Nesta história, você, eu, nós, somos o elo fraco;

- Jesus é intocável. Nós, a natureza, aquilo que nos cerca, não somos resilientes e fortes o suficiente para não nos vermos assustados diante das batalhas;

- Mas não se esqueça, na hora das lutas, que Jesus está PRESENTE. Ele não mandou você atravessar a vida, entrar naquele casamento, trabalho, ministério, situação e te abandonou. Ele prometeu: - Eis que sempre estarei CONVOSCO. Logo, na angústia, no susto, no momento de desesperança, lembre-se... ELE ESTÁ PRESENTE. É a PRESENÇA de Jesus, em sua vida, que deve lhe dar lastro, para vive-la em plenitude de vida.

Sentença de Transição

- Contudo, há momentos em que as tempestades se levantarão e a PALAVRA de Jesus precisará ser lembrada e colocada em prática.


III.TERCEIRO SUBTÍTULO - PALAVRA

- O mar fica revolto. Uma tempestade se forma;

- Os discípulos, a princípio, começam a lutar com suas forças;

- São pescadores em sua maioria, trabalhar no mar, pegar algumas ondas, resolver as coisas com sua própria experiência, lhes era comum;

- Até que a desesperança bate, até que o medo, de não iriam sobreviver, se sobrepõe às convicções;

- A segurança que tinham quando saíram da praia, após ver tanta coisa maravilhosa acontecer, já não existe mais;

- Por vezes, em meio ao caminho da vida, nos vemos assim... inseguros, perdemos as convicções, perdemos nossa fé, achamos que tínhamos habilidade para atravessar, para passar para o outro lado, daí, as situações se impõem, mostram nossa pequenez, mostram que não há nada que possamos fazer, naquela situação e então, o desespero nos acomete, nos invade e então, chegamos aos pés de Jesus, e, como os discípulos falamos: - Mestre, não te importa que pereçamos?

- A atitude dele, será sempre longanima, todavia, sempre cabe mais um ensino e nesta hora, Ele nos ensina: E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?

- Sim, Ele vai nos salvar. Mas Ele também quer que confiemos na PALAVRA dele. E a PALAVRA dele, não era de que atravessaríamos o mar? Porque então, ficamos tão temerosos diante das situações? Porque não confiamos e, ao invés de entrarmos em pânico, não declaramos a Palavra? Porque não escolhemos confiar e determinar que tudo o que nos cerca deve submeter-se A PALAVRA?

Sentença de Transição

- Uma coisa que precisamos entender, é que há PODER na PALAVRA de Jesus.


IV.QUARTO SUBTÍTULO - PODER

- Quando Jesus ordena ao mar - Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.

- Imediatamente, vem sobre os discípulos um temor, ainda não experimentado... QUEM É ESSE?

- Mas quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? 

- Aonde Jesus está, seu PODER manifesta.

- Aonde Jesus está, seu PODER reina.

- Aonde Jesus está, seu PODER determina o que vai ou não ocorrer.

- Você e eu, fomos desafiados a termos a ousadia de compreender que, se houve uma PROMESSA, há uma PRESENÇA, a PALAVRA foi dada e o PODER se manifestará em nosso favor.

- Temos que viver esta realidade. Jesus, cobra dos discípulos que vivam esta realidade. 


Sentença de Transição

- Ele espera que você saia da primeira fase do evangelho, no qual, você só recebe, ouve, assiste aos milagres, e vá para outra fase, na qual, você é partícipe (parte ativa) dos milagres. Exercendo autoridade e poder, que estão no Nome de Jesus, mas, que estão expressos na PROMESSA, de que estaria PRESENTE, e que sua PALAVRA lhe daria PODER e autoridade para agir no NOME DE JESUS.

- Temos que viver esta nova realidade, que nos foi proposta por Ele. Vivamos!


CONCLUSÃO

1 - Falei de PROMESSA

2 - Falei de PRESENÇA

3 - Falei da PALAVRA

4 - Apresentei o PODER de Jesus, todos atuantes em nosso favor.


E quando falamos do PODER de Jesus, podemos analisar quem é este que tem tanto poder e surpreenderemos o mundo com as verdades sobre ele:

- Quem é este que tem poder sobre o mar? 

- Quem é este que tem poder sobre a saúde e a doença?

- Quem é este que os cegos veem? 

- Quem é este que cura leprosos?

- Quem é este que ressuscita os mortos?

- Quem é este Jesus?


E a resposta está neste livro, chamado bíblia sagrada:

- O filho unigênito de Deus Pai, que nasceu, viveu, se deixou ser crucificado, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna;

- É o verbo que se fez carne, estava com Deus, era Deus, mas, se prontificou a descer para nos salvar;

- A brilhante estrela da manhã;

- O pão vivo que desceu dos céus;

- É aquele, que por Ele e para Ele são feitas todas as coisas;

- É o leão de Judá;

- O caminho, a verdade e a vida;

- O Cristo, o ungido, filho do Deus vivo;

- A ressurreição e a vida, pela qual, ninguém irá ao Pai, se não for por Ele;

- O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo;

- Aquele no qual, habita a plenitude da divindade;

- O resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles. Hebreus 1:3-4

- Este é JESUS. É deste a PROMESSA, a PRESENÇA, a PALAVRA e o PODER do qual estamos falando.

EIA!!!!!... 

É DELE QUE FALAMOS. É QUE ELE QUEM PROMETEU, TEM PRESENÇA AQUI HOJE, SUA PALAVRA ESTÁ VIVA E EFICAZ E TEM PODER PARA MUDAR TODAS AS COISAS!!!!


CREIA!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão