Exigências do discipulado

 “Segue-me”, ou no “Vinde após mim” em algumas passagens registradas nos Evangelhos.


Marcos cap 8, 9 e 10, Jesus leva seus discípulos para um caminho que não conhecem. Esta jornada é o caminho do discipulado.


Discipulado ligado na ação da graça: 

- Graça preciosa é o tesouro no campo, por amor do qual o homem sai e vende com alegria tudo quanto tem; a pérola preciosa, para adquirir a qual o comerciante se desfaz de todos os seus bens; 

- O governo régio de Cristo, por amor do qual o homem arranca o olho que o escandaliza; 

- O chamado de Jesus Cristo, ao ouvir do qual o discípulo larga as suas redes e o segue.


Essa graça:

- preciosa porque chama ao discipulado, e é graça por chamar ao discipulado de Jesus Cristo; 

- preciosa por custar a vida ao homem, e é graça por, assim, lhe dar a vida; 

- preciosa por condenar o pecado, e é graça por justificar o pecador.

 Graça preciosa, pq é a encarnação de Deus!


Essa é a graça de Deus para os discípulos.

É uma jornada a ser empreendida.


Contudo, essa jornada é acompanhada de algumas exigências: obediência, arrependimento, submissão, compromisso e perseverança.


Vamos aos 3 pontos:


1o Ponto é  o segue-me:

Segue-me - Mateus 9.9, está no imperativo, uma ordem.

Mateus, pecador reconhecido. 

O arrependimento não é menos evidente nos chamados dos outros discípulos, pois o “segue-me” é imediatamente precedido pela mensagem “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus” (Mt 4.17). 

Jesus chama puros e impuros,  pecaminosos e obedientes. Chamou o cobrador de impostos que ficava fora da comunidade de adoração (Mc 2.14), assim como também chamou o Zelote (Lc 6.15), bem como o pescador (Mc 1.15ss). Ele chamou pessoas para segui-lo com a consequência de que deixaram o barco, a barreira de pedágio e a família, revelando um conhecimento surpreendente daquele chamado.


2o ponto é tomar o jugo, envolver-se.

Jesus ilustra o chamado como colocar um jugo “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossa alma” (Mt 11.29). A figura do jugo sugere muitas coisas. Todavia, a ideia principal é a submissão a Cristo na obra para qual foram comissionados. O jugo é também uma conexão entre submissão e sujeição. “Submeter” deriva-se de duas palavras latinas, sub (“sob”) e mitto, ou mittere (“colocar”). Dessa forma submissão significa colocar-se sob a autoridade de outrem. O vocábulo “sujeitar” também é derivado de duas palavras latinas, neste caso sub (“sob”) e iacto, actare (que significa “lançar” ou “jogar”). Significa ser colocado sob a autoridade de outrem.

Quando Jesus emprega esta figura, está dizendo que o seguir é submeter-se a ele. É recebê-lo como Senhor de toda a vida.


Charles Spurgeon, via o chamado “tomai sobre vós o meu jugo” como o seguinte significado:


Se você for salvo por mim, eu serei seu Mestre e você será meu servo; você não pode me aceitar como Salvador, se não me aceitar também como legislador e comandante. Se não fizer o que eu requerer de você, não encontrará descanso para sua alma.


3o comprometimento.

É impossível seguir Cristo sem estar completamente comprometido com ele.

Falta de compromisso significa desviar-se do caminho ou afastar-se dele. De igual modo, é impossível ter um compromisso com Cristo, se não houver o “seguimento”. A falha em segui-lo significa, na verdade, estar comprometido com outros interesses ou com outras pessoas.


2 evangelhos?

Um que exige somente a fé.

Outro exige além da fé, compromisso.

Tem quem critique. 

Gálatas 1.6-9. Aqueles que adotam a primeira posição não negam que o compromisso em si seja necessário para o crescimento na vida cristã. Negam, entretanto, que o compromisso é primordial, no sentido de que não há seguimento sem compromisso. Não há discipulado sem compromisso.


Seguir a Cristo, não se constitui em um ato isolado. Não é uma atitude realizada uma vez e nunca repetida. O “seguimento” é um compromisso para a vida toda, que só será efetivamente cumprido na eternidade.

 

Discipulado é o seguir em santificação. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão