Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2023

Não se turbe o vosso coração

 Joamar 24set23 14 -1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim; Proposição: Jesus está dando seus últimos conselhos. Eles já estão cientes de que estão nas últimas horas come ele. Acabaram de sair da Santa Ceia. No capítulo anterior,  ele havia jogado limpo. O traidor já havia sido despachado para sua missão de traição.  João 13:33 Meus filhos, estarei com vocês apenas mais um pouco. E, como eu disse aos líderes judeus, vocês me procurarão, mas não poderão ir para onde eu vou. E Jesus sabe que Judas e os soldados estão vindo... E procura fincar a confiança deles. Interessante que aqui está Jesus, Deus encarnado, para nós cristãos,  dando conselhos para que a confiança seja restabelecida.  Mas isso não é a primeira vez. Uma curiosidade é que Jesus, em grego Iesos, ou, Iesus,  é Yeshua, em aramaico, ou, Yehoshua em hebraico. Interessante que este é o nome hebraico de Josué.   E em J osué 1:5 Enquanto você viver, ninguém será capaz de lhe resistir, pois eu estarei

Deixando excelente legado

 Texto base Atos 5 - 1 a 11 Ananias e Safira PROPOSIÇÃO Bispo Jamir Ao pensar em herança e legado. Pensamos em um pós morte, em que, herdeiros sentam em torno de uma mesa, na expectativa de saber quais bens ficarão para si, em eventual partilha. Mas o legado espiritual, pode e deve ser recebido e percebido, conosco ainda em vida. Não deve ser só para a posteridade,  após sua vida, mas  em vida, influenciarmos.  Ananias e Safira,  parece Essa é fora desse contexto, mas, não é.  A multidão dos convertidos, atuavam em comunhão, inclusive de bens, Barnabé foi um destes. Algo positivo, gerou inveja e máscara em Ananias e Safira.  1 Temer a Deus 2 Obedecer a Deus 3 Seguir a Deus 3 reflexões: 1 - O que devemos ter no coração; - temor, gerado pelo conhecimento de quem é Deus; - podemos deixar este legado, aos nossos, de alguém que de dato temeu a Deus e viveu isso; 2 - Disciplina, traz temor - o ocorrido com Ananias e Safira,  trouxe temor à aquela igreja nascente;  3 - Temor te capacita a ser

Mais maravilhoso é dar que receber (perdão e serviço)

Joamar peguei na época do Pr Marco Lucas 6 37 “Não julguem e não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.  38 Deem e receberão. Sua dádiva lhes retornará em boa medida, compactada, sacudida para caber mais, transbordante e derramada sobre vocês. O padrão de medida que adotarem será usado para medi-los”. Atos dos Apóstolos 20 35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber . Sempre que vemos estes textos, sendo expostos, eles o são aplicados ao momento das ofertas. Se lançarmos na internet. Eles aparecem junto aos melhores textos para dízimos e ofertas. Mas, quero refletir que não é exatamente sobre dízimos e ofertas que estes textos tratam. Lucas 6 está dentro do contexto do sermão das bem venturanças. Ou o sermão da montanha. E, antes de falar de dar... Jesus está falando de perdão. Ele está falando de DAR pe

Introdução ao amor verdadeiro

Romanos 13 8. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor fraterno, com que deveis vos amar uns aos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei. 9. Porquanto os mandamentos: “Não adulterarás”, “Não matarás”, “Não furtarás”, “Não cobiçarás”, bem como qualquer outro preceito, todos se resumem neste mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. 10. O amor não faz o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei. 11. Fazei desta maneira, discernindo o tempo em que vivemos. Pois que já é hora de despertardes do sono; porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. 12. A noite vai passando e chegando ao seu final; o dia logo alvorecerá. Portanto, abandonemos as obras das trevas, e revistamo-nos da armadura da luz. 13. Vivamos de modo decente, como em plena luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavenças e invejas. 14. Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não

Vem! Só vem!

 Mateus 14:26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Baseado em pregação Pr Silmar  O olhar nosso, anuviado pelas circunstâncias que se apresentam, nos atrapalha.  Como é a cena desse versículo.   Desconsideramos,  ou, esquecemos quem nos chamou e pra que fomos chamados.   Pedro, se expôs. Aqueles,  que como ele, se arriscam, se expõem,  estarão realizando coisas que àqueles que optaram pela ñ exposição,  deixaram de realizar. Vidas de medo, frustrações e ansiedades,  são vidas que nada realizaram, porque não se atreveram a caminhar sobre as águas,  ou seja, a caminhar pela fé.  Viver sem se expressar,  com liberdade, é ñ assumir nosso papel em Cristo, que ñ só liberta, mas dá poder sobre as circunstâncias. E muda as circunstâncias,  pois, em Cristo há liberta e tudo é santificado quando tocado por Ele. Ficamos reprimindo prazeres lícitos,  deixando de viver alegrias que podemos e devemos ter, co

Graça uma pregação chocante

Uma pregação chocante Preambular sobre assertividade da IMW como um todo. O que ñ é Graça: Hipergraça 1 - A nova teologia da Graça do YouTube - que é o preterismo e o amilenarismo juntos  (explicar) - tem cara de neo gnosticismo  (explicar) Erros:  - Afirmam que existem dois deuses. Um do velho e outro do novo. - Que Jesus é uma invenção da religião, só existe Cristo - Que o Cristo já veio,  ou seja a segunda vinda foi no ano 70 - Que Ananias e Safira ñ foram mortos por Deus, mas, pela religião,  o mesmo com o rapaz de Coríntios que Paulo mandar saber retirado da igreja por imoralidade sexual - Ñ entendem o que é religião - Falam mal da igreja organizada, mas, organizam eles mesmos igrejas - Falam mal de quem estuda teologia - Israel foi substituído pela Igreja - Só parte da bíblia pode ser lida, o resto, é lei ou sujo pela religião  (falar de Antonio Gilberto e a NVI) - Só eles é que tem a revelação do Espírito Santo. Todos os demais (são coitados, pois a sabedoria que vem do Alto, ñ

Descubra sua identidade em Deus

  Texto base: 27. Ao que o homem lhe inquiriu: “Qual é o teu nome?” – “Jacó”, respondeu ele. 28. Então o homem orientou-o: “Não te chamarás mais Jacó, mas, sim, Israel, porquanto como príncipe lutaste com Deus e com os seres humanos e prevaleceste!” (Gênesis, 32) Proposição: Identidade é essencial,  para ser identificado.  Juridicamente,  ninguém existe, ou é reconhecido,  se ñ estiver registrado. Já no nascimento,  somos registrados. Nossos pais escolhem nossos nomes.  Artigos,  pegavam uma característica inaugural e davam um nome. No caso de Jacó, foi porque apegou-se ao calcanhar do irmão e ñ soltava. Seu nome inaugural, era aquele que pega no calcanhar! Se agarra à uma oportunidade e ñ a solta! Essa foi a assinatura da vida de Jacó.  Mas ele teve um encontro com Deus e lá, no Val de Jaboque,foi identificado por um nome que era como Deus o identificava! Sua história muda.  Hoje ñ existe um país, Abraão, ou Isaque... E nem Jacó.  Mas existe uma nação,  um povo, chamado Israel!  Tudo

Adoração que Deus deseja é a intimidade

Proposições  João 4:23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Meu ponto com a procura de Deus.  Conexão com Deus procurando Adão no Eden Necessidade da conexão ou reconexão fica estabelecida Análise e discussões ao longo da história  Momento moderno 1 descobrindo a ausência de Deus em nossas vidas Jardim da inocência  2 descobrindo Jesus como ponte conectora  Pão da vida 3 redescobrindo a adoração  A Ele a Glória 

Atributos e nomes de Deus

 AMOR Eternidade Imutabilidade  Infinitude Justiça  Liberdade  Onipotência  Onipresença  Onisciência  Santidade  Simplicidade  Soberania  Unidade Verdade  Nomes de Deus  Elohim  Yaweh Adonai  Theos  (Deus) Senhor  (Kyrios) Mestre (despostes) Pai

Quem vc pensa que é?

 Fazer antes a proposição do contexto da SÉRIE: Quem você pensa que é?  E Deus fez o homem à sua imagem e semelhança.  Éramos perfeitos.  Fomos buscar perfeição em outras coisas. Essa série busca reabilitar sua identidade,  em Cristo.  Capítulo 7 - Sou reconciliado Efésios 2.11-22 Trata da reconciliação entre judeus e gentios  Proposição: Contar história Dr. John Jenkins, livro do Mark Driscoll, capítulo 7. Muros de separação: - Nos separamos muros físicos e reais (Israel e o muro que o separa dos palestinos,  EUA e muro que o separa do México, muros que separa condomínios ricos dos pobres); - Nos separamos por identidades que adotamos, que nos fecham em nossas próprias tribos. Exemplo: Roqueiros e Pagodeiros.  - Enfim.... Nos separamos por tribos de raça, nação,  classe social,  geração,  grupo cultural,  indivíduos de mesmo gênero ou, por situação matrimonial e até ministerial!  Jesus propôs uma nova ordem social,  em que esse muros caem. Ele sugere que a liderança será de jovens e v

Sou em Cristo. Em Cristo sou!

  1 Coríntios, 15-22 Porquanto, assim como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. Proposição  Diferença entre testemunho e biografia.  Biografias, indicam fases, momentos, as vezes sob controle do biografado.  Ex. - Abraão entrega sua esposa para 2 outros homens, por medo; - Noé se embriaga e fica nu; - David, no leito de morte, tramou assassinatos.  Nosso olhar se acostuma a ver apenas o lado heróico,  de nossos biografados. A gente ignora, ou, finge não ver, os lados 'sombrios' de nossos heróis. Assim, alguns líderes cristãos,  tem seus erros acobertados, ou, ignorados.  John Wesley,  AW Tozer, David Livingston e Hudson Taylor,  conhecidos, como pais, maridos, ou governantes. Entretanto,  seus legados,  são o testemunho que ficará pra posteridade. É o testemunho, que prova Cristo neles, seus erros,  no entanto, provam sua humanidade e limitação, quando agiam longe de Deus. É com esse olhar, que distingue biografia,  de testemunho, que vamos analisar o primei

Liderar na igreja

  Como liderar: - Liberdade pra errar  - Liberdade pra fazer  - Liberdade pra falar (opinar, focando no problema) - Liberdade pra discordar  - Liberdade pra ser (indivíduo) - Liberdade pra sair - Liberdade pra confrontar Acertos da liderança: - Ser forte, sem ferir. - Gentil, sem ser frágil.  - Ousado, sem intimidar. - Humilde,  sem condescendente.  - Honrado, sem ser ególotra. - Exemplo, sem ser ditador. - Ser tudo, sem ser nada (paradoxo da liderança). Enganos da liderança.  - Errar te faz ruim! - Orar resolve tudo! - Estar sempre certo. - Gerar medo pra ser respeitado. - Exigir que todos concordem com você.  - Se achar insubstituível. - O bom líder nunca muda. - Comunicar por whatspp.

Dor da distância de Deus

 Proposição   O homem foi feito para estar com Deus e desfrutar de sua presença. Mas, o pecado o afastou, e à todos nós,  dessa presença.  Essa é a mensagem básica e essencial do evangelho.  Então cremos, nos convertemos e esperamos que algo aconteça em nossas emoções, carnalidade, desejo de pecar e... nos frustramos porque algo acontece, mas, ñ é exatamente como ou o que esperávamos.  Ao lermos o verso 10 de Gênesis 3: Gênesis, 3-10: - O homem declarou: “Ouvi o som do teu caminhar no jardim e, vendo que estava nu, tive receio; por essa razão me escondi!” Temos a convicção de que o pecado, faz isso, nos afasta de Deus. Então,  se ñ sentimos sua presença,  logo, assumimos que estamos em pecado.  Assumimos condição excludente e ñ includente.  Ou seja, pensamos que somos pecadores e nos afundamos em auto comiseração,  quando,  em verdade, podemos estar olhando para as coisas, sob a ótica errada. Minha sugestão é que, quando lermos Genesis 3, e vermos quando Adão é  expulso, olhemos para a

É tempo de sonhar

 Gen 37:5 5. Ora, José teve um sonho e o contou a seus irmãos, que passaram a nutrir ainda mais raiva dele. (Gênesis, 37) Preâmbulo e proposição: Trabalharemos 3 pontos: 1 Sonhar 2 Planejar 3 Executar  Aprenderemos, ao final, que sonhar, é bom. Mas não basta. Frequentemente existem sonhadores, os quais, vemos que ficam à beira das realizações,  porque, não sabem, ou, não compreendem que devem colocar planos em ação,  nem, sabem quais saias ferramentas para isso. Nossa proposta,  hoje, é  te dar ferramentas. Sugiro que você pegue seu celular, tablet, ou, papel e caneta e anote. Se não anotar tudo, anote ao menos os 3 pontos que exploraremos. Isso irá lhe ajudar. Vamos ao Ponto 1 Ponto 1 - Sonhar - O texto lido, mostra que sonhamos e que Deus nos dá sonhos; - Frequentemente nos vemos sonhando. Mesmo que acordados; - Sonhamos com um futuro melhor para nós e nossos filhos, ou parentes;  - Sonhamos com um ministério eficaz; - Sonhamos com um carro novo, com aquela viagem dos sonhos;  - Sonh

Fé e ação - Zacarias e Maria

  Davi, em seu canto de Vitória, retratado em Salmos e também em 2 Samuel, reflete sobre esta verdade. 28. Salvas os pobres e os que são humildes, mas humilhas os soberbos e altivos. (2 Samuel, 22) Uma observação deve ser sempre feita: Isso é um cântico,  ñ é uma afirmação doutrinária ou teológica.  Mas, por ser uma reflexão importante,  servirá de base para nossa exposição.  Vamos a outro texto: Lucas 1:5 - Anjo Gabriel anuncia a Zacarias o nascimento de João  Lucas 1:26 - No sexto mês,  o anjo Gabriel vai até Maria. Qual foi a ação  de Zacarias?   Dúvida e incredulidade.  Qual a consequência?  Ficou mudo até que visse o milagre.  Qual foi a ação de Maria? Disponibilidade e fé.  Qual a consequência? Gerou a Cristo!  Ponto 1 - DEUS RESISTE AOS SOBERBOS  Zacarias, estava com um anjo, em um local de culto, falou com ele, olhou nos olhos dele, ouviu sua voz, viu ele fisicamente, mas, mesmo com toda sua formação teológica,  cultural,  sabedoria, maturidade, obrigações sacerdotais .... esco

Florescer e crescer

 Salmos 92:12-14: 12. Os justos florescerão como a palmeira, crescerão altaneiros como o cedro do Líbano; 13. plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. 14. Mesmo na velhice, cheios de seiva e viço produzirão muitos frutos, O cedro no Líbano,  nasce e puxa água do lençol freático, não depende de condições externas para crescer. Pois busca lá no subterrâneo a água de que precisa.  Palmeiras também crescem em qualquer ambiente. Vai crescendo em camadas, também busca água em solos adversos.  Palmeira, dá fruto e folhas para telhados. O tronco é também usado para bases de telhados.  Cedro, dá sombras e é madeira nobre. Móveis, instrumentos,  utensílios do templo, portas, fora feitos com ele. 1 - Floresceremos: - Mesmo que o ambiente não pareça ideal. Pois estamos firmados em Jesus.  2 - Cresceremos: - Embora pareça que não iremos crescer. - O cedro cresce 5 cm, pra fora da terra. Mas, para aparecer 5cm, ele já cresceu cerca de 1,5 mt,  abaixo. - Se ele acha pedras,

Discipulado, 100 ovelhas, 10 dracmas e 2 filhos

 Lucas 15 1. E aconteceu que todos os pecadores, como os coletores de impostos e pessoas de má fama estavam se reunindo para ouvir a Jesus. 2. Entretanto, os fariseus e os mestres da Lei o censuravam murmurando: “Este saúda e se mistura a pessoas desqualificadas e ainda partilha do pão com elas”. As três parábolas,  resultam de uma resposta de Jesus,  em face dessa crítica. Nas respostas,  Ele vem responder indicando o propósito de seu ministério e estabelece três regras: E começa assim:  Lucas, 15-3. Foi então que Jesus lhes propôs a seguinte parábola... 1a parábola: 100 ovelhas e o PASTOR (fazendeiro). 1 de 100 = 1% Aqui ressaltar 1 versículo conclusivo.  Lucas 15-7. Eu vos afirmo que, da mesma maneira, haverá muito mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não carecem de arrependimento. Mas Jesus, usa uma característica poética comum, que é a do reforço do ponto: 2a parábola: A dracma perdida e a MULHER. 1 de 10 = 10% Termina com o refo

Exigências do discipulado

 “Segue-me”, ou no “Vinde após mim” em algumas passagens registradas nos Evangelhos. Marcos cap 8, 9 e 10, Jesus leva seus discípulos para um caminho que não conhecem. Esta jornada é o caminho do discipulado. Discipulado ligado na ação da graça:  - Graça preciosa é o tesouro no campo, por amor do qual o homem sai e vende com alegria tudo quanto tem; a pérola preciosa, para adquirir a qual o comerciante se desfaz de todos os seus bens;  - O governo régio de Cristo, por amor do qual o homem arranca o olho que o escandaliza;  - O chamado de Jesus Cristo, ao ouvir do qual o discípulo larga as suas redes e o segue. Essa graça: - preciosa porque chama ao discipulado, e é graça por chamar ao discipulado de Jesus Cristo;  - preciosa por custar a vida ao homem, e é graça por, assim, lhe dar a vida;  - preciosa por condenar o pecado, e é graça por justificar o pecador.  Graça preciosa, pq é a encarnação de Deus! Essa é a graça de Deus para os discípulos. É uma jornada a ser empreendida. Contudo,

Dicas para fazer uma pregação eficaz

Estas dicas são do * Pr. Hernandes Dias Lopes * É um pilar de * 03 pontos * : • * Ler * ; • * Explicar * , e; • * Aplicar * . * LEIA * 1- * Leia * o Texto * 50 vezes * 2- * Leia PAUSADAMENTE * o Texto 3- * Leia * o Texto em * outras versões * * EXPLIQUE * O TEXTO 1- * Interprete * o Texto Bíblico (explicando o contexto em que o texto ocorre); 2- * Extraia * a lição principal do Texto; 3- * Explique * com uma linguagem simples; * APLICAR * O TEXTO 1- Comece * aplicando * o Texto * a si mesmo * ; 2 - Aplique com * senso de urgência * ; 3- Aplique debaixo da * unção do Espírito Santo * ; * Obs.: * - A aplicação, é recomendável que o façamos apenas com 03 (três) pontos. No máximo 04, em face de ser muito difícil memorizar muitos pontos.