Libertando-se da idolatria

João 3:14-16

Joamar 17set23


14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

INTRODUÇÃO

1. Primeira parte da introdução:

Ao fazer as perguntas, em uma pregação, sobre quem disse estas e outras frases. Percebi, que na maioria das vezes, lembramo-nos das frases, do autor (escritor) mas não nos lembramos de quem as falou exatamente;

Neste caso, o autor (escritor) é João. Mas quem está falando, é JESUS. Quando você pensa em um autor, tendo uma revelação destas, voce poderá até conjecturar que foi uma análise humana, uma compreensão limitada, aquilo que está sendo dito.

Mas quando Jesus, o próprio filho de Deus, fala, então, as coisas tomam um sentido e estrutura muito mais realistas, muito mais fortes.

É importante que voces compreendam a verdade contida nesta reflexão: = Jesus, em viada, dizia que era importante que ELE fosse levantado numa CRUZ, assim como, uma SERPENTE, havia sido levantada no deserto. Para que, todo o que olhasse para esta cruz, e cresse, não perecesse, mas tivesse vida eterna!

É uma afirmação muito forte!

2. Segunda parte da introdução:

O que chama a atenção, é algo chamado de paralelismo. 

É frequente, ao falar da Graça e do novo testamento, eu explicar que existem perguntas ou propostas, ou situações do Velho Testamento, que são respondidos no Novo Testamento.

Uma delas, é esta, da serpente.

Porque Jesus fala desta serpente?

Porque ela foi levantada?

Porque de bronze?


PROPOSIÇÃO

Bom a gente pode fazer esta simples reflexão e dar o assunto como encerrado:

a) - Para entender essa comparação é fundamental relembrar o episódio ocorrido durante o peregrinação dos hebreus pelo deserto, do Egito à Terra Prometida (o texto está em Números 21).

b) - Como muitas vezes aconteceu durante a caminhada, o povo, devido aos sofrimentos causados pela vida dura do deserto, perdeu a paciência a reclamou de Moisés e de Deus dizendo: "Porque nos fizeste sair do Egito para morrer neste deserto";

c) - Deus então, castigou o o povo, enviando serpentes que mordiam as pessoas. Muita gente morreu. Moisés intercedeu junto a Deus e Ele disse a Moisés para fazer uma serpente de bronze e colocá-la numa haste (vara  ou poste);

d) - Quem, mordido por uma serpente, contemplasse aquela serpente de bronze, erguida em uma haste vivia (isso está em Números 21:4-9);

Esta lição nos mostra que:

a) - Quem pecasse (neste caso murmuração contra Deus e a missão), morreria (porque pecou), sendo mordido pela SERPENTE (aqui um novo arquétipo ou correlação e repetição com Eden é feito);

b) - Mas, quem tendo sido picado pela serpente (estivesse em percado), olhando para a serpente de bronze, seria curado;

A lição, então está dada = Se você peca, está doente pelo pecado, ciente de sua condição, voce deve olhar para Cristo, voltar-se para ele, olhando para a CRUZ (neste caso, para o símbolo de sacrifício que ela representa) e, receberá salvação.


Você pode ficar satisfeito só com esta parte da pregação e a mensagem estará completa para o seu dia!

Sentença de Transição:

Mas quero seguir por outro caminho, pois, desta reflexão, saiu a palavra de hoje. Que não falará exatamente de arrependimento e salvação, mas, dos ídolos que criamos....

Logo assim que Deus e Moisés começam a tratar de como seria a relação entre Deus e o povo, com ou sem Moisés, se fazem necessárias as regras. Ao todo há um conjunto de 613 regras. Sendo que 10 destas, os famosos mandamentos, são dispostas para nós em Êxodo 20 (do 2 ao 17).

Quero dar ênfase a uma delas:

Êxodo 20:04

- Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que ná em cima dos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
- Não ter encurvará à elas, nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que odeiam.
- E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

É forte, né?

Nós, protestantes e evangélicos, quando lemos isso, em nossos dias, para nós é questão FECHADA. Não nos imaginamos fazendo isso. Nenhum de nós pensa, hoje, em fazer uma estátua de quem que seja, nem do próprio Cristo a venerar.

A religião, no entanto por séculos, fechou seus olhos e mentes para esta realidade e fomos criando ícones de adoração, mesmo com boa intenção. Com isso, nos familiarizamos com igrejas decoradas e ícones expostos, não apenas para visualização, mas, também para veneração, que querem nos fazer pensar que veneração e adoração são coisas distintas, mas... ao fim, um análise crítica, derrubará os argumentos.

Mas isso não começou na religião moderna, pós Cristo. Começou muito antes.

Penso que Deus, já deixou as regras, pois eram prelúdios de pecados pelos quais os homens fatalmente sucumbiriam ali na frente, mesmo existindo as placas sinalizando, a gente erra.

Certa vez, o Pr. Sezar Cavalcante, um amigo, contou que estacionava muito tempo, em um local, em que era proibido. Nunca foi multado, até que um flanelinha mostrou uma placa para ele, coberta por uma árvore.

Parou imediatamente de parar ali. Mas, como já havia guardado o carro lá tantas vezes e não havia sido multado, por vezes, ficava tentando a parar novamente, afinal... não haviam consequencias visíveis!

Mas, uma coisa o bloqueava: - Agora, ele SABIA da placa. Antes, não sabia. Era inocente. Agora, sabendo dela, não tinha como para ali e ficar tranquilo.

Percebo que fazemos isso em nossas vidas. Primeiro sabemos que não devemos fazer algo. Depois, começamos a fazer a parece não haver uma consequência imediata, depois passamos à prática do erro com frequência, até que, a punição aparecerá. 

Poderá já ser muito tarde. Fica aqui, este alerta para voce - SE VOCÊ TEM UM PECADO ROTINEIRO E COSTUMEIRO, QUE PRATICA PENSANDO QUE NINGUÉM ESTÁ VENDO, E, COMO NÃO SOFRE APARENTES CONSEQUENCIAS, NÃO TERÁ UMA PUNÇÃO... TOLICE, QUEM TUDO VÊ, ESTÁ VENDO. CORRIJA-SE IMEDIATAMENTE!

Os judeus, no deserto, pecaram... ao reclamarem, ao blasfemarem, e foram mortos por cobras peçonhentas. Deus sugere a criação de uma cobra no meio do arraial, em cima de uma haste e então, quando alguém olhasse para ela, seria liberto.

Ora sabemos que a cura, ou a libertação, não veio da cobra. Afinal ela apenas ouro ou bronze, assim, como o bezerro lá atrás... 

Mas temos uma tendência enorme a deturpar as coisas.

Tendemos a idolatar o MEIO, o CONDUTOR, e não de quem ORIGINOU O MILAGRE.

Sabia que existem rastros posteriores desta serpente?


Vamos em 2 Reis 18 - 3 e 4;
Ezequias começa a reinar... 
3 E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
4 Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã. 


A SERPENTE que foi feita por Moisés, estava lá, e era ADORADA (queima de incensos);
Precisou ser destruída por Ezequias, ANOS DEPOIS de Moisés. 

O povo, não tinha aprendido nada... continuavam adorando e queimando incensos, para um ícone, mesmo sabendo que DEUS abominava!

Vamos voltar a Jesus Cristo?
- A CRUZ era o MEIO pelo qual CRISTO seria morto. E a OBRA REDENTORA DE DEUS, se manifestou!
- A cruz era o objeto pelo qual, a morte se daria;


E o que fazemos, hoje?

.... adoramos a cruz;
... adoramos o sagrado coração de Jesus;
... adoramos os espinhos de Jesus;
... adoramos coisas... objetos, sensações, momentos.... mas deixamos de lado a pessoa!
... adoramos as ferramentas, adoramos, aquilo que não era para ser adorado e esquecemo-nos da verdadeira adoração!


Vamos aos 3 pontos:


1 - A IGREJA TEM IDOLATRADO PROCESSOS
Venho do movimento celular. Amo este movimento. Trabalho há anos com isso e reconheço sua eficácia evangelística, de consolidação de novos membros e especialmente, na preparação rápida deste membro, para atuar nas igrejas;

Todavia, tenho visto, com tristeza, que alguns irmãos está idolatrando o processo. 

Não podemos colocar métodos, processos, acima da Graça de Deus.

Quando afirmamos que NOSSO MÉTODO, nosso processo, é melhor, ou o única, bem como, a forma exclusiva e correta de se fazer o IDE, então, estamos trazendo idolatria ao método e desconhecendo a ação de Deus;

Métodos virão, sumirão, ressurgirão. Antigamente, pregar nas ruas, calçadas, praças, entregar folhetos, traziam resultados. Hoje, raramente isso traz algum efeito;

Antigamente, um programa de rádio era suficiente para encher uma igreja. Hoje, quase ninguém mais escuta uma rádio;

Antigamente, bastava estar com a porta aberta. Hoje, não mais;

Se você idolatra, ou, fica refém do método, além de não agradar a Deus, porque está idolatrando processos, poderá estar se fechando ao método que Deus quer para a nossa geração. Que pode nada ter a ver com os métodos que voce conhecia, ou, foi treinado;

Enfim, creditar o resultado exclusivamente ao método, e não ao Espírito Santo, é um erro;

Deus bateu fortemente nos israelitas, quando eles beatificaram coisas, que eram o MEIO, e não DEUS que estava por detrás daquela ação;

Não cometamos o mesmo erro;

Saiba que o único método de Deus, é: - Salvar a todos. Através da Graça. Ondas de evangelismo e métodos de evangelismo virão, passarão, mas o IDE e o propósito de DEUS se mantém! Inalterado.

Sentença de Transição

Aqui deixo um conselho a voce que aprendeu um método de evangelismo, de administração da igreja, ou, compreende que o culto só pode ser assim, ou assado, que a liturgia deve ser do jeito que voce aprendeu, para que deixe Deus soprar vento novo nos cultos, que são para ELE. Antes de se opor a algo, analise, observe e veja se DEUS está recebendo. Se ELE recebe! Entre na onda... 

2 - A IGREJA TEM IDOLATRADO PESSOAS (PASTORES, BISPOS, LÍDERES, MISSIONÁRIOS, CANTORES)

É natural que a gente goste do estilo de um pastor, ou de um pregador. Alguns possuem uma didática, uma forma de expor o texto bíblico, que nos atrai.

Outros, podem ser menos atraentes para nós, pois tem um estilo mais rebuscado, complexo até, de narrativa (palavra da moda em 2023);

Acredito que na arte da pregação, assim como na música, existem aqueles que se sobressaem.

Pr. Silmar Coelho, é um. 

Podemos citar Cláudio Duarte? Sezar Cavalcante; Augustos Nicodemos; Hernandes Dias Lopes; Marcos Felliciano (alguns gostam muito dele) e tantos outros;

Gostar destes homens, que são fora de série, não é errado.

Porque estes homens tem em comum:
- Rara facilidade para guardar informações;
- Facilidade para leitura e correlacionar informações;
- Ação do Espírito Santo, e;
- Muito suor, transpiração, esforço, para fazer o MELHOR para o Senhor;

Mas se você perguntar a qualquer um destes irmãos, o que eles lhe responderá será sempre: - É pela Graça e misericórdia de Deus.

Tenho métodos, mas, tudo que faço e falo, é tão somente a Graça atuando em mim.

Assim como a haste levantada no deserto, estes irmãos, TODOS, estão cientes de que são o instrumento. O MEIO.

Não podem ser idolatrados.

Idolatrar um pregador. É pecado. Se um deles souber que voce, ou eu, os idolatramos, serntir-se-ão ofendidos, pois, teem convicção de que estão sendo confundidos com a uma glória e honra que só a DEUS pertencem;

Da mesma sorte, se porque eu trouxe-lhes esta reflexão, os irmãos entenderem que não provém dos Espirito Santo, mas, de mim.... e olharem a para mim, como se fosse eu o merecedor de alguma "deferência", olha... voce já está pecando. Porque está dando à homens, uma glória e honra que só à Deus pertencem;

Sentença de Transição:

Até agora sugeri que voce refletisse:

a) - Não idolatre processos;

b) - Não idolatre pessoas;

Proponho ainda um terceiro e último ponto..

3 - ADOREMOS AO AUTOR DE TODAS ESTAS COISAS:

Se você voltar seu olhar para o livro de juízes, verá uma sequencia de histórias, obedecendo um looping:

a) - Estava tudo bem;

b) - O povo fazia mal aos olhos do Senhor (normalmente, envolvendo idolatria);

c) - Deus mandava um povo julgador (filisteus, midianitas, etc.);

d) - O povo se arrependia e então, arrependido, clamava a Deus;

e) - Deus mandava um libertador;

f) - Ou seja, quando aparecia um líder para orientar-lhes sobre o que deveriam fazer e este líder era santo, o povo ia bem.

g) - O líder morria, lá ia o povo, disperso pecar;

Conclusão - Dependiam de um líder moralizador, referencial, para que se mantivessem em santidade. O povo perecia, se o líder morria ou era perverso. Este padrão também se repete nos reinados, tanto de Israel quanto de Judá.

Mas, veio a GRAÇA, agora, não falamos mais com Deus, por meio de sacerdotes, ou, de reis. Não temos um líder que nos conduz em santidade. A idéia é que voce seja capaz de fazer isso por sí.

Meu papel, assim como o líder de juízes, ou, dos reis que se santificaram, é de servir de conselheirero e orientador. Mas minha capacidade termina aí.... voce deve dobrar-se ao ESPÍRITO SANTO para fazer a verdadeira vontade do pai.

Só que nós, irmãos, assim como os antigos israelitas, vivemos em ciclos repetitivos entre erros e acertos....

- idolatramos filhos;

- idolatramos maridos ou esposas;

- idolatramos pregadores;

- idolatramos igrejas;

- idolatramos a cruz;

- idolatramos coisas... métodos, processos, e nos desfocamos do que importa.


Qualquer coisa serve para ocupar nossa mente e distrai-la do alvo.

Irmãos, nosso alvo é DEUS por intermédio da fé em JESUS CRISTO, com a ajuda do ESPÍRITO SANTO.

O gerador de todas as coisas é Deus.

Com a ajuda do ESPÍRITO SANTO, te chamo para seguirmos rumo ao ALVO CERTO que é JESUS!

Podemos olhar para cruz? Sim. Mas não podemos venera-la. Lembre-se, ela está vazia. Nosso Rei venceu. Ele não está lá. Ela, a cruz? Bom, ela nada é nada. Nem vence-lo, ela conseguiu. Não merece nossa adoração. Não merece nossa atenção.

Voce teve um milagre, porque algum irmão, pastor, irmã, orou?  O milagre foi Deus que fez. A glória é dele! Não divida a glória de Deus com ninguém. Isso é idolatria.

Sentença de Transição

Eu preguei e voce se converteu? Eu nada fiz. Deus é que fez!


CONCLUSÃO
Se você voltar-se para Deus como seu único objeto de culto!
Então, voce virá ao culto, não importa quem pregará.
Então, voce amará a igreja, não importa quem seja o presidente.
Então, voce irá atuar nela, fortemente, não importa quem esteja dirigindo o culto, está na porta ou no louvor;
Então, se sorriram para você, ou não, se lhe abraçaram ou não, se eu te agradei hoje, ou não, você tem plena consciência de que veio adorar À DEUS, só à ELE.

Porque ele é o ÚNICO digno de toda adoração!
Pare imediatamente com as distrações!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Nas Mãos do Oleiro: Lições do Moldar Divino

A fé é a força vital do cristão