O fim da lei é Cristo? ou Cristo é o fim da lei? Dízimos para hoje?
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4
Quando a Bíblia fala de o fim da lei é Cristo e você só fala esse texto de forma isolada, então você perde a beleza e todo o contexto do Capítulo 10 do livro aos romanos.
O texto, em todo o seu contexto, está tratando na verdade, da salvação que reside em Jesus Cristo.
Então este texto não está falando que a lei acabou em Cristo (e deve ser usado como este objetivo único), para isso existem vários outros textos que você poderá utilizar. Mas o que este texto está tratando, é que a salvação veio para judeus e não judeus, como nós, e se você se perder discutindo a Lei e o fim da Lei neste texto, você está cometendo erro de exegese e hermenêutica.
O mais correto seria utilizar os textos que tratam exatamente do que da lei acabou e do que persiste, que são abundantes no Novo Testamento, do que ficar manipulando este texto para ele falar algo que na verdade não é o foco do escritor.
Frequentemente me deparo com pessoas utilizando este texto totalmente fora de contexto.
Sim é bem verdade que Cristo cumpriu a lei e é disso que o texto trata. Jesus cumpre a lei ao oferecer-se em sacrifício para remissão de pecados. Como o apóstolo bem disse ele se fez indigno em nosso lugar. Ele cumpre a profecia que diz: - pelas suas pisaduras fomos sarados.....
É exatamente esse o tema de Romanos 10.
Romanos 10 não tá querendo discutir a lei, Mas apontando que Jesus cumpriu a lei. Ele cumpre não só como obediência. Porque se cremos que Jesus era alguém que jamais pecou e que o parâmetro de pecado era a Lei visto que ainda não havia sido inaugurada a graça (inaugurada na Cruz), então, ele cumpriu plenamente a lei. Mas ele dá um passo a mais, também dentro da lei, que é o sacrifício em remissão de pecados.
Então você pensa que este autor está defendendo que a lei, persiste?
Essa é uma discussão bastante densa. Porque uma análise superficial dirá que toda a lei foi abolida. Mas Jesus, só para ficarmos em poucos exemplos, endurece ainda mais alguns pontos da lei. Por exemplo: No tema do divórcio ele endureceu. Também no tema do amor ao próximo.
Então é preciso fazer uma análise mais cuidadosa, para dizer o que foi aprimorado com a obra na cruz e na época da Graça, separando o que foi exatamente cancelado e o que persiste.
Alerta: - Não!. Eu não sou adventista e nem vou defender aqui o sabatismo, comidas e etc. Fique tranquilo!
A visão de ruptura completa, entre as alianças, não faz muito sentido, quando lemos todo o texto bíblico, em busca disso, na verdade, quando você observa a aliança adâmica, com Noé, Abraão, Moisés, é possível perceber que há uma revelação progressiva e não de rupturas. Deus está estabelecendo nas alianças anteriores, os alicerces, muros e paredes, de como deverá ser a relação com Ele e as regras pelas quais essa relação se dá, tanto naquela nova aliança vigente, bem como, quando da época da Graça.
Pontos à considerar:
- Para fazermos uma exegese correta do que persistem em nossos dias aa época da lei, e o que não mais persiste, as análises rasas e posts de Facebook ou Instagram, não deveriam ser suficientes para chegarmos a grandes conclusões.
- Sim é fato, a maioria da cristandade, concordará que Jesus é o nosso descanso e portanto, o shabat (sábado ou descanso), já não precisa ser praticado, o mesmo para a circuncisão, do pacto com Abraão;
- Também concordaremos que práticas de sacrifícios não são mais necessárias, pois isto tudo remetia a um sistema de remissão de pecados e concertos com Deus, que foram substituídos na cruz;
- No entanto, quando falamos de algumas regras, lendo o talmud e a torah, fica claro para nós que boa parte das leis tinham por alvo um estado judaico e 100% regido por leis divinas. Então é impraticável utilizarmos as regras para os nossos dias especialmente em um estado que não é judaico;
- Porém outras regras sobreviveram. Como a do adultério por exemplo, que foi até endurecida por Jesus.
Por que este texto?
Não pretendo ser exaustivo e concluir tudo em uma só postagem, mas, quando temos tanta reclamação, e tanto posts falando contra os dízimos em nossos dias (reconhecidamente uma doutrina complexa), a gente precisa fazer algumas perguntas:
- Os dízimos são para os nossos dias?
- Dízimos eram parte da lei?
- Foram cancelados?
Como nasci e fui criado, em igreja totalmente contrária aos dízimos, quando fui fazer cursos de teologia e participar do Conselho de Pastores de São Paulo, ser pastor Igreja Batista, me vê confrontado com esse tema.
Meu objetivo não é dar a você, razões para fazer aquilo que eu decidi, mas para refletir como eu refleti e tomar sua própria decisão.
Descobri que a Abraão, Isaac e Jacó, pagaram dízimos a casa de Melkisedek . Em hebraico significa Malek Tzedek. Rei de Justiça (a tradução mais literal possível é esta).
Melkisedek é em toda sua definição um arquétipo de Jesus. Ele é o rei de Justiça. Ele é o rei de paz. Ele é o rei de Salem, a cidade que depois viria a ser chamada de Jerusalém. Segundo os judeus ele também é descendente direto de SEM filho de Noé. Ou seja, dessa linhagem que Jesus é. E é esse arquétipo de Cristo que vemos no velho testamento, que se torna aos olhos dos três patriarcas, merecedor do recebimento dos dízimos.
Então quando o olho para os dízimos dados pelos patriarcas e depois olho a lei (na qual Moisés já direciona os dízimos não mais para Salem, agora ele manda para o tabernáculo sacerdotes e também Levitas), eu vejo como algo temporário. Mas quando retorno meu olhar para os patriarcas dando para o rei de Salem e vôo para a Graça e nela encontro novamente o rei de Salem, entendo que devo dar os dízimos para ele. E quem é o rei de Salem? JESUS.
Conclusão final: - Os dízimos de hoje, que muitos atacam e dizem que não é para ser dinheiro (desconhecendo que a lei foi realmente dada para agricultores e que estes podiam se transformar em dinheiro e levar para o tabernáculo e depois para o templo), não é dado para sacerdotes humanos, levitas, ou até mesmo para um templo. A verdade é que hoje devemos dar por amor e gratidão ao rei de Salem, JESUS, como fizeram os patriarcas.
IMPORTANTE: - Se por acaso os sacerdotes atuais ou os administradores do templo forem fiéis ou infiéis, com a administração dos recursos, isso nunca foi problema meu e nem era problema de quem fazia e cumpria com as ordenanças mesmo na época da lei. Se alguém rouba ao Senhor, se alguém manipula, de maneira egoísta e humana, os recursos, para mim não importa. Eu devo ser fiel. O outro também. Mas, se ele for infiel, o problema e as consequências serão dele. Eu eu permaneço fiel.
Espero que isso lhe ajude a decidir, se será, ou não dizimista. Mas, se você tomar a decisão de ser dizimista. Saiba que a relação dos dízimos e ofertas que você entregar hoje, não estão mais debaixo das regras da lei. Estão debaixo das regras da Graça. E assim como os patriarcas dizimaram e ofertaram por amor, ela que você estará fazendo.
Comentários
Postar um comentário