Casamento Daniel e Laiane - 19abr25

Fazer uma saudação geral à todos os presentes. Tendo em mente que, nem todos que aqui estão são evangélicos e, especialmente, wesleyanos.

Explicar que a Igreja Metodista Wesleyna oficializa casamentos, por seus pastores, invocando as bençãos de Deus sobre os noivos, apenas para membros conforme o estatuto, bem como, depois destes terem cumprido as exigencias das leis do País, registrando tudo em livro apropriado para tal.

Esta cerimônia, portanto, cumpridos estes requisitos, tem por objetivo abençoar a união entre Laiane e Daniel, ambos, membros da Igreja Metodista Wesleyana de Tucuruvi, servindo à Deus e trabalhando na congregação de Jardim Joamar, onde, temos a honra de presidi-los e pastorea-los, nesta fase de suas vidas.

LEITURA BÍBLICA:
Efésios 5:22-23 diz: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo, a cabeça da igreja; e ele é o salvador do corpo". 

Explicação:
Paulo compara a relação entre Jesus Cristo e a Igreja com o casamento na sociedade antiga, em que a mulher devia submeter-se ao marido. Cristo é chefe e salvador da Igreja, e esta deve submeter-se a ele como seu Senhor. 
A palavra “sujeitar-se” vem do verbo grego “hypotassō”, que implica uma atitude voluntária de apoio e serviço. Submissão aqui não significa inferioridade, mas sim respeito e cooperação dentro da ordem divina do casamento.


O apóstolo Pedro, faz uma reflexão ainda mais ampla a poderosa:

1 Pedro 3:1-7

¹ Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,

² observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.

³ A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.

⁴ Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.

⁵ Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos,

⁶ como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.

⁷ Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil 


REFLEXÃO PASTORAL SOBRE OS DOIS TEMAS LIDOS:

- Paulo fala de sujeição, por compreensão da mútua tarefa, da parte da esposa e da parte do esposo, orienta que devemos AMAR. Notem que ele não diz que a mulher deve amar, mas que o homem, este sim ame. Pois, o homem, não precisa tanto de amor, mas, de respeito. Já a mulher, de amor. 
- Pedro, fala como a mulher pode demonstrar este respeito. Como ela pode honrar seu marido. E termina dando uma forte orientação aos homens. Se Paulo nos manda ama-las, Pedro, já nos orienta a sermos sábios e cuidadosos, tratando nossas esposa com honra e como alguém que está ciente da fragilidade feminina, no que diz respeito à sua delicadeza. 


- Em tempos, nos quais, homens fazem filhos e desaparecem, ou, que mulheres optam por terem filhos e os criar sozinhas, visto que, homens tem se mostrado cada vez menos confiáveis, é fácil olhar para a sociedade e descrer da instituição do casamento.

- Mas, se dermos uma olhada sincera e honesta, ao nosso derredor, veremos que há uma ampla maioria de pessoas que tentam viver, a instituição do casamento. Sou daqueles que sempre olham para as coisas com um olhar otimista. Dessa forma, não vejo uma geração perdida, só porque a geração atual é muito diferente da minha. Pois, a minha, também foi muito diferente da dos meus pais. Assustou à eles também, aqui estou eu, servo do Senhor, pai, pastor... eu parecia que não daria certo, com minha geração corrompida, mas, eis que, em meio a desesperança e pulos geracionais, é possível perceber que SEMPRE HAVERÃO pessoas que, ignorando os sinais de sua geração, decidem fazer a coisa certa.

- Neste cenário, hoje temos crianças e adolescentes, que estão desperdiçando suas vidas nas telas, enquanto que outras, utilizam estas mesmas telas, para se tornarem os próximos engenheiros, médicos, advogados, desta geração.

- Também neste cenário, em que, parece haver desesperança no casamento, muitos se levantam e resolvem acreditar, investir, pular de cabeça no casamento, mesmo que, já tenham tentado antes, mesmo que, a vida lhes dissera que não seriam felizes em um casamento no passado.... estes abnegados, que mantém a fé de que o casamento é o melhor para o homem e a mulher, resolvem dar ao casamento, uma nova oportunidade....

- E este é o caso da Laiane e Daniel... a vida, lhes aplicou golpes, o inimigo, mostrava suas garras e dizia à eles que, não seriam felizes em um matrimônio, mas, sua fé em Deus e esperança depositada N'Ele, mudou sua história!

- Me recordo quando Laiane nos chamou para orar sobre um moço que aparecia em sua vida, pois, ela não queria fazer nada longe da vontade do Senhor. Desde o início, orávamos e sentíamos plena paz, pois, nos fez saber o Espírito Santo, que ele estava naquele negócio. Rápido, peguei o telefone, falei com o Pr. Samuel Coelho, sobre o Daniel, sondei a terra (rss), recebi excelentes notícias, sobre seu perfil e fidelidade ao Senhor... e conversando com a Laiane, a estimulamos a seguir em frente... deu certo!... aqui estão eles e, hoje, tenho a honra de casa-los!

Deixo, portanto, uma reflexão para você que hoje assiste a isso e lhe digo:
- Sim, é possível ter um casamento diante do Senhor hoje em dia;
- Sim, é possível ser feliz no casamento;
- Sim, ainda existem pessoas que investem neste modelo de vida, pois, acreditam estar no centro da vontade do Senhor e eu lhes digo que ESTÃO!
- Mas apresento a você algo ainda mais sublime: - Deus é aquele que faz acontecer o que parecida impossível. Uma pessoa do Paraná, que há pouco mais de um ano, jamais imaginaria estar em SP, aqui hoje está e casando-se! Você pode sonhar e pode confiar no Senhor, pois, do nada, Ele recriará a sua história.

Espero, então, que esta celebração de casamento, fique cravada em sua mente e coração, como um exemplo, do quanto é bom e saudável, confiar na PROVISÃO DO ALTÍSSIMO. 


VOTOS e HOMENAGEM À NOIVA (música cantada pelo Daniel)

- Definir qual será a ordem
- Terá uma música

VOTOS:

Irmãos, visto que viestes aqui com o propósito de receber a benção de Deus para o vosso enlace nupcial, eu, na qualidade de ministor de Deus, vos rogo que solenemente recebais um ao outro, em perfeito amor, na qualidade de esposa e esposa, fazendo para isso as seguintes declarações:

DECLARAÇÃO DO NOIVO:
Eu, Daniel, recebo a ti, Laiane, por minha esposa, para ter-te e conservar-te de hoje em diante, na felicidade ou desventura, na riqueza ou na pobreza, enferma ou com saúde, para amar-te e querer-te até que a morte nos separe, de acordo com a santa vontade de Deus, para isto, empenho a minha honra!

DECLARAÇÃO DA NOIVA:
Eu, Laiane, recebo a ti, Daniel, por meu esposo, para ter-te e conservar-te de hoje em diante, na felicidade ou desventura, na riqueza ou na pobreza, enferma ou com saúde, para amar-te e querer-te até que a morte nos separe, de acordo com a santa vontade de Deus, para isto, empenho a minha honra!

ENTRADA DAS ALIANÇAS:
- Daminha Mikaela

CERIMÔNIA DAS ALIANÇAS:
- O pastor receberá as alianças, da mão da daminha;
- Primeiro o noivo, depois a noiva, coloca a aliança na mão um do outro;

DECLARAÇÃO DE AMBOS, AO COLOCAREM AS ALIANÇAS:
- Com este anel, selo minha união contigo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém! 

APÓS A DECLARAÇÃO (tendo como) OS NOIVOS AJOELHAM-SE. Se não tiver como ajoelharem-se, façamos em pé.

DECLARAÇÃO FINAL:
Aqueles que são unidos por Deus ninguém os separe. Visto que, Laiane e Daniel, consentiram ambos no santo matrimônio e o testificaram na presenta destas testemunhas, e diante de Deus, e pela união das suas mãos, eu os declaro marido e mulher, casados, em o Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! (amém)

BENÇÃO APOSTÓLICA para encerrar:
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profetizando um 2025 Melhor - Sermão temático, textual e expositivo de 03 pontos

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Sermão Expositivo: A Videira Verdadeira (da série Frutifique)