Respeito aos planos e projetos da liderança da igreja local

Olá,
Graça e a Paz do Senhor Jesus esteja com você!

Não defendo e jamais defenderei, que uma liderança que seja desrespeitosa e desonrosa no seu trato com as pessoas, deva ser respeitada. Ok?

Então, desde o início deste texto, quero que você tenha em mente que nossa proposta de reflexão, é, para um ambiente saudável!

Tenha em mente também, que, se existem líderes desonrosos, há também, liderados igualmente desonrosos. Ou seja, a verdade, é que, o erro pode existir em ambos os polos da liderança. Entre o líder e o liderado, ambos, podem errar em seus posicionamentos, mesmo que bem intencionados em seus princípios.

É disso que pretendo tratar: - Que tipo de líder, e, de liderado temos sido?

Em primeiro lugar, lembro que um líder, tem sempre um líder acima dele.

Olhemos para a nossa "hierarquia" da Ig. Metodista Wesleyana (contexto em que estamos inseridos):
- Até mesmo nosso Bispo Supervisor Geral, em fev-2025 Bispo Jamir, é liderado ou orientado, pelo estatuto, pelo conselho de bispos, até mesmo, por um comentário de alguém que lhe ama, como sua esposa, filhos. Ninguém está isento de prestar contas! Seja em níveis hierárquicos, e/ou, nos níveis sociais e familiares nos quais estamos inseridos.

Seguindo numa hierarquia, ainda wesleyana para exemplificar temos:
- O Bispo e o Conselho Geral de Bispos, tomam uma decisão;
- Os secretários gerais e Bispos (Supervisores) Regionais, as assimilam e passam para suas regiões;
- Supervisores Distritais, passam aos seus pastores;
- Pastores, passam para seus liderados e para as congregações;

Isso tudo gera UNIFORMIDADE, mas, muito mais que isso: - Obediência às regras. No entanto, isso não é negativo, pois, obedecer ao que foi decidido. Obedecer aos estatutos. Obedecer às instruções em geral. Facilita o caminho.

Claro que haverão fóruns e momentos em que é possível discutir algo. Opinar. Propor. Mas, uma vez tomadas as decisões, se todos, alinhadamente, seguirmos na implantação e obediência ao combinado, a gestão da igreja, com um corpo enorme de voluntários, ficará menos pesada.

Por isso, sugiro que você, como líder de um setor da igreja, (costumeiramente falo aos líderes de pequenos grupos e/ou de congregações), comprometa-se com o combinado. Comprometa-se com o orientado. Comprometa-se com as instruções que lhes são passadas. Seja fiel à liderança da igreja, quanto a implantação dos projetos, procedimentos, normas, que foram definidas. E se, você tiver algo a acrescentar, ou opinar, faça-o, no foro correto, na hora correta, para as pessoas corretas, de modo que, nem você, nem a liderança, ficam negativamente expostos!

Tome a decisão, hoje, de seguir as orientações da liderança.

Siga o processo. Confie nele. 

Vai dar certo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profetizando um 2025 Melhor - Sermão temático, textual e expositivo de 03 pontos

Ele Veio Libertar os Cativos - Sermão Expositivo

Sermão Expositivo: A Videira Verdadeira (da série Frutifique)